O que são Doodles? O sentimento traduzido em formas

Doodles ou Doodle Art são rabiscos sem grandes pretensões mas que podem dizer muito sobre você! Nesse post, reunimos informações de como ele é utilizado por diversos artistas e damos dicas pra encontrar o seu traço.

O que são os Doodles?

Na época do telefone fixo, era comum encontrar um papelzinho cheio de desenhos próximo ao telefone. Da mesma forma, os mais novos talvez pensem nas aulas monótonas transformadas em desenhos às margens do caderno. Esses rabiscos aleatórios desenhados enquanto nossa atenção está preenchida ou em um momento de total distração, são os chamados Doodles.

 

Exemplos de Doodles
Exemplos de doodles cotidianos. Vai dizer que você nunca fez isso enquanto atendia o telefone?

 

Doodles antigos
Foto 1: Doodle Feito pela Rainha da Prúscia –  Luísa de Mecklemburgo-Strelitz, c. 1795. Foto 2: Doodles infantis descobertos no século 14 – Kislak Center for Special Collections, Rare Books and Manuscripts, University of Pennsylvania Libraries folio 26r. – primeiro o que é, depois a referência)

 

Os Doodles são desenhos simples, feitos com formas livres e que podem ser abstratos ou até mesmo representar algo. Sendo assim, o resultado é quase sempre algo confuso em sua forma, mas carregado de sentimento. Reproduzidos de forma abstrata, os sentimentos então são inconscientes, como amor, raiva, solidão, ansiedade, entre outros. Ou seja, eles nada mais são do que uma arte transparente e sincera.

 

Quanto mais sentimento é colocado no desenho, mais verdadeiro e surpreendente então será o resultado.

Os benefícios dos Doodles

Essa é uma das mágicas do Doodling (a arte de fazer doodles). Segundo Sunni Brown, autora do livro The Doodle Revolution, “quando a mente começa a se envolver com linguagem visual, você obtém acesso neurológico que não tem quando está em um modo linguístico”. Além disso, alguns estudos comprovam que o doodle é capaz de liberar as memórias de curto e longo prazo, melhorar a retenção de conteúdo e por fim aumentar a capacidade de atenção do cérebro. Ou seja, o que parece distração, na verdade ajuda as pessoas a se manterem focadas, entenderem novos conceitos e reterem informações importantes. 
Portanto, enquanto você desenha, associa essas imagens a momentos e/ou conteúdos que você está aprendendo.
Doodles para auxiliar a estudar
Exemplo de Doodles feitos pela aluna canadense de medicina Michiko Maruyama. Ela faz doodles diários para ajudá-la a se lembrar do conteúdo das aulas. (Via: Instagram)
Isso explica, em grande parte, o crescimento dos serviços de Facilitação Gráfica em palestras e reuniões.
Um ilustrador cria um resumo visual do que foi apresentado verbalmente logo depois do término da reunião, facilitando assim a memorização e fixação do assunto exposto.
Facilitação gráfica em doodles
Exemplos de facilitação gráfica feitos pelas artistas: Eva-Lotta Lamm @evalottchen / e Dee Quine @decatethirty .Veja como o processo de associação com imagens facilita o aprendizado dos processos.

 

Os Doodles e a Arte

Hoje, o Doodle Art ocupa um espaço de destaque na Comunicação e no Design, e você pode facilmente encontrar exemplos na publicidade (Redbull), embalagens (Fanta), decoração (móveis e paredes), calçados (Vans), TV, etc… Afinal, usando elementos de Doodle Art, as mensagens parecem mais amigáveis e humanizadas.

 

Doodles e as marcas
Redbull, Fanta e Vans já usaram dessa arte para enriquecer e humanizar suas peças publicitárias.

 

Com toda essa liberdade, os Doodles ganharam não apenas a curiosidade da ciência e do mercado, mas também da arte, com o Doodle Art. Assim, esses tipos de desenhos não perderam a origem, apenas assumiram formas infinitas para os artistas e seus estilos. Veja alguns exemplos:

O que são doodles
Doodles feitos pelos artistas: Vince Okerman @vexx e Delphine Durant @delphine.durand
Vantagens dos Doodles
Doodles feitos pelos artistas: Giuliano Martinuzzo @giulianomart e Kerby Rosanes @kerbyrosanes (Via: Instagram)

Veja mais inspirações em nossa pasta no Pinterest – Doodle Mania!

Ficou inspirado e quer fazer milhões de doodles? Então, veja alguns exemplos feitos com o Kit Copic Doodle de 7 unidades:

Kit Copic Doodle Pessoas:

Doodles e Copic
Copic Doodle

Copic Doodle Rainbow:

Doodle Rainbow
Kit Copid Doodles

Kit Copic Doodle Nature:

Doodle Nature
Copic Doodle Nature

#DicaDZN:

Para aperfeiçoar ainda mais seus doodles, uma boa aposta é o livro “Um desenho por dia – passo a passo” das Edições Usborne. Nele, a cada dia do ano, você pratica um tipo de desenho, como flores, tênis, animais, frutas e tudo mais. Sendo assim, um jeito lúdico e delicioso de encantar o dia.

Livro "Um Desenho por Dia"

Depois de criar vários Doodles, a tinta de suas Copics acabou? Aprenda nesse tutorial como recarregá-las de forma simples e rápida.

E então, gostaram das dicas? Comente para nós!

Até a próxima.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais