Dicas para fazer Sketch de Design de produtos

Antes de começar o Rendering de produtos, o Adonis Alcici, nosso novo convidado, mostra dicas que facilitam para fazer o rascunho de Design de produto. Vem ver!

Hey Dezáinas!

 

Aqui a gente não para! Com vocês, mais uma temporada de tutoriais. Dessa vez é ~tambores..~ Rendering de produtos!

Mas calma, para quem não está familiarizado, o “Rendering”, ou renderização, é a técnica de ilustração usada para simular texturas, materiais e a qualidade de finalização de uma peça ou produto. Ou seja, tornar o desenho de produto ainda mais real na apresentação do projeto.

 

Para essa missão, convidamos o artista plástico, designer gráfico e de produtos, @AdonisAlcici para compartilhar seus segredos na entrega de ótimos projetos feitos a mão!

 

Antes de começar a aplicação das técnicas e texturas, o Adonis sempre faz um sketch (rascunho) rápido. A função do sketch é apenas direcionar o desenho. Antes de começar o desenho, use imagens para criar referências das formas.


Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial e todo o passo a passo:


Para começar, o Adonis opta por fazer o sketch com lápis de cor, nesses exemplos ele usa o lápis Derwent Artist na cor “Gunmetal 6900”. Nessa etapa você pode usar o que você se sentir melhor. A única dica do Adonis é não começar com caneta esferográfica porque com a Copic depois ela vai borrar. Canetas para finalização ele usa após a colorização dos marcadores.


As dicas para o desenho:

1) Para ajudar na SIMETRIA de produtos, quando for um sketch solto (sem uso de medidas reais) faça uma linha guia central. Pois você consegue ver como se fosse um espelhamento entre os dois lados. Outra dica é olhar de ponta cabeça.




2)Essa sem dúvidas é a maior dica: mantenha sempre seu punho travado! Com o pulso firme, você consegue fazer linhas retas com mais firmeza e sem régua. A dica é travar o punho e mexer apenas o cotovelo e o ombro. Mas não se preocupe que nas primeiras tentativas é normal sentir mais dificuldade, é uma questão de prática, só o Adonis tem 13 anos de experiência, então.. #QuemAcreditaSempreAlcança.




3)Crie os volumes aos poucos, principalmente de superfícies que você sabe que serão transparentes e/ou translúcidas, como vidros.




4)Concentre-se nas formas, como falamos antes, não se perca na essência de um sketch, ele é um rascunho. Então faça apenas as formas, os detalhes ficam para o rendering.




Bom pessoal, esperamos que com essas 4 dicas vocês já consigam a fazer seus esboços. Preparem-se que na próxima semana já começamos as técnicas de Rendering.


#DezainaOndeCompra?

Veja todos os materiais usados aqui:

Copic Sketch Avulsa


Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais