O que é sketchbook (e porque você precisa ter um)?

Ter um Sketchbook vai aguçar a sua criatividade e te inspirar constantemente. É um lugar seu e concentra os seus esboços, anotações, recortes. É você quem manda!

Não é novidade pra ninguém que aprender a desenhar é um processo lento. Nós evoluímos e as etapas passam a ser mais fáceis ao longo do tempo, e uma dica muito boa é você ter um Sketchbook para te ajudar nessa jornada.

Ter um Sketchbook vai aguçar a sua criatividade e te inspirar constantemente. É um lugar seu e concentra os seus esboços, anotações, recortes. É você quem manda!

Mas o que é Sketchbook?

caderno de desenho
O modelo também é chamado de caderno de rascunhos – Foto: Arquivo.

Sketchbook nada mais é do que um caderno com páginas em branco para desenho, ideal para você fazer seus rascunhos. Todo desenho nasce de um rascunho, certo? Então nada melhor que você ter um caderno para reunir todos esses rascunhos em um só lugar.

Não desenhe em folhas soltas, você pode perdê-las. Além disso, o fato de você ter um caderno dedicado aos seus rascunhos faz com que seu cérebro entenda mais facilmente que aquele lugar é para desenhar, e não apenas uma folha de papel. Também fica bem mais fácil de praticar.

Por que preciso ter um Sketchbook?

Ter um Sketchbook é muito importante para você acompanhar a sua própria evolução. No entanto, nós não aprendemos nada de uma hora pra outra e visualizar essa evolução vai te motivar a continuar seguindo em frente.

A prática é uma parte vital para aperfeiçoar suas habilidades de desenho – Foto:reprodução/Dominique Dias

Segundo a ilustradora, designer e especialista em hand lettering Dominique Dias, o Sketchbook traz liberdade para o artista. “Você pode levar sua arte do jeito mais fácil para qualquer lugar e fazer o que quiser”, diz a artista, e ainda complementa “Minha próxima aquisição será um Sketchbook bem pequeno com folhas grossas de 300g/m² para fazer mini aquarelas na rua”.

Qualquer caderno pode ser um Sketchbook, mas é super interessante ter um caderno dedicado apenas a essa finalidade e com as especificações corretas de acordo com o seu objetivo.

Tipos de Sketchbook

Os Sketchbooks geralmente têm a folha um pouco mais grossa que a sulfite. Na hora de comprar, é importante verificar se ele é pautado ou não – o Sketchbook tem a folha normal e não é pautada. Assim, os cadernos pautados são indicados para fazer anotações, então é recomendável que a escolha seja pelo Sketchbook sem pauta para desenhar.

Tamanhos

Sketchbook em diversos modelos – Foto: Arquivo

Existem diversos tamanhos de Sketchbook e o ideal é que você não tenha apenas um. A versão pocket é interessante para levar para onde você for – seja na fila do banco, esperando o ônibus, no consultório médico… em qualquer tempo livre. Então, o Sketchbook grande é interessante se você não pretende transportá-lo com frequência e permite fazer desenhos maiores, em cima de uma mesa.

Imagem mostra Sketchbook
A gramatura faz diferença – Foto: Arquivo
  •  A6 (10X15 CM): Pocket, de bolso. É leve e pode ser levado para qualquer lugar. Geralmente é utilizado para desenhos pequenos e primeiros rascunhos.
  • A5 (14X21CM): Ótimo para lettering e desenhos médios. É um pouco maior que o A6, mas também é prático para levar dentro da bolsa.
  • A4 (21X28CM): Indicado para desenhos maiores. Alguns artistas utilizam para versões finais de desenhos, principalmente quando a gramatura da folha é maior.

Gramatura

  • Os papéis com gramaturas mais baixas são ótimos para desenhos em lápis e lápis de cor. Alguns Sketckbooks têm a folha mais grossa e você pode usar outros materiais, como marcadores, tinta guache e aquarela.
  • Até 120 g/m²: Gramatura mais baixa, é prático e ideal para técnicas secas, como lápis, pastel e carvão. Também é ótimo para escrita e anotações. Quanto menor a gramatura, mais leve será para transportar o seu Sketchbook.
  • Mais de 250g/m²: As folhas mais grossas são indicadas para técnicas de pintura com aquarela e água pois não deixam a tinta transferir para o outro lado. Muitos artistas gostam de finalizar o desenho nessa folha.

Onde comprar Sketchbook?

Seja qual for o Sketchbook que você escolher, você vai encontrar na Dezáina. A loja virtual oferece as melhores ferramentas profissionais em um lugar só, para você usar toda a sua criatividade com design e ilustração!

Então, agora que você sabe tudo sobre Sketchbooks vai ser bem mais fácil de escolher o melhor modelo, de acordo com o tamanho e a gramatura. Vale também testar alguns tipos de folha (colorida, branca, creme, preta, kraft) e descobrir o universo infinito que o caderno para rascunhos pode te oferecer.

Por fim, conta pra gente: Você usa sketchbook? Analisando os seus desenhos antigos, consegue ver o progresso que fez até aqui?

Fonte Domenique Dias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais