Mesa de luz: Realmente vale a pena?

Se você está no início da sua jornada para aprender a desenhar, ter uma mesa de luz pode ser de grande ajuda. Aprenda no post de hoje o que ela é, como utilizá-la e quais são os melhores modelos para investir.

Se você está no início da sua jornada para aprender a desenhar, ter uma mesa de luz pode ser de grande ajuda. Ainda que tenha causado muita polêmica, hoje em dia, ela é vista como uma ferramenta de auxílio para quem quer aprender a desenhar. Isso porque, não são todas as pessoas que têm a habilidade de desenhar a mão livre, visto que exige muito treino, paciência, capacidade de percepção, etc. Principalmente quando falamos de desenhos mais realistas e que exigem a reprodução fiel da expressão humana, porosidade, textura, etc. Sendo assim, a mesa de luz pode te ajudar no momento de fazer o esboço do desenho e assim desenvolver suas habilidades.

Mas, o que de fato é a mesa de luz e como você deve utilizá-la? Leia o post de hoje até o fim e descubra tudo sobre esse instrumento.

O que é a mesa de luz?

A mesa de luz nada mais é do que uma superfície de vidro que possui uma luz por trás. Ela serve para que você possa transferir um desenho de uma folha para outra, sem encontrar dificuldades devido ao tipo do papel. Também é muito útil quando você precisa realizar ajustes em um desenho sem precisar mudá-lo ou refazer todo o processo.

A mesa de luz é muito utilizada por profissionais que trabalham com desenho e ilustração. Mas, além disso, ela também se tornou a queridinha de letristas, calígrafos e até mesmo designers que a usam no momento de criação e busca por ideias. Isso porque, por meio dela você pode planejar as composições e layouts a partir de seus próprios sketches (seja de desenho ou trabalhos de escrita), garantindo assim maior aproveitamento do espaço da folha de papel.

A mesa de luz é ainda uma facilitadora do processo de criação, principalmente para quem prefere criar a partir de esboços. Afinal, não é preciso ficar desenhando a mesma coisa várias vezes, economizando assim um bom tempo.

mesa de luz
Foto: Dezáina

Como usar a mesa de luz?

Usar a mesa de luz é bem simples. Basta você colocar o desenho que gostaria de replicar em cima dela e por cima uma folha em branco. Em seguida, ligue a mesa e pronto! A luz vai atravessar o papel e assim você vai conseguir visualizar os traços da fotografia ou desenho. Com isso, você já pode começar a passar o lápis ou caneta por cima. Veja abaixo algumas dicas para obter melhores resultados:

  • Use lápis claros para que as linhas fiquem leves. Isso porque, quando o esboço estiver completo e você começar a incluir mais detalhes ao desenho, os traços precisam se tornar parte do desenho como um todo. Se fizer traços muito fortes, será mais difícil de apagar e combiná-los com os novos traços;
  • Tenha paciência e faça os traços com calma, garantindo assim linhas mais precisas. Caso contrário, mesmo que sejam poucas imprecisões, elas podem influenciar em todo o resultado final;
  • Não deixe linhas desnecessárias que podem te confundir no processo. Preste atenção conforme você vai adicionando cada linha no esboço para garantir que não te confundam depois. O ideal é optar por menos linhas de contorno, mas que definam claramente os elementos gerais de seu desenho.

Como fazer mesa de luz?

Existem diversas opções disponíveis no mercado, mas ainda assim, saiba que é bem possível criar uma mesa de luz em casa. Você pode usar praticamente qualquer porta de vidro ou janela que tenha sol forte ou luz artificial atrás. Contudo, dessa forma pode ser um pouco desconfortável, né? E é por isso que a gente ama a internet! Existem diversos tutoriais de como fazer uma mesa de luz em casa. Olha só:

Materiais

  • Tesoura
  • Chave Philips
  • Estilete

Iluminação

  • Lâmpada de LED – 35W
  • Pino para tomada
  • Interruptor simples
  • Soquete de latão para lâmpada
  • 2m de fio duplo

Estrutura

  • Isopor 4mm
  • Vidro 2mm+ temperado
  • Papel manteiga

Como fazer?

Acompanhe abaixo esse tutorial super simples para fazer sua própria mesa de luz:

Quais são as melhores mesas de luz?

Como falamos, existem muitos modelos disponíveis no mercado. E, caso prefira a facilidade de adquirir uma mesa de luz pronta para uso, veja abaixo quais são as melhores:

Mesa de Luz Led Copic

A Mesa de Luz da Copic possui dois modelos: um para folha A3 e outro para folha A4. Ou seja, se quiser maior liberdade para desenhar, saiba que espaço é o que não vai faltar. A lâmpada de LED é de longa duração, chegando em até 50 mil horas de uso. Sua superfície é em acrílico, promovendo maior transparência do que vidros comuns, e assim melhor visualização do desenho.

Mesa de Luz Huion Led Light Pad L4S A4

Esse modelo é super prático, leve e fino podendo ser levado para todos os lugares facilmente. Você pode carregar a mesa com o carregador do seu celular, portátil ou até mesmo por uma power bank. Ela foi desenvolvida justamente para oferecer mais facilidade e agilidade no momento de fazer seus desenhos, promovendo ainda um ótimo resultado final.

Seu painel é acrílico, garantindo 20% mais transparência que o vidro tradicional, oferecendo luz de fundo suficiente, mesmo se tiver coberto por diversas camadas de papel. Além disso, a luz é suave, natural e uniforme, promovendo maior estabilidade para seus desenhos.

Bom, como você viu, a mesa de luz é uma ótima ferramenta para auxiliar principalmente quem está começando a desenhar. Mas, vale lembrar que ela ainda facilita e muito a vida de artistas que trabalham com desenho e escrita, sendo um ótimo investimento.

Então, se você gostou desse conteúdo deixe aqui seu comentário. E, se tiver sugestões ou dúvidas, também vamos adorar saber!

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais