O que é Guache Acrílica e quais as diferenças para outras tintas

Abordamos as diferenças da Guache Acrílica para a guache profissional e acrílica fosca, e as razões que nos deixaram apaixonados por essa tinta.

Há alguns meses, procurávamos por uma tinta que complementasse as aquarelas disponíveis na loja. Como sabem, temos paixão por materiais artísticos japoneses. E foi lá que encontramos a guache acrílica Turner Acryl Gouache.

Antes de mais nada, delicie-se com o vídeo do teste.

O que é guache acrílica?

Tecnicamente, é uma tinta acrílica fosca, mas que une algumas características da guache com características da acrílica.

Primeiramente, vem a altíssima opacidade e o acabamento fosco da guache. Com a diluição indicada (2:1) é muito fácil sobrepor superfícies escuras. A textura final também esconde as pinceladas, deixando um acabamento 100% uniforme.

Em seguida, vem a aderência em diversas superfícies da acrílica e também a resistência à água. Diferentemente da guache comum, que pode ser sempre reativada com água, a Turner Acryl Gouache não vai dissolver depois de seca, permitindo customizar quase tudo, e sobrepor infinitas camadas de cor.

Com o intuito de mostrar essas diferenças, fizemos um comparativo com a Guache Profissional Royal Talens e a Acrílica Fosca Acrylex. Na época desse post, ainda não tínhamos a Guache Profissional da Turner na loja. Agora já temos e esperamos fazer esse comparativo em breve.

Qual a diferença da guache acrílica para outras tintas?

Para cada tinta fizemos um teste SEM diluição (com o pincel direto na tinta), e outro COM a diluição recomendada em água.

guache acrílica

Primeiramente já notamos que a guache Talens e a Turner Acryl Gouache são bem mais espessas quando aplicadas sem diluição. Dessa maneira, também são mais opacas que a tinta Acrílica Fosca Acrylex. Porém, após seca, a Turner tem menos chance de craquelar que a guache comum.

Por outro lado, com a diluição recomendada em água, a fluidez de todas as tintas atinge o ponto ideal. E é nesse momento que a guache acrílica da Turner revela seu potencial. Repare na opacidade e uniformidade do acabamento. Segundo a fábrica, isso acontece porque a Turner utiliza a máxima proporção possível de pigmento x aglutinante em sua formulação. Comparada à acrílica fosca, a Turner tem mais fluidez, é menos plástica, mais opaca e com menor color shift (a cor final é mais próxima da cor úmida que sai do tubo).

guache acrílica

Com a finalidade de mostrar a reativação após a secagem, fizemos o teste com água em todas elas. É possível ver na imagem como a guache dissolve em relação às acrílicas, que permanecem intactas.

Superfícies para usar guache acrílica

Surpreendentemente, a Turner Acryl Guache proporciona um excelente resultado em qualquer superfície, como:

  • Papel
  • Tela
  • Madeira
  • Tecido
  • Cerâmica
  • Couro
  • Plástico
  • Pedra
  • Metal

Obviamente, é necessário testar antes de realizar seu projeto. E, eventualmente, vale usar um primer para aumentar a aderência (temos opções para vidro, madeira, metal e tecido aqui). E, caso o seu projeto exija grande quantidade de tinta, algumas cores possuem tubos de 100ml.

Vantagens

Uma tinta pra (quase) tudo: sem dúvida nenhuma, a maior vantagem da Turner Acryl Gouache é a versatilidade. Em síntese, é uma tinta que faz tudo muito bem e se adapta a qualquer necessidade criativa. Aprenda a lidar com ela e provavelmente você não vai usar muitas outras tintas. Talvez uma aquarela, como no próximo tópico.

Uso em técnicas mistas: uma vez que a guache acrílica seca e não dilui mais com água, ela é um acompanhamento perfeito para técnicas mistas aguadas. Similarmente, um dos meus artistas favoritos (James Gurney) recomenda a guache acrílica como forma de controlar a opacidade na aquarela. Por exemplo, quando você erra um contorno pode passar a guache acrílica para corrigir e depois aquarelar por cima novamente.

Excelente para trabalhar com digital: sem dúvida, o aspecto totalmente fosco da Turner Acryl Gouache é um ponto positivo pra quem vai escanear ou fotografar o trabalho. Dessa forma, as cores ficam lindas e sem interferência de brilhos pra edição no ambiente digital.

Desvantagens

Principalmente para quem nunca trabalhou com acrílica, o uso da Turner Acryl Gouache pode ser desafiador. Visto que a tinta seca muito rápido na paleta é necessário mantê-la úmida com um spray borrifador ou paleta úmida. Uma vez que a tinta é de difícil remoção, sua paleta também pode, eventualmente, ficar suja. Para isso, a Turner também criou um removedor ecológico.

Contudo, como produto importado, a Turner está sujeita aos tributos do “custo Brasil”. Felizmente, o alto rendimento acaba compensando, e o preço é bem razoável em relação a outras marcas importadas.

Uma coisa é certa, se você chegou até aqui pode ter certeza de que vai gostar da Turner Acryl Gouache. São muitas opções de cores e kits. Veja aqui:

Turner Acryl Gouache

Kits Turner Acryl Gouache

Avulsas

Pastel

Metálicas

NeonGrayish (acinzentadas)


Pearl (perolizadas)

Enfim, espero que tenha gostado. Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários. Será um prazer responder!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais