Entrevista com Kid Ocelos, o artista do Fly

O carismático Kid Ocelos é ilustrador, pescador, apresentador de TV e comedor de insetos. Hoje, ele viaja o mundo praticando fly fishing e registrando suas experiências em seus sketchbooks (com Copic, claro!). Confira essa rápida entrevista que fizemos com ele.

O carismático Kid Ocelos é ilustrador, pescador, apresentador de TV e comedor de insetos. Hoje, ele viaja o mundo praticando fly fishing e registrando suas experiências em seus sketchbooks (com Copic, claro!). Confira essa rápida entrevista que fizemos com ele. 
 
 
Quem surgiu primeiro, o Kid Ocelos ilustrador ou o Kid Ocelos pescador?
Seguramente, o Ilustrador nasceu primeiro. Minha mãe conta que eu era apenas um “alevino” e já queria papel e lápis de cor aoinvés de brinquedos. Mais tarde, mais ou menos na metade dos anos 90, descobri a pesca. Juntei as duas atividades e por volta de 1994 tudo começou.
 
Seu estúdio de ilustração atendia diversos mercados, mas foi pioneiro em se especializar no mercado da pesca no Brasil. Conte pra nós como foi esse início.
A ideia de unir meus conhecimentos em ilustração publicitária e design gráfico à pesca esportiva surgiu quando percebi que os trabalhos de ilustração e criação de logos nesta área eram bem fracos. Via imagens tiradas da internet sem autorização ou com peixes que não eram brasileiros. Daí vi que poderia entrar com meus conhecimentos de pescador, preenchendo esse vazio no mercado. Levei para o trabalho meu estilo, adaptado aos nossos peixes e às nossas situações de pesca, e aí BUMMM!!! Hoje em dia, muitos logotipos e ilustrações desse mercado são feitos por mim.
 
 
Como foi a ida para o fly fishing e depois para a FishTV?
O fly fishing [a técnica pioneira no uso de iscas artificiais, considerada também a mais artística da pesca] entrou na minha vida em 1990 ao ver o Rubinho de Almeida Prado na TV e na revista. Três anos depois, arrumei um equipamento e entrei nesse maravilhoso estilo de vida que é a pesca com moscas. O convite da Fish TV veio em 2010 quando eu estava saindo da revista Pesca e Companhia, onde cuidava de toda ilustração editorial, pra ir outra. Encarei como um prêmio pessoal pela minha dedicação e trabalho. Hoje tenho mais de 116 programas gravados e exibidos na Fish TV e o primeiro programa exclusivo de fly fishing na TV brasileira. 
 
Qual foi sua pior experiência na pesca e na ilustração?
Minha pior experiência na pesca foi a dificuldade de achar conhecimento de fly nos anos 90 seguido da descrença de muitos pela modalidade, tida como elitista. Felizmente isso mudou muito. Já na ilustração, a maior dificuldade foi conseguir receber um valor justo pelo meu trabalho. Que ilustrador nunca ouviu: “Mas tudo isso é por um desenho?
 
Kid Ocelos no estande da FishTV durante a Feipesca 2016
 
Conte pra gente sobre seu hábito de comer insetos.
Eu gosto muito, e vejo como uma alternativa extremante funcional para a raça humana e sua existência no planeta. Há muita gente, pouca comida e, se deixar, tudo vai virar pasto. Não dá mesmo. Mas se abrirmos nossas mentes e bocas, veremos que são só bichinhos que voam, saltam e pulam e que podem ser comidos. É uma maneira de experimentar um sabor novo. Mas ainda esbarramos na barreira cultural e pessoal. Minha mulher e minha filha não se amarram muito nesse meu hábito evolucionista, mas vamos trabalhando isso.
 
Hoje, você viaja o mundo com a liberdade de imprimir seu estilo no trabalho como ilustrador e apresentador. Termina por aí?
Fui um filho obediente e sempre fiz tudo que minha mãe falava. Lógico que estudar nunca foi meu forte, mas desenhar foi a válvula de escape e meu mundo preferido. Pude me sustentar com isso há mais de 25 anos e digo que morrerei desenhando. Sempre me dediquei e busquei essa ligação com a pesca, e consegui somar definitivamente minhas paixões. Quando pesco guardo boas lembranças pra desenhar e quando desenho lembro das minhas pescarias! Penso singelamente que também já fiz minha contribuição para fomentar o fly fishing no Brasil. Isso é uma vitória, mas ainda quero mais.
 
Você pode conferir um pouco mais do trabalho do Kid no programa Na Pegada do Fly, todas às sextas-feiras às 22:00 no Canal 58 (Net/ClaroTV). Também é possível assistir às temporadas anteriores do programa no site da FishTV. 

https://www.facebook.com/kidocelos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais