Posso desenhar a partir de fotos?

Já falamos aqui no nosso blog sobre plágio e direito autoral, mas no post de hoje viemos complementar um pouco mais, visto que sempre surgem dúvidas sobre isso. Principalmente ao desenhar a partir de fotos e você produzir uma obra linda, mas não saber muito bem o que pode ou não fazer com ela, né? Portanto, continue lendo o post de hoje e entenda de uma vez por todas!

O que é o direito autoral?

Bom, pra começar, é importante lembrar que as leis de direitos autorais não são as mesmas em todos os países, mas ainda assim, existem muitas coisas em comum entre grande parte deles. Com um pouco de noção sobre o que pode ou não fazer, você já vai se sentir mais seguro para compartilhar suas artes sem correr o risco de ser processado.

Sendo assim, o direito autoral é aplicável a todas as obras de propriedade intelectual, como música, fotografia, desenho, pintura e tudo o que foi criado por alguém. Além disso, ele protege a obra por até 70 anos após a morte do autor. Depois disso ela se torna de domínio público, podendo ser usada por quem e como a pessoa quiser.

Já a propriedade intelectual não precisa de registro, pois o direito do autor sobre ela começa a partir da aplicação em um meio de reprodução tangível. Ou seja, aqui não importa quem teve a ideia primeiro, mas sim quem primeiro desenhou, gravou, filmou, etc. Por exemplo, se você criou um personagem hoje, desenhou e tem como provar, está tudo bem! Se surgir algo muito parecido com isso amanhã, você está protegido pela lei de direito autoral.

As imagens na internet estão em domínio público?

Não há como afirmar com toda a certeza, pois não é porque uma imagem está na internet que ela é pública. Grande parte das imagens foram feitas por alguém e se você produzir ela parcial ou completamente, manipular, utilizar em seu site ou qualquer tipo de material impresso, você está utilizando a obra de outro artista sem a sua permissão.

desenhar a partir de fotos
Foto: Glen Carrie / Essa é uma foto de domínio público, mas ainda assim, não custa nada dar os créditos, né?

Então, sentimos muito em dizer, mas sim, ele pode te processar por isso. Contudo, isso é um pouco mais complexo, visto que as pessoas não saem processando todo mundo por conta disso normalmente. Afinal, se você está desenhando para estudar e praticar, não obtendo nenhum lucro direto com esses desenhos, não precisa de uma autorização formal do fotografo. Contudo, é de bom grado, caso você publique esse trabalho, pedir permissão ao dono da foto além de citar suas fontes de referência.

Agora, caso você queira utilizar o desenho de maneira comercial, enviá-lo para concursos, vender print ou qualquer coisa que acabe envolvendo lucro, você precisa obter a permissão forma do fotógrafo, deixando bem claro para que fins você pode utilizar a arte.

Atenção para desenhar a partir de fotos!

Ainda que você faça alguns desenhos apenas para vender na sua cidade e saiba que o artista nunca vai descobrir, é importante deixar claro que isso é crime. Utilizar a criação de outra pessoa afirmando ser um trabalho criativo seu é roubo. Então, por mais que ele nunca saiba sobre isso e você não sofra nenhuma consequência, isso continua sendo ilegal.

 

E desenhar a partir de fotos?

Nesse caso, se você usou algum detalhe em sua arte característico apenas daquela fotografia, você continua não podendo vender a arte. Contudo, não é preciso se preocupar tanto assim. Por mais que o mais fácil seja uma foto perfeita para utilizar de referência, isso acaba tirando o propósito da arte, que é criar. Portanto, o ideal é utilizar fotografias profissionais para praticar. Mas, quando for criar suas próprias ilustrações, busque referências em mais de uma imagem para criar sua própria arte.

desenho por fotos
Foto: Thiago Barletta

Hoje em dia é muito mais fácil encontrar imagens de referências e que você até mesmo pode usar comercialmente se solicitar para o autor. Uma boa dica é utilizar a seção de stock imagens do DeviantArt e o Creative Commons.

Então, para resumir, lembre-se: Se usar referência, sempre cite a fonte; quando publicar, peça permissão antes ao fotógrafo, e se for vendes, peça autorização por escrito. É importante se colocar no lugar da pessoa que produziu determinada arte. Então, pedir a permissão antes de fazer qualquer coisa é um ato profissional e de respeito.

Foto de Anthony Shkraba no Pexels

E então, o que achou do post de hoje? Você sabia sobre todas essas questões envolvidas em desenho a partir de fotos? Deixe aqui nos comentários sugestões ou dúvidas para que possamos elaborar ainda mais conteúdos para vocês.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais