Croqui: o que é? Pra que serve? Quais os tipos?

Definições, história do croqui, exemplos, pra que serve. Neste artigo trago um panorama geral sobre croqui de moda, arquitetura e design e sua aplicação.

A palavra croqui vem do francês croquis e significa simplesmente esboço ou sketch.

Geralmente feito à mão e com traços soltos, o croqui é um desenho rápido que representa os aspectos gerais de uma ideia.

Para que serve um croqui?

Tradicionalmente, é no croqui que o artista ou designer passa para o papel os conceitos preliminares de uma obra. Posteriormente, esses conceitos são trabalhados em maior nível de detalhes em um ilustração, pintura ou projeto.

O croqui é o resumo visual de uma ideia

croqui
SESC Pompéia por Lina Bo Bardi. À esquerda o croqui, e a obra final à direita | © Nelson Kon

A história do croqui

Uma vez que o desenho é quase tão antigo quanto a própria humanidade, é difícil determinar uma data exata do surgimento do croqui. No entanto, alguns autores, defendem que o entendimento que temos hoje tomou forma durante o século XV.

Nos grandes ateliês criativos de Florença, eles serviam tanto ao propósito de investigar ideias, quanto elemento educativo aos garzone (aprendizes dos grandes mestres). Garantindo, assim, a formação e preservação da tradição de uma oficina individual.

croqui
Estudos do pintor Raphael Sanzio para a Madonna Terranuova | Google Arts & Culture

Contudo, somente à partir do século 18 com o Romantismo, é que o esboço deixou de ser apenas instrumento de estudo e documentação para ganhar um significado mais amplo.

Apropriando-se de uma ampla liberdade criativa, os artistas cresceram em popularidade e passaram utilizar materiais mais simples. O nanquim, lápis, carvão e aquarela romperam com o rigor Neoclássico, e a intenção ou o processo do criador passaram a ter uma importância equiparada à da própria obra.

Os croquis de John Constable (1776 – 1837), por exemplo, usados como referência para suas pinturas à óleo, foram reconhecidos como “transcrições brilhantes do momento”, adquirindo o status de obra final.

croqui
Croqui de John Constable (1814) exposto no Museu Britânico

Hoje em dia, valores astronômicos são atribuídos aos sketchbooks de grandes artistas como Leonardo da Vinci. O mais famoso deles, o Codex Leicester, é avaliado em mais de 30 milhões de dólares e pertencente a ninguém menos que Bill Gates.

Qual a diferença entre croqui e sketch?

Eventualmente, referimos ao termo croqui para os segmentos de moda, arquitetura ou artes plásticas, e ao termo sketch em design (produto, automotivo, UX…).

Mas, antes de mais nada, saiba que não existe diferença entre os dois conceitos. Ambos têm o mesmo objetivo de representar a síntese do projeto, sem muita atenção à decoração do desenho, como acontece em uma ilustração, por exemplo.

“O trabalho do designer envolve muitas coisas. Mas, certamente, o sketch é a parte mais prazerosa. É a conexão entre o coração e o papel. O sketch é o ponto de partida de um grande desenho” (John Paul Gregory, Head de Exterior Design na Bentley). Essa frase de um designer automotivo, caberia perfeitamente a uma estilista ou artista apenas trocando os termos, não é mesmo?

Sob o mesmo ponto de vista, observe abaixo como a  representação de conceitos e ideias se apresenta em diversas áreas criativas.

Arquitetura

croqui
Croqui do Palácio da Alvorada por Oscar Niemeyer

Moda

croqui
Croquis de Yves Saint Laurent

Sketch automotivo

sketch
Sketches de John Paul Gregory, Head de Exterior Design na Bentley

Sketch de produto

sketch
Sketches de Ray Eames

Por que é importante aprender a fazer croqui?

Inegavelmente, é como aprender uma nova língua para expressar suas ideias. Como diria Le Corbusier, o desenho deixa menos espaço para mentiras. Fazer croqui vai te ajudar a:

  • Registrar ideias difíceis de serem escritas
  • Compartilhar e validar conceitos 
  • Evoluir seus argumentos e processos criativos
  • Errar menos (ou errar “melhor”)
  • Otimizar seu tempo

Então, permita que o croqui seja um aliado para colocar mais emoção na sua criação.

Com o intuito de ajudar você ainda mais nessa jornada, vou preparar mais alguns artigos com esse tema. Enquanto isso, veja também como fazer um croqui de moda neste tutorial com a Cris Mendes. Ou ainda, compre materiais para Croqui na Dezáina como grafite, canetas Copic ou papéis e sketchbooks.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais