Sistema de cores Copic Parte I: cinzas

Nesta série de posts vamos falar um pouco mais sobre como funciona o Sistema de Cores da Copic e como utilizá-lo para facilitar a escolha das cores. E neste primeiro post vamos começar com os tons cinza.

A Copic possui a maior paleta de cores dentre todas as canetas que existem. São no total 358 tons que vão desde as cores mais sutis até diferentes tipos de pretos. Isso só é possível graças a sua altíssima qualidade japonesa e à consistência de cor que fizeram a fama das Copics. Mas não se engane em achar que toda essa quantidade de cores veio para dificultar ainda mais sua decisão na hora de escolher as cores. Todas elas foram organizadas e nomeadas dentro de um Sistema de Cores Copic único, que surgiu desde sua criação – há mais de 25 anos atrás – para facilitar o entendimento e uso das cores e, consequentemente, as suas criações.

Nesta série de posts vou abordar o Sistema de Cores Copic com objetivo no resultado que se pretende alcançar. E para este primeiro, vou começar do começo: falando apenas dos tons cinza. Vamos lá?

sistema de cores Copic cinzas

“– Mas gente… eu fui pra área criativa justamente por não ser bom com números?!”

Sistema de cores Copic: as famílias de cor

São 4 famílias de tons de cinzas, representadas pelas seguintes letras:

  • C = do inglês “Cool Gray”, que são os cinzas frios, azulados.
  • N = do inglês “Neutral Gray”, que são os cinzas neutros.
  • T = do inglês “Toner Gray”, um tom que fica entre o cinza neutro e o cinza quente.
  • W = do inglês “Warm Gray”, que são os cinzas quentes, amarelados.

É possível ver claramente a diferença entre elas na imagem abaixo.

famílias de cor

Repare na diferença entre o tom azulado do Cool Gray e o tom amarelado do Warm Gray.

Intensidade ou brilho da cor

Você verá que além da letra que indica a família, cada cor tem também um número, que representa a intensidade ou brilho dentro daquela família de cor.

intensidade ou brilho da cor
Quase 50 tons de cinza!

Repare que a intensidade aumenta do tom mais claro para o mais escuro em uma escala de 0 a 10. E aqui cabe uma explicação mais técnica:

  • O número 1 equivale a 10% da cor, o número 2 equivale a 20%, e assim por diante até 100%.
  • Do lado mais claro da escala, os números 0 equivalem a 5%, e os 00 equivalem a algo abaixo de 5%.
  • Do lado mais escuro temos também duas outras cores: o 100 e o 110. Suas tonalidades são um pouco mais intensas que as cores C10 e T10 respectivamente. Isso porque, possuem uma mistura diferente de pigmentos, e também por esse motivo também não são chamados de C11 e T11.

Dica: as cores C10, N10, T10, W10 são consideradas pretas, assim como as cores 100 e 110. A diferença entre eles só se percebe em alguns tipos de papéis e/ou ambientes com bastante iluminação.

Sistema de cores Copic: limite de intensidade

É claro que ao passar a caneta várias vezes sobre o papel, qualquer cor vai escurecer um pouco. Mas no caso da Copic há um limite, que em papéis apropriados, é atingido aproximadamente após 5 camadas. Veja o exemplo abaixo com a cor T2.

Sistema de cores Copic - limite de intensidade

Repare que à partir da 6a camada, a cor não escurece mais. Ou seja, ao atingir a cor original, a cor T2 sempre será um cinza 20%.

Dica1: a cor da tampa da caneta representa quase que fielmente o limite de tonalidade da cor. Não se assuste se uma cor muito clara parecer escura logo que aplicá-la no papel. Espere até a tinta secar e veja o resultado.

Dica2: em papéis de qualidade inferior, você vai atingir o limite de tonalidade antes das 5 camadas. Isso impacta diretamente no controle das tonalidades.

Como usar a nomenclatura dos tons de cinza?

Agora que já sabe como funciona a nomenclatura dos cinzas na teoria, podemos começar a prática.

Primeiro, vou escolher uma família de cor (Toner Gray) e definir qual será o tom mais claro (mais iluminado) e o tom mais escuro (mais sombreado) que irei utilizar no desenho, pois acho mais fácil definir esses limites antes. No meu caso, na área mais iluminada usarei o T1 e na área mais escura o T7 para uma sombra quase preta. E para os tons intermediários vou escolher cores entre essas duas: T3 e T5. Depois, faço um esboço com os números apenas como referência e para não me perder.

Colocando em prática o sistema de cores Copic

cubos usando o sistema de cores copic

Veja no segundo desenho que há uma grande diferença de tonalidade entre uma face e outra. Consegui esse resultado porque escolhi apenas os tons ímpares (T1, T3, T5 e T7) e “pulei” os tons pares, para que houvesse mais contraste entre eles. Se tivesse escolhido os tons na sequência (T1, T2, T3, T4) também haveria volume e efeito de sombra, mas com muito menos contraste e impacto (segunda imagem).

Esse é primeiro segredo: para representar sombras mais marcadas não há necessidade de ter a escala completa de uma família de cor. O ideal é “pular” alguns tons, escolhendo somente os tons pares ou somente os tons ímpares de uma escala de cinzas, exatamente como neste kit de tons de cinza.

kit copic sketch 6 cores

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Agora, se o seu objetivo é representar sombras pouco marcadas ou realizar transições suaves de tons, vai precisar de bastante prática e velocidade para misturá-los dessa forma. Nesse caso, recomendo realizar o mesmo exercício, mas utilizando todas as tonalidades da família de cor.

cilindros com copic

No exemplo acima, é possível ver claramente a diferença no sombreamento do cilindro utilizando apenas os tons ímpares entre T1 e T7 ou utilizando todos os tons intermediários entre o T1 e o T7.Se este for o caso, os kits de 12 cores são ideais.

kit copic sketch 12 cores

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E assim terminamos nosso primeiro post sobre como usar essa maravilhosa ferramenta que são as Copics. Clique aqui e acompanhe a parte 2 sobre o sistema de cores da Copic.

Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário ou sugestão para o próximo post, e não esqueça de compartilhar o link com seus amigos.

Até a próxima!

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