Dicas de como fazer pintura usando café
Coffee Art ou pintura com café
Café e criatividade andam lado a lado. O aroma inspirador e a cafeína são como combustíveis para os momentos criativos. Nesse artigo resolvi compartilhar dicas de como fazer pintura usando café pra você começar agora mesmo.
Você provavelmente sabe que café e criatividade andam lado a lado, pois o aroma inspirador e a cafeína são como combustíveis para momentos criativos. Mas o que você talvez não saiba é que tendo café e alguns poucos materiais de pintura é possível fazer artes lindas como aquarela. Nesse artigo resolvi compartilhar com vocês as melhores dicas de como fazer pintura usando café.
Materiais necessários para pintura com café:
- Café
- Água
- Papel
- Pincéis
- Toalha de papel ou de pano
- Recipientes para as misturas
De todos os materiais citados acima, reserve uma atenção especial ao papel. Uma vez que a técnica utiliza grande quantidade de água, o ideal é utilizar um papel próprio para aquarela. Temos diversas opções na loja que vão desde papéis mais simples, até os 100% algodão, usados por aquarelistas experientes. Se não souber qual escolher, vá no Canson Montval, que tem um excelente custo benefício.
Preparando o café para pintura
Antes de mais nada, saiba que quaisquer marcas ou tipos de cafés podem ser usados como tinta.
Nos meus primeiros testes, usei um café coado bem forte, mas logo no início da pintura achei que a mistura final não ficou tão intensa quanto gostaria, e precisei fazer muitas camadas para atingir o resultado desejado.
Já num segundo momento, usei café solúvel seguindo a receita fornecida pelo Tito Ferrara com algumas pequenas adaptações, e o resultado foi bem mais satisfatório.
Para preparar a tinta com o café solúvel, siga a receita abaixo:
- Em uma panela pequena, dissolva 4 colheres de sopa de café solúvel em 100ml de água.
- Leve ao fogo baixo por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que o líquido adquira uma consistência caramelada.
- Quando terminar, despeje o conteúdo da panela em duas xícaras, dividindo por igual.
- Em uma das xícaras, adicione 100ml de água.
- Por fim, adicione também 100ml de água na mesma panela que preparou o café. Misture um pouco, e despeje em uma terceira xícara.
- Pronto! Agora você já deve ter 3 intensidades diferentes de tinta.
Dica de pintura para os iniciantes
Para quem está se aventurando com água e tinta pelas primeiras vezes, lidar com a fluidez e com falta de controle do líquido sobre o papel pode parecer assustador. Você passa a se preocupar tanto com o medo de errar que não consegue aproveitar o processo.
Comigo foi assim por muito tempo. Até que em 2018 fiz um curso com o Lucas Paulucci que abriu minha mente e deixou minha relação com água e tinta literalmente mais fluida. As dicas usando aquarela valem também para pintura com café.
O processo que aprendi consiste em trabalhar o desenho em 3 camadas, e pra facilitar – e eu garanto que você nunca vai esquecer – ele dava um nome alusivo à proporção da mistura água x tinta de cada uma delas:
- A primeira camada é chamada de chá, ou seja, bem diluída. Muita água e pouca tinta.
- A segunda camada é chamada de leite, pois tem uma consistência parecida com leite. Diria que em uma proporção equivalente de água e tinta.
- E por fim, a última camada, chamada de mel, ou seja, bem viscosa. Geralmente, extraindo a tinta diretamente do tubo ou com pouquíssima quantidade de água.
As 3 misturas que fizemos na preparação de nossa tinta com café fazem alusão à essa mesma técnica do chá, leite e mel.

Passo a passo de uma pintura usando café
Com tudo pronto, é só seguir o processo:
1. Esboço

2. Base

3. Primeira camada (chá)

4. Segunda camada (leite)

5. Terceira camada (mel)

6. Finalização

Outras informações importantes pra finalizar.
- Se quiser agilizar o processo de secagem entre uma camada e outra, você pode utilizar um secador de cabelo.
- Ao terminar, passe um verniz spray para proteger sua arte.
- Nunca pinte com o café adoçado, pois pode atrair insetos indesejados.
Quer ver mais dicas de como fazer pintura usando café?
- Veja esse artigo com 7 Artistas que pintam com café em diversos estilos e técnicas.
- Veja também as postagens do Tito Ferrara em seu perfil do Instagram clicando aqui. Tem vídeo mostrando todo o passo a passo. 😉
Espero que tenha gostado! Até a próxima!
Fiz o meu usando o café em pó misturado com a água somente como se fosse uma “aquarela em po” achei l resultado bem interessante
Fica legal também. Dependendo da mistura, fica uma textura do pó bem interessante. Só não esquecer de passar um verniz no final pra fixar bem. 😉
Aprende-se bastante quando se sabe aproveitar as dicas que, por sinal, foram além da pintura com café. Um abraço.
Valeu! Aprendi muita coisa online e por isso sempre tento colocar um conteúdo relevante por aqui. Abraços!
Gostei demais! Vou tentar aqui. Fiz com café coado mas fica muito fraco e precisei de muito mais camadas
Sim! O primeiro que fiz foi coado e sofri com isso. Demorei demais esperando secar entre as camadas e não ficou com o contraste que eu queria. Essa dica me salvou! Depois conta como foi. 😉