O que são Tokens? Escola NFT

Afinal, o que são Tokens? Muito se fala em Token Digital, Utility Token, Tokens Fungíveis, Tokens Não Fungíveis, Fan Token etc. Vários desses conceitos já existem e fazem parte das nossas vidas há bastante tempo.

E nessa série de artigos eu explico tudo desde o começo!

O ano de 2021 pode ser considerado o ano dos Tokens. O tema caiu como uma bomba no mundo da arte, no mundo dos games e até o mercado financeiro tem dado bastante atenção ao assunto.

Isso porque as possibilidades de aplicação pra essa tecnologia são infinitas. E é provável que num futuro não muito distante, os NFTs irão impactar a sua vida também. Por isso eu resolvi começar uma série de posts didáticos sobre esse assunto, de forma que qualquer pessoa consiga entender.

E nesse primeiro, meu objetivo é explicar o que são tokens, pra que nos próximos a gente possa estar alinhado pra ir mais a fundo no tema. 

O que são tokens?

Token nada mais é do que uma coisa que representa outra coisa.

Vamos esquecer o mundo digital de todas essas siglas por um momento e imaginar que estamos em uma festa Junina

Você vai no caixa e troca seu dinheiro por fichas que funcionam como um dinheiro local da festa. O papel dessas fichas é representar o seu dinheiro real naquele ambiente. Elas são tokens.

Em seguida, você pega essas fichas e vai na barraca de bebida tomar alguma coisa. Você olha os preços, junta uma ficha com outra, faz a matemática necessária e, quando o valor da soma delas é igual ao valor do item que você quer, é feita a troca. Você mata a sua sede, e a acaba de aprender o conceito de Tokens Fungíveis!

O que são tokens fungíveis?

Tokens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos entre si mantendo o valor daquilo que representam. Aquelas 5 fichas que equivalem a 1 real valem o mesmo que 1 ficha de 5 reais e por aí vai.

Agora, imagine que você vai na barraca de pesca tentar ganhar um prêmio. Afinal, não existe festa Junina sem uma boa pescaria. Você paga com suas fichas, recebe uma vara e dentre todos aqueles peixinhos coloridos você consegue pescar o peixinho azul. 

Nessa barraca, cada peixe representa um prêmio diferente, e o peixinho azul representa uma peteca, não sendo possível trocar por outro prêmio. Ele representa a peteca e só a peteca.

Esse tipo especial de token que representa apenas uma coisa é chamado de token não-fungível. Ou, em inglês, NFT (non-fungible tokens).

O que são tokens não fungíveis?

São um tipo especial de token que representa apenas uma coisa, e que não pode ser substituido por outro. Como por exemplo as cripto artes.

Tipos de token

Todos os tokens, sem exceção, se enquadram em uma dessas duas macro-categorias: fungíveis ou não-fungíveis.

As notas de dinheiro, por exemplo, são  tokens fungíveis que representam uma reserva de valor no banco. Já seu CPF é um token não fungível que representa a sua pessoa física perante a Receita Federal.

Todos os tokens, sem exceção, se enquadram em uma dessas duas macro-categorias: fungíveis ou não-fungíveis.

Seu dinheiro, seus documentos, sua conta bancária, seu histórico de exercícios, seu histórico médico… Se tudo isso é token, o que tem de diferente agora?

Bem, nesse mundo cada vez mais digital, todas essas informações fazem parte de um grande quebra cabeça que literalmente constrói a sua imagem, a sua identidade na forma de dados. Só que entre você e essa sua imagem sempre existiu um terceiro elemento: um governo, um banco, uma grande empresa americana, ou até mesmo um carinha do TI que você nem sabe quem é, responsáveis por guardar e controlar essas informações.

Nesse sentido, você não é o verdadeiro dono da sua identidade digital. 

Em resumo, esses dados não circulam na rede de forma transparente, e só nos resta confiar nesse terceiro elemento como uma autoridade capaz de verificar e validar essas informações.

Afinal, o que muda com os tokens digitais?

Essa nova geração de tokens vem de encontro a essa questão, pois se baseia em tecnologias de blockchain que não necessitam obrigatoriamente desse terceiro elemento.

Não vou entrar em detalhes técnicos que não é o objetivo desse post, mas é importantíssimo entender o impacto que uma nova classe de tokens livres da influência, da manipulação, e das limitações que recaem sobre essas “autoridades” pode proporcionar nos mais diversos setores.

Similarmente, é muito importante ter isso em mente para entender as subcategorias de tokens fungíveis e não-fungíveis existentes, e como utilizá-los da melhor forma possível.

Mas isso é tema pros próximos artigos!

Até breve.

Venha conversar comigo no Twitter: https://twitter.com/fabioseva

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais