O que é tinta acrílica, quais as vantagens e como escolher?

Acompanhe o post de hoje e aprenda de uma vez por todas o que é tinta acrílica, como escolher a ideal e suas principais vantagens.

A tinta acrílica é um dos materiais mais famosos no mundo artístico. Isso porque, ela é extremamente versátil e pode ser utilizada tanto por artistas profissionais quanto amadores. Se você tem curiosidade ou quer desenvolver mais essa técnica, acompanhe o post de hoje e aprenda de uma vez por todas o que é tinta acrílica, como escolher e suas principais vantagens.

Um pouco da história da tinta acrílica

Quando comparada com a tinta a óleo e a aquarela, que atravessaram séculos, a tinta acrílica tem uma história mais recente. Os primeiros a testarem o material foram os muralistas mexicanos entre as décadas de 20 e 30. Pouco tempo depois eles levaram até Nova York palestras e discussões, atraindo assim os artistas americanos para oficinas de teste e avaliação.

Obviamente, na época houveram várias adaptações, visto que ela foi patenteada originalmente para fins imobiliários e industriais. Portanto, os primeiros acrílicos não eram dispersos em água, mas sim solventes.

Foi na década de 40 que pequenos fabricantes de materiais artísticos conseguiram que o detentor da patente da resina criasse uma dispersão aquosa. Isso deu origem a tinta acrílica como conhecemos hoje. Contudo, mesmo assim, as primeiras fabricações profissionais eram solúveis apenas em “White Spirit”.

Vale lembrar ainda, que o famoso pintor norte-americano e importante figura do movimento Pop Art, Andy Warhol, foi um dos diversos artistas atraídos pelas qualidades da tinta acrílica. Confira no próximo tópico algumas delas.

tinta acrílica adonis
@adonisalcici

Quais as principais vantagens da tinta acrílica?

Veja abaixo algumas das características da tinta acrílica que fizeram com que ela se tornasse um dos materiais mais usados no universo da arte.

Secagem rápida

Uma das propriedades principais e famosas dessa tinta é o tempo de secagem. Por ser relativamente rápido, a segunda camada pode ser aplicada em apenas algumas horas. Com isso, o artista não precisa esperar dias para continuar sua obra.

Inodoro

Por ser à base de água, a tinta acrílica não possui cheiro forte ou que possa ser prejudicial à saúde. Como consequência, você pode fazer sua pintura em qualquer espaço. Inclusive dentro de casa, sem oferecer qualquer risco para você e outros moradores.

Durabilidade

Diversos estudos provaram que a tinta acrílica possui maior durabilidade. A grande prova é que boa parte das coleções permanentes de museus e galerias de arte é composta por pinturas acrílicas.

Flexibilidade

Por possuir capacidade de expansão e contração, ela não forma rachaduras na tela e nem danifica as obras.

Resistência

Seu pigmento é bem resistente e por isso é capaz de se manter por muito tempo. Inclusive, sua resistência contra os efeitos da luz do sol também é ótima.

Versatilidade

Como falamos no começo do post, a tinta acrílica é bem versátil. Isso quer dizer que, ela pode servir como base para outras técnicas de pintura e ser aplicada junto com vernizes e outras texturas de tinta. Além disso, ainda pode ser manuseada com pincéis, espátulas, rolos e esponjas.

o que é tinta acrílica
@ma__valverde

Aderência

A tinta acrílica possui alto poder de aderência. Isso possibilita sua aplicação em diferentes superfícies, desde telas até madeira, plástico, metal, vidro e pasmem: alvenaria.

Evaporação

Por fim, mas não menos importante, a tinta acrílica tem boa capacidade de transpiração. Ou seja, não acumula umidade ou sofre com a ação do mofo.

Como escolher a tinta acrílica?

O primeiro aspecto que você deve considerar é a qualidade. As tintas estão disponíveis nas qualidades profissional ou de estudante. As profissionais possuem maior variedade de cores, alta concentração de pigmento moído e ainda altas classificações de permanência. Já os produtos para estudantes são mais baratos, assim como possuem níveis mais baixos de pigmentos e contam com aditivos que podem enfraquecer a intensidade dos tons.

Além disso, cores profissionais são mais vibrantes e possuem uma consistência mais suave, sendo mais fácil de misturar e estratificar.

Como falamos, existem infinitas cores disponíveis de tinta acrílica. Para começar, aposte em poucos tons, de preferência os primários. Isso porque, além de serem mais em conta, você pode testar com mais facilidade para depois adquirir novas cores.

tinta acrílica
@colour_fitz

Vale lembrar ainda que você precisa levar em consideração a resistência à luz. A menos que você esteja testando a técnica, o ideal é adquirir as tintas com excelentes ou muito boas classificações de resistência.

Por fim, mas não menos importante, você pode encontrar a tinta acrílica em tubos ou frascos. Se você busca praticidade e facilidade no momento de transportar suas tintas, o ideal é optar pelos modelos em tubo.

Você pode adquirir materiais mais adequados para usar com as tintas acrílicas clicando aqui.

Na Dezáina temos disponíveis dois kits de tinta acrílica:

Por fim, quem está começando ainda pode apostar na guache acrílica. Isso porque, ela une características da guache (alta opacidade e acabamento fosco) com as da tinta acrílica (à prova d’água depois de seca e aderência em diversas superfícies). Veja todas as tintas e materiais para usar com guache acrílica aqui.

Guache Acrílica

A guache acrílica pode ser uma alternativa para a acrílica comum, visto que une propriedades de ambas as tintas. Essa opção é bem opaca, possuindo o acabamento fosco do guache, além de ser mais fácil sobrepor superfícies escuras. Contudo, ao mesmo tempo ela possui aderência em diversas superfícies e resistência à água, característica comum da acrílica.

Na Dezáina, a guache acrílica disponível é a famosa Turner Acryl Gouache. Ao contrário do guache comum, que pode ser reativado com água, ela não dissolve depois de seca, o que permite customizar quase tudo e ainda sobrepor diversas camadas de cor.

Inclusive, fizemos um artigo completão sobre Guache Acrílica e você pode saber mais sobre ela clicando aqui. Mas, caso queira conhecer a queridinha do momento e seus materiais complementares basta clicar aqui.

Dicas para usar a tinta acrílica

  • Para obter diferentes resultados, basta alterar a quantidade de água utilizada no momento de diluir a tinta. Mais água irá resultar em acabamentos parecidos com aquarela. Mas, se utilizar a tinta direto do tubo, o acabamento será parecido com pintura a óleo.
  • Mantenha sempre por perto um borrifador para pulverizar as cores na paleta e evitar que sequem enquanto você trabalha. Além disso, você ainda pode borrifar a água direto na tela para facilitar o manuseio da tinta.
  • Pinte as formas maiores primeiro, pois se optar por se dedicar aos detalhes a tinta irá secar, sendo necessário fazer a mistura da cor novamente. Portanto, além de optar pelas áreas maiores, use o maior pincel que tiver.
  • Falando em pincéis, opte pelos sintéticos. Isso porque, ela pode danificar facilmente os pinceis de fibras naturais. Mas, se não souber a diferença, veja a matéria incrível que falamos sobre eles clicando aqui.
  • Por fim, quando a tinta acrílica seca, fica mais escura, principalmente quando são marcas de categoria estudante. O ideal é aplicar camadas mais claras umas sobre as outras para atingir o tom desejado.

E então, curtiu o post de hoje? É importante entender as características de um material ou técnica a fim de obter os melhores resultados.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de temas, é só deixar aqui nos comentários!

Até a próxima,

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais