Equilíbrio e movimento: Tutorial Croqui de moda 1

Para os amantes de moda, todo o processo de construção de um croqui de moda com a Cris Mendes. Parte 1: Equilíbrio e Movimento.

Olá, Dezáinas! Bom, se vocês já amaram os outros tutoriais de moda, respira fundo que vamos ver agora todo o processo de construção de um croqui de moda, desde o desenho até a colorização. Como sempre, se você fala de Copic aqui a Cris Mendes sempre está no meio. Desta vez, ela compartilha muito mais de seu conhecimento de desenho de moda. O primeiro tutorial é sobre Equilíbrio e Movimento. Sendo assim, toda a base para a construção do desenho de moda precisa desses elementos para entregar todas as características desse desenho.

Chegou a hora, preparados? Então vamos lá.

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

Equilíbrio e movimento em partes

Vamos explicar de maneira separada cada um dos elementos para que você possa entender de uma vez por todas e criar diferentes tipos de croqui.

Linha de Equilíbrio

Para começar o desenho de moda, a Cris, que é professora, nos passou várias considerações que devemos ter antes de partir para o desenho de fato. Uma delas é a Linha de Equilíbrio, que sempre deve ser considerada para que o desenho ~obviamente~ fique equilibrado, principalmente no sentido de não parecer que a pessoa retratada está caindo.

1. Delimitando o espaço

Para fazê-la, basta desenhar dois riscos na extremidade da folha para saber onde o croqui vai começar e terminar, e depois, fazer uma linha unindo esses dois pontos.

O começo do equilíbrio e movimento

2. Mensurando o Croqui

Em seguida, a Cris começa a ver o tamanho da cabeça do croqui. Quando ela faz em um papel A4, ela geralmente faz a medida de dois dedos. Após a mensuração, ela marca da ponta do lápis até a medida com a unha.

mensurando o croqui para o equilíbrio e movimento

Com essa medida, ela vai replicando até ter nove espaços com esse tamanho.

Mas o que seriam esses espaços? Essas são as representações da proporção de 9 cabeças no desenho de moda.

Para quem não conhece, ao representar a figura humana em desenho, há a proporção de tamanho de 7 1/2 cabeças de altura em nosso corpo. Porém, no croqui de moda, a representação é feita com a proporção de 9 cabeças, para ficar mais alongado. Isso se dá pelo fato de transmitir mais elegância, mostrar melhor os detalhes das roupas e também lembrar a altura das modelos nas passarelas.
mensurando o croqui como um todo

3. A cabeça do croqui

Antes de criar o movimento, a Cris faz a cabeça, para que ela dite todo o direcionamento do corpo também. Nesse caso, a cabeça ficará reta.

Para o desenho dela, é simples, a Cris faz 2 elipses, uma maior e a outra menor e as une nas laterais, como mostra no desenho.

desenhando a cabeça do croqui

Para a largura dos ombros, a Cris usa a medida da metade da cabeça para o lado de fora. Obs: Para o pescoço, ela faz o desenho de outra bolinha abaixo da cabeça, pois todas as articulações ela faz o rascunho com uma bolinha.

ombros do croqui

Movimento

Como vimos antes, a linha de equilíbrio é o que dá equilíbrio ao corpo. Agora, o movimento se dá pelo eixo frontal, como se fosse uma “coluna” de todo o croqui. Então, se você tira o eixo frontal da linha de equilíbrio, você dá movimento a ele.

criando o movimento

A partir desse eixo, é colocado as principais linhas do corpo: ombro, busto, cintura e quadril. E lembrando, que essas linhas então, seguem o eixo frontal, pois o movimento afeta a todas elas.

finalizando o equilíbrio e movimento

E pronto, a partir daqui você já pode dar início ao desenho do corpo do croqui. Mas isso é assunto para o outro post! A segunda parte você encontra em Tutorial de Croqui de moda 2: Construção da figura.

E então, gostou de aprender sobre equilíbrio e movimento? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais