Os melhores sketchbooks para desenho e aquarela

Os sketchbooks são muito conhecidos no universo artístico. Independente do seu tipo e técnica utilizada, o objetivo final é o mesmo: fazer esboços, desenhos ou pinturas como parte de seu processo criativo. Veja no post de hoje quais são os melhores sketchbooks para desenho e aquarela.

Os sketchbooks são muito conhecidos no universo artístico. Independente do seu tipo e técnica utilizada, o objetivo final é o mesmo: fazer esboços, desenhos ou pinturas como parte de seu processo criativo.

Atualmente, existem diferentes tipos de sketchbooks disponíveis criados justamente para facilitar a vida dos usuários. Contudo, com tantas opções pode ser difícil saber qual escolher, né? Por isso, no post de hoje vamos falar quais são os melhores sketchbooks para desenho e aquarela.

O que é um sketchbook?

O sketchbook nada mais é do que um caderno ou bloco com páginas em branco, sem linhas, que significa em português “caderno de rascunhos”.

Quem os utiliza em grande parte são designers, ilustradores, artistas e até mesmo arquitetos, para desenhar qualquer tipo de coisa que vier à mente. Desde paisagens e desenhos por prazer, até insights que podem surgir durante uma reunião ou em um café da manhã descontraído.

Mas, é importante deixar claro que por aqui não existem regras. Isso quer dizer que qualquer pessoa que queira estimular a criatividade e imaginação pode utilizá-lo. Seja para desenhos, anotações, poesias, scrapbooking ou colagem.

O conteúdo do sketchbook é totalmente personalizado de acordo com as vontades de seu criador. Mas, não o confunda com um diário comum. Seu grande diferencial é o fato de permitir observar o progresso do artista ao longo do tempo. Afinal, quanto mais treino melhor é o resultado. Então, nele estarão reunidos diversos processos criativos, técnicas de desenho e visões artísticas desenvolvidos pelo autor.

Por fim, vale ressaltar que as folhas dos sketchbooks são de alta qualidade e diferenciadas de acordo com a densidade e dente. Isso permite que o artista utilize diversos tipos de técnicas, desde desenhos à lápis, até o uso de aquarela, tinta, marcadores, etc.

Sketchbook para desenho

Um sketchbook para desenho precisa ser resistente e flexível, sendo é ideal para esboços, rascunhos e estudos. Geralmente sua gramatura é menor, visto que lápis de cor, grafite e caneta se dão melhor com esse tipo de papel.

Sketchbook para desenho
Mark Poulier / https://www.markpoulier.com.au/

Temos uma categoria totalmente dedicada para esse tipo de sketchbook. Para conhecer é só clicar aqui.

Sketchbooks para marcadores

Os marcadores, quando não utilizados em folhas adequadas e específicas, acabam manchando o verso do papel comum, sendo essa uma característica da própria tinta. Então, os sketchbooks para marcadores, ao contrário do modelo anterior, possuem folhas especiais para que o marcador não vaze para o outro lado. Além da gramatura ser maior, o papel também possui uma película que impede que a tinta se espalhe, sendo liso e fácil de trabalhar.

Sketchbooks para marcadores
@Gretlusky em Deviantart

Veja todas as opções disponíveis aqui.

Sketchbook para aquarela

É fato que a pintura em aquarela exige materiais específicos e de maior qualidade, como lápis, tintas, papel, etc (leia mais sobre ela aqui). Sendo assim, é preciso que o sketchbook seja capaz de receber os diferentes tipos sem que a pintura fique borrada, vazada ou molhada. Ou seja, um sketchbook para aquarela possui gramatura ainda maior que o modelo para marcadores, papel livre de ácido, textura granulada e boa capacidade de absorção de água e fixação de pigmentos.

Sketchbooks para aquarela
@polina.bright

Conheça todos os modelos disponíveis para aquarela clicando aqui.

Sketchbooks para pintura e técnica mista

Por fim, o sketchbook para pintura e técnica mista é ideal para quem gosta de trabalhar com técnicas úmidas, secas e, claro, mistas, que utilizam materiais como grafite, carvão, pastel, caneta nanquim, marcadores à base de álcool, guache e aquarela. A gramatura não é tão alta como a dos modelos para aquarela, possuindo aproximadamente 220g/m² justamente para receber bem os diferentes tipos de materiais.

Sketchbooks para pintura e técnica mista
@stevesimpson em https://ello.co/

Atualmente, temos dois modelos disponíveis no site, o Canson Mix Media e o Canson The Wall A4+.

Então, agora que você sabe tudo sobre sketchbooks, já pode escolher o que mais atende suas necessidades e técnicas utilizadas.

Não esquece de marcar a gente no Instagram (@dezaina_oficial) quando começar a desenhar em seu novo sketchbook. Vamos adorar acompanhar!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais