Lapiseira: as melhores dicas e modelos para sua arte

A lapiseira é a ferramenta ideal para quem deseja traços mais finos, precisos e limpos. Aprenda no post de hoje quais são os melhores modelos e a principais dicas para aproveitar ao máximo seu instrumento.

A lapiseira é a ferramenta ideal para quem deseja traços mais finos, precisos e limpos. Em desenhos técnicos, de arquitetura por exemplo, ela é perfeita. Mas, não se engane! Em desenhos artísticos você também pode aproveitar muito, como para desenhar a textura de cabelos e pelos. Veja no “Tutorial Croqui de Moda 3” como desenhá-los. 

lapiseira pentel
@bartartist

Então, se quiser saber mais sobre elas, no post de hoje separamos informações valiosas e que podem te ajudar muito na escolha da lapiseira ideal.

Como ela surgiu?

Primeiramente, vamos falar um pouco de sua história. Registraram no ano de 1822, na Inglaterra, a primeira patente desse lápis recarregável. Contudo, ela ficou conhecida somente depois de 160 patentes. Além disso, foi no ano de 1877, que eles instalaram uma mola que quando pressionada, empurrava o grafite para fora, o que facilitava ainda mais seu uso.

Como se sabe, a principal diferença entre as lapiseiras é a milimetragem do grafite. Mas, essas características surgiram apenas em 1938, começando pelo 0.9 mm.

lapiseira desenho
@addaestudio.arq

Lapiseira Pentel

A Pentel é uma marca japonesa fundada no ano de 1946 e possui diversos modelos de lapiseiras que são muito utilizadas por diversos profissionais. Alguns exemplos são: engenheiros, desenhistas, arquitetos, artistas gráficos e também quem trabalha com escrita, como por exemplo lettering.

A Pentel produz as lapiseiras há mais de 70 anos com tecnologia japonesa e atende todas as necessidades desse público, sendo as principais: precisão, conforto e durabilidade.

Algumas das características das lapiseiras Pentel são:

  • Mecanismo preciso para o avanço do grafite, que evita a quebra e retrocesso;
  • Clip removível;
  • Grip de serrilha metálica, que promove maior conforto na pegada;
  • 5 vezes mais forte que as lapiseiras comuns.

Na Dezáina você vai encontrar os modelos queridinhos:

Lapiseira Carand’Ache

Em 1915, em Genebra, foi fundada a Fábrica de Lápis Genevoise de Caryons. Posteriormente, em 1924, tornou-se a Carand’Ache. Assumida pelo empresário Amold Schweitzer, seu nome foi inspirado no caricaturista e ilustrador francês Emmanuel Poiré.

A qualidade de seus materiais conquista a todos que utilizam seus produtos, visto que é uma empresa focada em inovação e desenvolvimento de ferramentas de escrita e desenho.

Além disso, sua lapiseira é um instrumento de escrita que aumenta ainda mais o prazer de escrever. Na Dezáina você vai encontrar o modelo Carand’Ache Infinite 888 0.7 mm.

Grafite colorido para lapiseira

Hoje em dia, além dos tradicionais grafites, existem ainda os grafites coloridos. Eles não são realmente feitos de grafite. Mas, o nome ficou para facilitar a aceitação do público. Você pode usá-los para sketches e esboços iniciais e escolher apagar ou não.

Em relação às cores, não existem regras e você pode utilizá-las juntas ou separadas. A aplicação pode ser tanto em desenhos artísticos quanto para escrita em geral. Além disso, eles não possuem carbono e não aparecem em cópias (xerox).

Os grafites coloridos disponíveis na Dezáina são:

grafite colorido
@erikathegoober

Como desentupir?

A grande dificuldade de desentupir lapiseira é encontrar um objeto que seja fino o bastante para entrar no local. Veja agora algumas dicas para você desentupir sua lapiseira:

Como liberar o grafite encravado de 0.3 mm ou diâmetro maior:

  • Retire a ponta da lapiseira;
  • Em seguida, retire o deslizador da ponta com cuidado. Isso porque, como é muito pequeno, você pode facilmente o perder;
  • Use um novo grafite para liberar o encravado;
  • Depois, coloque o novo grafite cuidadosamente na parte superior do deslizador;
  • Se a parte de trás do deslizador ainda estiver com o grafite encravado, tente liberar com o novo;
  • Por fim, recoloque o deslizador na ponta e feche a lapiseira.

Dicas para caso o grafite encrave na pinça:

  • Para verificar, pressione a extremidade;
  • Para liberar o grafite, pressione a extremidade para exibir a pinça e utilize um novo;
  • Por fim, depois de remover totalmente, recoloque o deslizador na ponta e feche.

Como se diz lapiseira em inglês?

Se você quiser pesquisar sobre lapiseira em inglês, os termos mais utilizados são mechanical pencil ou apenas pencil. Assim como ocorre com outras palavras em inglês, a mesma pode possuir significados distintos. Tudo irá depender do contexto.

Borracha para lapiseira

Ter uma borracha na ponta da lapiseira realmente facilita a vida, certo? Mas, a gente sabe que pode ser difícil encontrar a borracha adequada.

Na Dezáina você pode encontrar o Refil de Borracha para Lapiseira Pentel Tubo. Ele é ideal para os modelos Pentel P200, Graphgear 500 e Graph 600.

A borracha proporciona maior sensação de suavidade que as comuns, visto que sua fórmula Hi Polymer faz com que as partículas fiquem unidas.

E então, agora que você sabe tudo sobre lapiseiras e os modelos disponíveis da loja da Dezáina, basta escolher a que mais atende suas necessidades.

Esperamos ter ajudado e até a próxima!

2 Comentários
  1. Gustavo Woltmann Diz

    É muito bom esse artigo, muito bem explicado.

    1. Fábio Sevá Diz

      Obrigado Gustavo! Continue acompanhando o blog para saber mais! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais