Qual aquarela comprar? Teste comigo todas as aquarelas da loja!

Neste artigo vamos juntos testar todas as aquarelas que temos disponíveis na Dezáina. Chega de ficar na dúvida em qual aquarela é a mais indicada para você. Venha descobrir qual aquarela vale mais a pena para iniciantes e profissionais.

Qual aquarela comprar?

Já quis testar as aquarelas antes de comprá-las? Entender melhor como ela reage no papel e se ela de fato vai acrescentar a sua arte? Pois bem. Viemos facilitar a sua vida com a nossa resenha completa de aquarelas. Desde as iniciantes, escolares e profissionais. Então, continue acompanhando e descubra qual aquarela comprar.

Como você já deve ter visto no Instagram da Dezáina, fizemos uma série de vídeos em nosso canal no Youtube com a aplicação das cores de todas as aquarelas disponíveis em nossa loja online. Mas, para deixar as coisas mais fáceis (e te ajudar, é claro) decidimos criar um post completo (com vídeos e fotos) + a opinião do Fábio a respeito de cada uma delas. Está imperdível!

Este artigo está dividido de acordo com as aquarelas testadas:

    1. Aquarela Turner Artists’s WaterColour
    2. Aquarela Pentel Water Colour
    3. Sakura Koi Water Colours Aquarela
    4. Aquarela Nevskaya Palitra – Sonnet
    5. Aquarela Daler Rowney Simply
    6. Nevskaya Palitra – White Nights Aquarela
    7. Aquarela Daler Rowney – Aquafine
    8. Aquarela Apiscor
    9. Akademie Aquarell – Schiminck Aquarelae
    10. Resumão

Como foi feito o teste para saber qual aquarela comprar?

O teste foi feito pegando um conjunto básico de cada marca para fazer uma paleta com todas as cores do conjunto e utilizando o papel Arches, que é próprio para aquarela. Além disso, o Fábio fez as paletas uma seguida da outra para conseguir realmente sentir a diferença entre todos os materiais testados.

O teste foi feito com duas passadas de tinta: primeiro uma mais concentrada e depois uma mais diluída para “puxar” a tinta pra baixo para conseguir ver com maior clareza como ela iria se comportar nesse papel rugoso.

1. Teste de cores: Aquarela Turner Artists’ WaterColour

Essa aquarela é um modelo profissional e, portanto, apresenta excelente desempenho. No entanto, quando comparada com as outras tintas da mesma finalidade, ela não é a melhor. Isso porque, ainda que possua tons intensos, transições suaves e boa resistência à luz, essas características não se preservam em toda a coleção. Enquanto algumas cores, como o verde, são mais fortes, outras acabam sendo pouco intensas e marcantes. No entanto, para quem não se preocupa com um alto nível de controle, isso não é um problema e essa é uma excelente opção.

Qual aquarela comprar
Aquarela Turner Artists’s Watercolour 18 cores 5ml aberta.
teste de aquarelas
Resultado da aplicação da Aquarela Turner Artists’s Watercolour 18 cores 5ml aberta.

Informações importantes:
O kit testado foi o kit Turner Artists’ Water Colour com 12 cores 5 ml sobre o papel para aquarela 100% algodão Arches rugoso.
Avaliação final: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Adequada para uso: profissional

Veja o vídeo do teste das cores:

2. Teste de cores: Aquarela Pentel Water Colour

A aquarela da Pentel tem uma qualidade bastante interessante pelo preço. Os tubos são de 5 ml e é muito fácil diluir ela. No vídeo conseguimos mostrar que existem cores bem vivas, como o vermelho, magenta e azul. Além disso, a transição de tons também é bastante interessante. Sendo assim, se você nunca usou aquarela e quer iniciar nesse universo sem precisar gastar muito, essa é a opção ideal. Mas, lembre-se que para elas você vai precisar de um pincel para aquarela (aproveite e aprenda como escolher o seu pincel aqui) e um local para fazer as misturas, como o godê.

teste Qual aquarela comprar pentel
Aquarela Pentel Arts Water Colours 18 cores 5ml aberta.
aquarela pentel
Resultado da aplicação da Aquarela Pentel Arts Water Colours 18 cores 5ml.

Informações importantes:
O kit testado foi o Kit Aquarela Pentel Watercolours com 18 cores e 5 ml cada sobre o papel para aquarela 100% algodão Arches rugoso.
Avaliação final: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Adequada para uso: estudante e profissional

Veja o vídeo do teste das cores:

3. Teste de cores: Aquarela Sakura Koi

Esse é um kit de bolso, ou seja, já possui todos os acessórios (pincel e godê) para você levar para todos os lados. Seus tons não são tão suaves e acabam deixando uma textura no papel. Além disso, as cores são menos intensas o que pode não ser tão interessante. Vale lembrar também que as pastilhas desse kit promovem uma tinta seca, sendo mais difícil de “puxar” ela para o pincel.

Qual aquarela comprar Sakura Koi
Aquarela Sakura Koi pastilha c/ 18 cores aberta.
teste sakura koi
Resultado da aplicação da Aquarela Sakura Koi pastilha c/ 18 cores

Informações importantes:
O kit testado foi o Kit Aquarela Sakura Koi Pastilha 18 cores sobre o papel para aquarela 100% algodão Arches rugoso.
Avaliação final: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Adequada para uso: estudante e profissional

Veja o vídeo do teste das cores:

4. Teste de cores de qual aquarela comprar: Aquarela Sonnet

As pastilhas dessa marca não possuem todos os acessórios como os kits da Sakura e Aquafine, mas são bem maiores quando comparadas com elas. Ou seja, vem muito mais tinta por um valor parecido. Além disso, essa tinta é um pouco mais molhada e fica mais fácil para trazer ela para o pincel. Então, para quem tem costume de fazer quadros maiores e prefere uma aquarela mais intensa, essa é a melhor.

Qual aquarela comprar sonnet
Aquarela Nevskaya Palitra Sonnet pastilha c/ 16 cores 2,5ml aberta.
teste de aquarela sonnet
Resultado da aplicação da Aquarela Nevskaya Palitra Sonnet pastilha c/ 16 cores 2,5ml.


Informações importantes:

O kit testado foi o Kit Aquarela Sonnet Pastilha 2,5 ml com 16 cores sobre o papel para aquarela 100% algodão Arches rugoso.
Avaliação final: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Adequada para uso: estudante e profissional

Veja o vídeo do teste das cores:

5. Teste de cores: Aquarela Simply

Esse foi o material que obteve menor desempenho. Ainda que seja bastante econômica com os tubos de 12 ml, o Fábio achou que as cores dessa tinta são muito fracas. Como você pode ver no vídeo que colocamos ali embaixo, nenhuma delas possui muita intensidade. Inclusive, também é difícil conseguir dosar a intensidade entre a primeira camada e a segunda, que é mais líquida. Além disso, nessa faixa de preço, existem opções mais interessantes como a aquarela da Pentel.

Qual aquarela comprar simply
Aquarela Daler Rowney Simply tubo c/ 12 cores 12ml aberta.
teste de cores aquarela simply
Resultado da aplicação da Aquarela Daler Rowney Simply tubo c/ 12 cores 12ml.

Informações importantes:
O kit testado foi o Kit Aquarela Daler Rowney Simply Tubo 12 ml com 12 cores sobre o papel para aquarela 100% algodão Arches rugoso.
Avaliação final: ⭐️⭐️⭐️
Adequada para uso: estudante

Veja o vídeo do teste das cores:

6. Teste de cores de qual aquarela comprar: Aquarela White Nights

Assim como a aquarela Turner Artists’, o White Nights também é voltado para o uso profissional. Sendo assim, o controle é maior, assim como a intensidade, resistência à luz e suavidade se comparado com as aquarelas comuns. No entanto, em relação às linhas profissionais, essa pode não ser a melhor escolha. Essa linha possui alguns tons que são realmente muito bons, como o azul marinho, mas outros, como o siena, ficam mais fracos e menos intensos.

Qual aquarela comprar white nights
Aquarela Nevskaya Palitra White Nights pastilha c/ 12 cores 2,5ml aberta.
teste aquarela white nights
Resultado da aplicação da Aquarela Nevskaya Palitra White Nights pastilha c/ 12 cores 2,5ml.

Informações importantes:
O kit testado foi o kit Aquarela Nights Pastilha 2,5 ml com 12 cores sobre o papel para aquarela 100% algodão Arches rugoso.
Avaliação final: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Adequada para uso: profissional

Veja o vídeo do teste das cores:

7. Teste de cores: Aquarela Aquafine

Os tons são mais suaves quando comparados com os da Sakura Koi, não deixando nenhuma textura no papel. Ou seja, essa é uma tinta mais lisa e muito mais fina, como o próprio nome sugere, atendendo assim as expectativas com seus tons intensos e marcantes.

tinta aquafine
Aquarela Daler Rowney Aquafine pastilha c/ 10 cores aberta.
teste aquarela aquafine
Resultado da aplicação da Aquarela Daler Rowney Aquafine pastilha c/ 10 cores.

Informações importantes:
O kit testado foi o kit Aquarela Daler Rowney Aquafine Pastilha com 10 cores sobre o papel para aquarela 100% algodão Arches rugoso.
Avaliação final: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Adequada para uso: estudante e profissional

Veja o vídeo do teste das cores:

8. Teste de cores de qual aquarela comprar: Aquarela Apiscor

Essa foi a tinta que mais surpreendeu nos testes. A Apiscor é uma marca nacional de materiais pedagógicos e a aquarela que testamos é feita com resinas naturais incríveis. Ainda que o pigmento não seja tão intenso, a textura da tinta é bastante diferente do que estamos acostumados quando falamos de aquarela. Inclusive, a experiência de pintar com ela foi muito boa, sendo bem fácil de controlar a intensidade da parte mais intensa até a menos intensa. E o resultado fica bem uniforme e contínuo.

Então, se você não gosta de granulações na aquarela, pode ser que essa se torne sua tinta preferida.

Teste apiscor
Aquarela Apiscor 25g c/ 6 cores aberta
teste aquarela apiscor
Resultado da aplicação da Aquarela Apiscor 25g c/ 6 cores.

Informações importantes:
O kit testado foi o kit Aquarela Apiscor 25g com 6 cores sobre o papel para aquarela 100% algodão Arches rugoso.
Avaliação final: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Adequada para uso: profissional

Veja o vídeo do teste das cores:

9. Teste de cores: Aquarela Schimincke

Outra aquarela para uso profissional, o kit possui cores intensas, transições suaves e bastante resistência à luz, características muito importantes para tintas desse nível. Em comparação com as outras profissionais, ela obteve o melhor resultado. Como falamos, os tons são bem intensos e quando você usa mais tinta é possível escurecer mais, garantindo maior intensidade ao mesmo tempo que é suave.

Aquarela Schimincke
Aquarela Schimincke Akademie Aquarell c/ 9 cores aberta
teste aquarela Schimincke
Resultado da aplicação da Aquarela Schimincke Akademie Aquarell c/ 9 cores.

Informações importantes:
O kit testado foi o kit Aquarela Schimincke Inspiration com 9 cores sobre o papel para aquarela 100% algodão Arches rugoso.
Avaliação final: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Adequada para uso: profissional

Veja o vídeo do teste das cores:

10. Resumão sobre qual aquarela comprar

Então, agora que você conhece melhor as aquarelas que testamos, já pode escolher aquela que mais se encaixa no que você quer e precisa. Vale lembrar ainda que a escolha da tinta ideal também vai depender do quanto você está disposto a desembolsar e investir no material.
Por exemplo, as tintas profissionais promovem melhor resultado e maior controle, mas também são mais caras. Entretanto, devemos deixar claro que não é o preço ou classificação do produto que vai fazer a diferença no resultado final da sua arte e sim a experiência que você tem com a aquarela.

Além disso, a sua adaptabilidade com as características de cada uma das marcas também é fator determinante. Portanto, analise com cuidado e sempre faça testes.

Veja o vídeo do resumão de todos os testes em nosso Youtube também:

Curtiu o post de hoje?
Então deixe nos comentários seu elogio ou sugestão para os próximos.
Ah! Não custa lembrar que todos os materiais que testamos você encontra na Loja da Dezáina, é claro. 🙂

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais