Paleta para desenho e godê: uma ferramenta essencial

A paleta de desenho é o ponto de partida na organização das cores e tintas na hora de pintar. Aprenda no post de hoje como utilizá-la a seu favor e tornar seu dia a dia super prático.

Você com certeza já viu imagens ou até mesmo cenas ao vivo de pintores segurando uma paleta para desenho. Ela nada mais é do que uma chapa de madeira, louça ou plástico na qual os pintores aplicam as tintas para passar na tela ou para misturá-las entre si enquanto criam suas artes. Elas geralmente têm um buraco para encaixar o polegar e um recuo ao lado para deixar a pegada mais anatômica. Conhecida também como godê, elas possuem diversos formatos e tamanhos justamente para facilitar a vida do pintor. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre a paleta para desenho e tudo o que você precisa saber sobre ela.

Paleta para desenho
Imagem de Lee_seonghak por Pixabay

O que é a paleta para desenho ou godê?

Bom, como já falamos, as paletas são suportes para o pintor aplicar as tintas sem precisar deixar tudo em potes separados. Com isso, a obra como um todo se torna mais ágil, afinal, ele não vai perder tempo em procurar o pote certo. Além disso, o godê possui diversos tipos e até mesmo estilos com repartições, impedido que as tintas se misturem. Ainda é possível encontrar modelos mais completos como o da marca Royal & Langnickel, que possui até mesmo apoio para pincel. Aliás, se estiver em dúvida sobre qual pincel escolher, dá uma olhada nesse post completão que fizemos sobre essa ferramenta.

Geralmente, as paletas para desenho ainda possuem espaços para que o pintor crie suas próprias misturas, sendo um elemento completo e essencial.

Quais são os tipos de godê?

O godê pode ser feito de plástico, alumínio ou porcelana. Contudo, ao contrário da paleta, ele não possui a pegada para o pintor segurar.

Já paleta pode ser de madeira, louça ou plástico, como já explicamos, possuindo formatos ovais e retangulares. Além disso, ela ainda pode ser uma mesa-cômoda, ou seja, uma mesa feita justamente para que o pintor fique com as mãos livres.

Geralmente, tanto as paletas quanto os godês, são brancos. Isso porque, o branco torna possível enxergar as cores como realmente são. A madeira, por exemplo, pode mudar um pouco o tom da tinta e confundir o pintor.

Não existe um modelo melhor que o outro, mas sim aquele que mais atende as necessidades do pintor e que ele mais se adapta.

Paleta para desenho godê
Photo by Sarah Brown on Unsplash

Paletas para desenho: Úmida

Quem trabalha com tinta acrílica sabe que elas secam bem rápido. Sendo assim, quando o pintor deseja pulverizar algumas gotas esse trabalho fica mais difícil, visto que além de secar, a tinta engrossa, sendo necessário aplicá-la novamente. Esse probleminha se torna ainda maior quando é preciso misturar mais de uma cor e é necessário aplicar duas ou três camadas, exigindo a pausa na pintura. Então como fazer com que ela não seque durante seu trabalho? *Tambores rufando*. Com a paleta úmida!

Essa é uma técnica muito utilizada para manter a umidade das tintas acrílicas que secam mais rápido, como a Turner Acryl Guache. Ela é bem simples de montar, então siga o passo a passo do vídeo abaixo e aproveite ao máximo o uso da tinta!

Ah!, não se esqueça que você pode diluir a tinta com água ou outros ingredientes. Para verificar sua consistência é só pincelar um pouco. Caso ela se estenda para regular e não for muito grossa, está ok. Agora, se cair ela ficou muito fina. Por outro lado, se desejar pintar revestimentos transparentes esse ponto é o ideal.

Outra dica bacana é utilizar suas unhas para verificar a consistência adequada. Basta pintar sua unha com um pincel e observar o comportamento da tinta. Por fim, para remover é só lavar com água ou retirar com o removedor de esmalte.

Paleta para desenho: DIY

Sabia que você ainda pode fazer seu próprio godê e facilitar e muito seu dia a dia? Assim como são super simples de fazer, você ainda ajuda o meio ambiente criando sua paleta para desenho reutilizando itens que você tem em casa. Demais, né?

Paleta para desenho: godês criativos

Não pense você que os godês possuem apenas o formato tradicional retangular. Sabemos que criatividade é o que não falta para os artistas. Veja alguns formatos diferentes abaixo:

Paleta para desenho casinha
Foto de @ah_sketchbook
Paleta para desenho criativa
@ah_sketchbook
Paleta para desenho folha
@ah_sketchbook

Como limpar a paleta para desenho?

Se você ainda não utiliza a técnica da paleta úmida, já sabe que quando a tinta acrílica seca não há quem a tire dali. Bom, mais ou menos… A Dezáina tem o Removedor Ecológico para retirar totalmente a Turner Acryl Guache quando fica seca. O melhor é que ele é totalmente biodegradável! Ou seja, além de remover a tinta seca (e dura) de pincéis, paletas de desenho e godês, ela ainda é ecofriendly.

Como manter a durabilidade da paleta para desenho?

  • Evite tentar retirar a tinta seca com colheres, facas, produtos abrasivos, lãs de aço, entre outros;
  • Não deixe de molho por muito tempo na água com produtos como o sabão em pó;
  • Se as tintas estiverem secas, você pode cobrir o godê com um plástico ou panininho para evitar que caia poeira em cima delas. Além disso, quando for usar novamente, basta colocar um pouquinho de água em cada uma delas e misturar com o pincel.
  • Aplique o Removedor Ecológico para remover as tintas de vez.

Onde comprar godês?

A Dezáina tem váaarias opções de godês e além disso, ainda existem alguns kits de tinta que as paletas já estão incluídas. Assim você economiza e recebe tudo de uma vez, com tudo pronto para colocar a mão na massa!

E então, agora que você já sabe tudo sobre as paletas de desenho e os godês já está na hora de adquirir ou montar o seu, certo? Com todas as dicas de hoje você vai tirar o máximo proveito dessas ferramentas essenciais para artistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais