Cores primárias: Entenda todo o sistema

Ao criar um produto, uma obra de arte ou uma ideia, escolher as cores certas é essencial para ter bons resultados. As cores primárias são a base de tudo isso e na grande maioria dos casos, essa escolha é muito pensada, representando infinitas coisas para o artista.

Ainda que você tenha aprendido sobre as cores primárias na escola é preciso saber que elas são de extrema importância em diversos ramos, seja no design de interiores, arquitetura, design de produto, propagandas e claro, na arte. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre cores primárias. Preparado?

O que são cores primárias?

Se você não lembra muito bem o que são as cores primárias, aqui vai: são consideradas cores puras, e portanto, existem sem a necessidade de misturar duas ou mais cores. As cores primárias são azul, amarelo e vermelho e servem como base para todas as outras cores e tons existentes. Ou seja, são totalmente originais. Uma boa prova é que fábricas de tinta utilizam apenas esses três pigmentos mais o preto para criar novas opções (lembrando que o preto é considerado como uma espécie de “não cor”).

A mistura das cores primárias resulta em cores secundárias, como o laranja, roxo e verde, dependendo de quais foram as misturas utilizadas na composição. Agora, quando se mistura cores primárias e secundárias, você gera as cores terciárias, consideradas “netas” das primárias. Por fim, por meio da mistura de todas as três, é possível formar uma variedade infinita de cores, tonalidades e nuances.

Em resumo, para criar novas cores você precisa das cores primárias, mas estas não se formam por meio de outras misturas. Contudo, sabe-se que as cores existem somente devido à luz, e por esse motivo, elaboraram o sistema de cores-luz, sendo composto pelas cores aditivas e subtrativas.

cores primárias
Foto: Lolame no Pixabay

Cores primárias aditivas

As cores primárias aditivas se formam graças à presença da luz. Ao contrário das cores primárias, essa tríade é composta por vermelho, verde e azul. Elas fazem parte do sistema RGB, do inglês red, green e blue e se chamam aditivas, visto que sua soma resulta na luz branca.

Esse sistema está presente na reprodução de cores em aparelhos de televisão, câmeras digitais, monitores de desktop e notebook, assim como na iluminação das peças de teatro.

Nesse sistema, a formação das cores ocorre da seguinte maneira:

  • Magenta + amarelo = vermelho;
  • Ciano + amarelo = verde
  • Ciano + magenta = azul
  • Preto + branco = cinza

Cores primárias subtrativas

Já as cores primárias subtrativas estão presentes em impressões gráficas, sendo compostas por: ciano, amarelo, magenta e preto. Portanto, elas surgem por meio da mistura de cores da tríade aditiva.

Elas fazem parte do sistema CMYK, cyan, magenta, yellow e black. Aliás, chamam-se subtrativas, porque sua mistura resulta em preto, que funciona como uma espécie de cor-chave representando a ausência de luz.

  • Vermelho + verde = amarelo
  • Vermelho + azul = magenta
  • Verde + azul = ciano

Qual é sua importância?

Além de ser a base da organização de todo o sistema de cores, as cores primárias são essenciais em nosso dia a dia, mesmo que não percebemos.

Toda tinta misturada, independente se for em impressoras, livros, parede ou qualquer outro material, é feita por meio das cores primárias. Além disso, até mesmo a tela dos celulares e computadores, que você utiliza todos os dias, também produz as cores a partir da mistura das cores primárias junto com o preto.

Já na arte, o artista utiliza diferentes tipos de pincéis (veja como escolher o seu aqui), cores de tintas, e claro, toda a sua criatividade para representar suas ideias em telas, quadros ou qualquer outro tipo de superfície.

No entanto, para representar tudo o que deseja, utilizar apenas três cores (azul, vermelho e amarelo), pode não ser suficiente. Sendo assim, a importância das cores primárias nas pinturas é justamente o artista poder criar cores secundárias, terciárias e então infinitas outras misturas.

As cores e a psicologia

Graças às cores primárias, como você sabe, é possível criar novas cores. Sendo assim, é importante saber que as cores influenciam emoções e sentidos nas pessoas e essa possibilidade é muito utilizada em áreas como o marketing, para promover alguns resultados. Veja abaixo:

  • Vermelho: Relaciona-se com o dinamismo e agitação, sendo usado para promover sensação de intensidade e confiança;
  • Amarelo: Essa cor se relaciona com a ideia de estímulo, otimismo e alegria;
  • Azul: O azul transmite segurança, profissionalismo e calma, além de promover paz, confiança e lealdade;
  • Verde: Relaciona-se com a natureza, bem-esta e capacidade de aliviar tensões psicológicas;
  • Roxo: O roxo transparece criatividade, paz espiritual, riqueza e luxo. Além disso, promove sensação de mistério, sensibilidade e sabedoria;
  • Laranja: Ainda que transmita possibilidade de novas ações, o laranja não é tão intenso quanto o vermelho. Mas, nem por isso você deve deixar de utilizar essa cor, visto que transmite extravagância e amabilidade.
cores primárias e a psicologia
Foto: Blog Extreme Make Over

Dependendo do que deseja transmitir por meio de sua ilustração, projeto artístico ou qualquer outro produto que crie, é importante estar atento à psicologia das cores. Afinal, algumas cores podem influenciar no estado emocional, deixando as pessoas mais motivadas, outras trazem recordações à tona, algumas deixam o objeto com a sensação de ser leve ou pesado e assim por diante.

Portanto, não se esqueça de escolher bem as cores que vai utilizar em seu projeto. Você pode misturar diferentes tons de tinta e obter novas possibilidades, assim como combinar cores de marcadores para transmitir alguma sensação por meio de sua arte. Ou seja, tudo irá depender de sua criatividade.

Os melhores materiais

E então, pronto para colocar a mão na massa? Veja abaixo alguns itens disponíveis em nossa loja para você começar.

Ah!, não esquece de contar pra gente quais cores você criou!

Até a próxima!          

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais