Desenhos kawaii: destrinchamos esse universo

Mesmo que nunca tenho ouvido falar desse nome, com certeza já se deparou com desenhos kawaii por aí. Hoje, é impossível negar sua influência.

Mesmo que nunca tenho ouvido falar desse nome, com certeza já se deparou com desenhos kawaii (pronuncia-se cauaí) por aí. O termo, de origem japonesa, já está amplamente inserido na cultura pop e suas derivações podem ser vistas por todo o mundo. Então, vamos mergulhar nesse assunto? Confira no artigo.

O que significa kawaii?

Não existe uma tradução literal, mas significa que alguma pessoa ou personagem é fofa, adorável ou meiga, com uma inocência ou vulnerabilidade infantil. No entanto, é um adjetivo associado também à objetos, roupas, animais, acessórios e até a um determinado tipo de comportamento.

A origem do termo kawaii é da Era Taisho (1912-1926), uma vez que foi nesse período que a palavra kawayushi apareceu pela primeira vez no dicionário (e significa tímido, patético, vulnerável, amável, pequeno).

Outros dizem que a origem da palavra é Chinesa, visto que eles utilizam o mesmo kanji 可爱 para se referir à palavra fofura. Contudo, a forma mais aceita é que kawaii é, na verdade, um neologismo que ganhou amplo significado na década de 70.

A origem do fenômeno kawaii

Hoje em dia, o conceito de kawaii como conhecemos vai além do “fofinho”. Ele é, sem dúvida, um fenômeno, e está presente na arte, moda, publicidade, entretenimento, gastronomia, comércio e no comportamento mundo afora.

O crescimento tem origem, principalmente, no pós-guerra Japonês. De acordo com alguns estudiosos, devido à derrota e ao trauma, o País se rendeu à própria vulnerabilidade em uma ampla mudança comportamental. O kawaii se tornou reflexo de um desejo por proteção e cuidado.

Ao mesmo tempo, a mulher ganhava um novo espaço na sociedade Japonesa, e os mangás para meninas (shoujo-manga) cresciam em popularidade. Assim, diversas autoras e autores passaram a retratar personagens delicadas, porém com garra e espírito aventureiro. 

Assim, um nova forma de expressão influenciava o comportamento dos jovens e, com intuito de estabelecer uma relação mais próxima com esse público, muitas empresas adoraram elementos do estilo em seus produtos e comunicação. Jornais, revistas, anúncios e lojas eram inundados pelo kawaii, que se destacava em meio ao duro do final do século XX. 

E não demorou para que ele fosse adotado também no Ocidente. Foi nesta época, por exemplo, que surgiu a Hello Kitty, o maior ícone desse universo.

desenhos kawaii
Hello Kitty ao longo do tempo. O maior ícone da cultura kawaii.

Quais os tipos de desenhos kawaii?

Kimo Kawaii

kimo kawaii é uma mistura da temática kawaii com elementos de suspense e terror. O contraste entre os dois mundos chama muita atenção e cria uma atmosfera bastante interessante. É um estilo que exerce bastante influência aos doodles e street art também.

kodama
Os kodama, os simpáticos espíritos que habitam as árvores na animação Princesa Mononoke, do Studio Ghibli.

Guro Kawaii

O guro kawaii é muito parecido com o kimo kawaii, no entanto, acrescido sangue e horror. Fez muito sucesso há alguns anos com o vídeo Dumb Ways to Die ou com a série Happy Three Friends, lembra?

Yuru Kawaii

Yuru Kawaii é talvez seja o mais famoso, influente e aceito de todos. É o kawaii calmo, relaxante e leve. Como os populares Rilakkuna, Gudetama e outros personagens como Totoro.

gudetama
Gudetama, a gema de ovo mole e… preguiçosa.

Busu Kawaii

Vem da palavra busaiku (feio, desagradável). Apesar da subjetividade do julgamento, é o feio ao ponto de ser fofo.

desenhos kawaii
Busu Kawaii Dog

Yume Kawaii

Yume vem da palavra sonho e, geralmente, retrata em cores pastéis ambientes mágicos, doces, unicórnios, e fadas.

Yume kawaii
Exemplos do yume kawaii, com a leveza das suas cores.

Como fazer desenhos kawaii?

Embora muitas pessoas definam kawaii como um estilo único, já deu pra entender que trata-se de uma série de características que, em conjunto, trazem essa aparente inocência infantil ao desenho. Dois dos caminhos mais fáceis e óbvios para fazer desenhos kawaii são as chamadas Kawaii Faces e os Chibi.

Kawaii faces 

Em resumo, são linhas e formas simples que definem a expressão do personagem. Ao passo que, adicionando outra forma simples para definir o corpo, está pronto seu desenho. Olhe a sua volta! Depois de um ovo mole, qualquer coisa pode ser kawaii, não é mesmo? Ah! E sinta-se à vontade para copiar essas expressões pois, como você pode aprender aqui, não será plágio.

desenhos kawaii
Exemplos de “kawaii faces”. Uma busca pelo termo no Google e você terá uma infinidade de expressões como essas do Freepik.

Chibi 

Chibi é o termo dado ao estilo de mangá com personagens de corpo pequeno e cabeça grande. Como resultado, a aparência infantil do desenho é quase sempre kawaii. A Monica Yugi, que já contribui conosco em um artigo sobre Copic, dá a dica de como desenhar chibi.

A influência dos desenhos kawaii na nossa cultura

De fato, o kawaii extrapolou as barreiras do anime e do mangá para fazer parte da cultura pop. Mais do que isso, seu foco não está apenas em crianças e adolescentes. Como você pode ver nos trabalhos abaixo, o universo criativo respira kawaii

 

Takashi Murakami

Com toda a certeza, o renomado artista Japonês Takashi Murakami é um belo exemplo de como o kawaii quebrou barreiras no mundo da arte. Sua obra mais famosa, Kaikai Kiki, é uma flor bem ao estilo.

Takashi Murakami
Takashi Murakami

Funko Pop!

Decerto, é quase impossível falar de cultura pop, colecionismo ou action figure sem citar a série Pop! da Funko. Embora tenham personagens licenciados nas mais variadas franquias possíveis, é o estilo kawaii que os une.

pop funk
Funko Pop! Disney. É mais fofinho assim ou o original?

FriendsWithYou

Apesar de apresentar um visual inocente, o coletivo de arte de Samuel Albert Borkson e Arturo Sandoval III busca redefinir a espiritualidade, rituais e religião de forma moderna e conectada. Deu certo, e suas artes estão presentes de shows de grandes artistas, a coleções de moda e séries do Netflix.

J. Balvin
Show do J. Balvin com cenografia do Friends With You.
Friends with you
Coleção Stacey Bendett x Friends With You
vera e o reino do arco iris
A animação Vera e o Reino do Arco Íris, inspirada na arte do coletivo FriendsWithYou

Vexx Art

O artista e YouTuber belga Vince Okerman, também conhecido como Vexx, produz desenhos, acima de tudo, com grande influência do universo kawaii. Veja neste artigo a dica dele para ter muitas cores com poucas canetas.

Vexx
A arte do Vexx, artista e YouTuber com quase 3 milhões de fãs.

E aí, ficou com vontade de fazer um desenho kawaii? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais