Construção da figura – Tutorial de Croqui de Moda 2

Veja como construir todo o desenho do croqui de moda do zero com a Cris Mendes.

Olá dezáinas! Se vocês já amaram os outros tutoriais de moda, respira fundo que vamos ver agora todo o processo de construção de um croqui de moda, desde o desenho até a colorização. Como sempre, se você fala de Copic aqui a Cris Mendes sempre está no meio. Desta vez, ela compartilhou muito mais de seu conhecimento de desenho de moda.

O segundo tutorial dessa temporada é sobre Construção da figura. A primeira parte você encontra na primeira parte,  no artigo de construção de equilíbrio e movimento. Neste tutorial, o desenho de moda já toma forma, com todos os elementos do corpo humano, seguindo todas as diretrizes do desenho de moda profissional.

Chegou a hora, preparados? Então vamos lá.

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

 

Com toda a estrutura do desenho pronta,, a Cris agora, parte para a parte da Construção da figura humana, ou seja, adicionar os detalhes do corpo.

A primeira parte, é finalizar o equilíbrio do desenho voltando a linha da perna para a linha de equilíbrio. Ou seja, como o eixo frontal (a coluna do desenho) criou o movimento, a perna será a responsável em garantir o equilíbrio do desenho.

Croqui equilibrado? Então partiu tronco! Aqui a Cris começou fazendo o seio. Para isso, ela usa a linha do busto, que é mensurada na altura do mamilo. O seio, ela faz ao lado e um pouco abaixo.

Para a cintura também, a parte mais fina é representada na linha dela, o que molda o corpo feminino, neste caso, e suas curvas.

Logo após a Cris vai para a virilha, feita logo abaixo da linha do quadril.

E agora vamos para as pernas, composta aqui pela coxa, joelho, panturrilha e pé.Veja como a Cris já faz as curvas e o pé na forma triangular.

Complemente a outra perna. Dica da Cris: sempre que o desenho estiver caminhando, a perna escolhida para ficar atrás é menor que a da frente. Isso se dá pelo efeito de perspectiva e movimento.

Depois do primeiro exemplo, a Cris fes mais 2 opções de poses com a perna, para mostrar que, após equilibrado, ou seja, uma das pernas de volta para a linha de equilíbrio, a outra perna pode ter qualquer direcionamento ou pose que isso não interferirá no equilíbrio do desenho.

De volta para o tronco, aqui a Cris mostra o processo do braço, em que ela sempre usa linhas e esferas para o rascunho do movimento, onde a linha é a direção e as esferas as articulações.

Com o sketch feito, basta engrossá-lo e finalizar com o desenho da mão.

E é isso! Um croqui de moda profissional e altamente estruturado!


Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais