Há alguns meses, procurávamos por uma tinta que complementasse as aquarelas disponíveis na loja. Como sabem, temos paixão por materiais artísticos japoneses. E foi lá que encontramos a guache acrílica Turner Acryl Gouache.
Antes de mais nada, delicie-se com o vídeo do teste.
O que é guache acrílica?
Tecnicamente, é uma tinta acrílica fosca, mas que une algumas características da guache com características da acrílica.
Primeiramente, vem a altíssima opacidade e o acabamento fosco da guache. Com a diluição indicada (2:1) é muito fácil sobrepor superfícies escuras. A textura final também esconde as pinceladas, deixando um acabamento 100% uniforme.
Em seguida, vem a aderência em diversas superfícies da acrílica e também a resistência à água. Diferentemente da guache comum, que pode ser sempre reativada com água, a Turner Acryl Gouache não vai dissolver depois de seca, permitindo customizar quase tudo, e sobrepor infinitas camadas de cor.
Com o intuito de mostrar essas diferenças, fizemos um comparativo com a Guache Profissional Royal Talens e a Acrílica Fosca Acrylex. Na época desse post, ainda não tínhamos a Guache Profissional da Turner na loja. Agora já temos e esperamos fazer esse comparativo em breve.
Qual a diferença da guache acrílica para outras tintas?
Para cada tinta fizemos um teste SEM diluição (com o pincel direto na tinta), e outro COM a diluição recomendada em água.
Primeiramente já notamos que a guache Talens e a Turner Acryl Gouache são bem mais espessas quando aplicadas sem diluição. Dessa maneira, também são mais opacas que a tinta Acrílica Fosca Acrylex. Porém, após seca, a Turner tem menos chance de craquelar que a guache comum.
Por outro lado, com a diluição recomendada em água, a fluidez de todas as tintas atinge o ponto ideal. E é nesse momento que a guache acrílica da Turner revela seu potencial. Repare na opacidade e uniformidade do acabamento. Segundo a fábrica, isso acontece porque a Turner utiliza a máxima proporção possível de pigmento x aglutinante em sua formulação. Comparada à acrílica fosca, a Turner tem mais fluidez, é menos plástica, mais opaca e com menor color shift (a cor final é mais próxima da cor úmida que sai do tubo).
Com a finalidade de mostrar a reativação após a secagem, fizemos o teste com água em todas elas. É possível ver na imagem como a guache dissolve em relação às acrílicas, que permanecem intactas.
Superfícies para usar guache acrílica
Surpreendentemente, a Turner Acryl Guache proporciona um excelente resultado em qualquer superfície, como:
- Papel
- Tela
- Madeira
- Tecido
- Cerâmica
- Couro
- Plástico
- Pedra
- Metal
Obviamente, é necessário testar antes de realizar seu projeto. E, eventualmente, vale usar um primer para aumentar a aderência (temos opções para vidro, madeira, metal e tecido aqui). E, caso o seu projeto exija grande quantidade de tinta, algumas cores possuem tubos de 100ml.
Vantagens
Uma tinta pra (quase) tudo: sem dúvida nenhuma, a maior vantagem da Turner Acryl Gouache é a versatilidade. Em síntese, é uma tinta que faz tudo muito bem e se adapta a qualquer necessidade criativa. Aprenda a lidar com ela e provavelmente você não vai usar muitas outras tintas. Talvez uma aquarela, como no próximo tópico.
Uso em técnicas mistas: uma vez que a guache acrílica seca e não dilui mais com água, ela é um acompanhamento perfeito para técnicas mistas aguadas. Similarmente, um dos meus artistas favoritos (James Gurney) recomenda a guache acrílica como forma de controlar a opacidade na aquarela. Por exemplo, quando você erra um contorno pode passar a guache acrílica para corrigir e depois aquarelar por cima novamente.
Excelente para trabalhar com digital: sem dúvida, o aspecto totalmente fosco da Turner Acryl Gouache é um ponto positivo pra quem vai escanear ou fotografar o trabalho. Dessa forma, as cores ficam lindas e sem interferência de brilhos pra edição no ambiente digital.
Desvantagens
Principalmente para quem nunca trabalhou com acrílica, o uso da Turner Acryl Gouache pode ser desafiador. Visto que a tinta seca muito rápido na paleta é necessário mantê-la úmida com um spray borrifador ou paleta úmida. Uma vez que a tinta é de difícil remoção, sua paleta também pode, eventualmente, ficar suja. Para isso, a Turner também criou um removedor ecológico.
Contudo, como produto importado, a Turner está sujeita aos tributos do “custo Brasil”. Felizmente, o alto rendimento acaba compensando, e o preço é bem razoável em relação a outras marcas importadas.
Uma coisa é certa, se você chegou até aqui pode ter certeza de que vai gostar da Turner Acryl Gouache. São muitas opções de cores e kits. Veja aqui:
Enfim, espero que tenha gostado. Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários. Será um prazer responder!