Livros de desenho: os 10 melhores para se inspirar

Ainda que a prática seja fundamental para aprender a desenhar, a teoria também tem seu papel. Por isso, no post de hoje criamos uma lista com 10 dos melhores livros de desenho que conhecemos para você se inspirar.

A prática é fundamental para aprender a desenhar. Contudo, a gente sabe que a teoria também é importante, certo? Afinal, é aquela responsável por nos guiar e orientar. Sendo assim, ela deve estar presente no dia a dia de todos que desejam se dedicar ao desenho. Contudo, encontrar boas referências pode ser uma tarefa difícil. E por isso, no post de hoje fizemos uma lista com 10 dos melhores livros de desenho que conhecemos para você se inspirar. Se liga:

10 melhores livros de desenho

1. Pen and ink drawing – Alphonso Dunn

livros de desenho - pen and ink drawing

O livro aborda aspectos fundamentais do desenho com caneta e tinta. Por outro lado, ele explora de maneira única os materiais mais simples, propriedades do traço, controle da caneta, elementos de sombreamento e técnicas para criar texturas e hachuras. Aliás, o livro possui um capítulo bônus, no qual o autor se refere como “a linha secreta do equilíbrio”. Então, além de servir como um guia de orientação, ele ainda é capaz de inspirar entusiastas da caneta, tinta e claro, do desenho.

Compre aqui.

2. Color and light – James Gurney

livros de desenho - color and light

Dos livros de desenho, ele é um dos mais indicados para quem quer aprender luz, sombra e cores. A princípio, “Color and Light” trata de conceitos básicos, como diferentes tipos de iluminação, direção da luz e iluminação natural e artificial. Posteriormente, ele se aprofunda em materiais, efeitos atmosféricos e sua aplicação em diferentes pigmentos.

Compre aqui.

3. Start with 12 colors – Copic

livros de desenho - start with 12 colors

Esse é o livro oficial da Copic e está disponível em nosso site. Ele foi criado principalmente para auxiliar os iniciantes no universo dos marcadores. Por meio dele, você será capaz de aprender tudo o que precisa para dominar o sistema de cores da Copic. Além disso, ainda vai entender quais são os papeis mais adequados e colocar em prática diversas técnicas utilizando somente 12 cores.

Compre aqui.

4. Animals Real and Imagined – Terryl Whitlatch 

livros de desenho - animals real and imagined

Terryl Whitlatch foi a principal designer de criaturas em Star Wars Episódio I, e é especialista no desenvolvimento de criaturas imaginárias, anatomia animal e reconstrução paleontológica. Esse foi o primeiro livro lançado por ela, e dessa forma, mostra todo o poder de imaginação e execução da artista. Em suma, ele auxilia e ilumina todos aqueles que querem entender melhor sobre os corpos e sua mecânica. 

Compre aqui.

5. Desenhando com o Lado Direito do Cérebro – Betty Edwards

Desenhando com o lado direito do cérebro

Aqui a autora elucida proporções, ângulos, espaços, valores e cores. Tudo isso possibilita que você desenvolva sua observação e utilize menos símbolos ao desenhar. Isso porque, ao utilizar fórmulas prontas, que foram inseridas desde a infância em seu aprendizado, os desenhos se tornam cada vez mais distantes do realismo. Portanto, ao trabalhar todas essas questões é possível dar um salto de qualidade em seus desenhos realistas.

Compre aqui.

6. Perspective Made Easy – Ernest Norling

Perspective made easy

Super didático e leve, esse livro é uma introdução aos conceitos de perspectiva. Aliás, ele possui vários exercícios de desenho e observação, sendo uma ótima opção para recorrer quando precisar de ideias para estudar esse conceito.

Compre aqui.

7. How to Draw Portraits in Charcoal – Nathan Fowkes

livros de desenho - how to draw portraits in charcoal

Pra quem gosta de desenhar retratos, esse livro é bem didático! Além de vários exemplos para observar, ele possui diversos desenhos corrigidos pelo autor. Esse detalhe facilita a compreensão do que você pode melhorar em suas próprias ilustrações em carvão ou qualquer outro material. Além disso, ele explora técnicas mais avançadas, o controle de bordas e o fluxo de leitura ideal para representar o retrato.

Compre aqui.

8. Oil Painting Techniques and Materials – Harold Speed

Oil Painting Techniques and Materials

Voltado para pinturas à óleo, esse livro aborda técnicas, treinamentos necessários e materiais como tintas, óleos, vernizes, etc. Além disso, ele faz análises profundas das obras de Velasquez, Reynolds, Gainsborough, Hals, Rembrandt, entre outros artistas.

Compre aqui.

9. Botany for the artist – Sarah Simblet

Botany for the artist

Para quem está imerso no desenho botânico e estamparia, esse livro é uma jóia. Assim como apresenta uma visão geral dos itens que abrangem esse tipo de arte, a autora é super didática, facilitando assim todo o aprendizado para representar flores e plantas com qualidade.

Compre aqui.

10. Mechanika – Doug Chiang

mechanika

O autor é um dos responsáveis pela composição visual dos novos filmes da franquia Star Wars. Aqui, ele mostra todo o processo de design de veículos e mechs. Além disso, são abordados conceitos essenciais da área, como a utilização de marcadores.

Compre aqui.

E aí, já escolheu qual deles vai entrar pra sua wishlist? Aliás, você já leu algum dos livros de desenho que falamos por aqui? Conta pra gente nos comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais