Cores pasteis: tudo o que você precisa saber

Uma tendência que voltou com tudo são as cores pastéis. Aprenda no post de hoje tudo sobre elas e como utilizá-las em suas artes.

É fato que as cores pastéis chegaram pra ficar! Seja na moda, decoração e inclusive na arte, elas promovem um toque acolhedor e clean, sendo muito utilizadas por quem quer transmitir maior tranquilidade. Chamadas também de candy colors, devido à semelhança com diversos doces, como marshmallow e algodão doce, as cores pastéis se harmonizam com estilos minimalistas, tornando-se tendência em sites, estratégias de branding e mídias sociais. Nos Estados Unidos, por exemplo, elas são constantemente associadas à primavera e feriados, como a Páscoa. Então, no post de hoje vamos falar tudo sobre as cores pasteis para que você possa melhorar suas técnicas.

O que são cores pasteis?

Uma cor pastel é qualquer cor que se misture com branco o suficiente para que se torne pálida e suave, sem deixar desaparecer totalmente sua personalidade. As cores mais comuns de tons pastéis são rosa claro, amarelo, azul, verde e roxo. Há quem diga ainda que eles receberam esse nome, pois se assemelham aos gizes utilizados na época da escola e hoje em dia eles estão super em alta no universo fashion, identidades visuais de marcas, estratégias de branding, decoração de interiores, itens de papelaria e até mesmo nas contas do Instagram.

Como usar cores pasteis?

Existem diversas variações de cores pasteis e geralmente abrangem diferentes tons de rosa, azul, roxo, amarelo, laranja e verde. Confira abaixo então como utilizá-las em suas artes:

Rosa pastel

A cor rosa é uma das mais utilizadas e muito associada a feminilidade e amor. Então, se você deseja transmitir tranquilidade e uma estética mais relaxante, o rosa pastel seria uma ótima escolha para utilizar. Contudo, existem diferentes tipos de rosa pastel e não necessariamente você precisa utilizar tons muito brilhantes. Um rosa pastel mais suave também irá transmitir a sensação de tranquilidade e paz.

Azul pastel

Ele representa inocência e pureza, sendo comumente associado a bebês e crianças. Mas, além disso, ele cabe muito bem em itens mais profissionais, visto que passa confiança e profissionalismo. Por exemplo, se quiser apresentar seu trabalho para alguém, pode apostar nos marcadores da Copic e promover mais segurança ao futuro cliente.

Roxo pastel

O roxo pastel é uma cor calma e estável, sendo indicada para artes que envolvam comemorações, como bater uma meta da empresa, por exemplo. Além disso, por ser uma cor que remete o feminino, também pode ser usada como alternativa do rosa pastel. Vale lembrar também que o roxo pastel, ou lilás, é associado com vitórias e riqueza.

Amarelo pastel

Tons de amarelo estão relacionados com otimismo e diversão. Por mais que se utilize como cor de destaque, ela também pode aparecer em tons mais suaves. Inclusive, optar por esses tons misturando com cores vibrantes, como o vermelho, pode ser uma maneira de criar um contraste interessante. Isso quer dizer que, por mais que as cores pastéis combinem muito entre si, elas também podem conversar com cores mais diferentes.

Verde pastel

Todos os tons de verde remetem a natureza e com o verde pastel isso não é diferente. Inclusive, ele pode oferecer sensação de tranquilidade e destaca as propriedades calmantes da natureza. Além disso, ele simboliza o crescimento e renovação, sendo ideal para artes que envolvam conquistas da vida, como um aniversário, por exemplo.

Laranja pastel

Por fim, o laranja pastel, ou pêssego, é uma cor neutra e muito flexível que podemos usar como cor base para diversos tipos de arte, promovendo positividade à criação.

Paletas de cores pasteis

Paletas de cores pastéis
Adobe
Azul pastel
Adobe
Tons pastel
@adobe
Verde pastel
Adobe
Cores pastel
Adobe
Tons pasteis
@adobe
Cores pasteis
Adobe
Paleta tons pasteis
Adobe

O que a teoria das cores fala sobre as cores pastéis?

Se você não sabe, a teoria das cores nada mais é do que um estudo que abrange desde como elas são interpretadas pelo nosso cérebro até sua aplicação e utilização na comunicação visual. Aqui é possível entender como o ser humano reage à cor e como é possível utilizá-la a nosso favor para transmitir uma mensagem ou até mesmo provocar certas sensações.

Então, quando falamos de cores pasteis, a adição de branco não apenas altera seu valor, mas também sua psicologia e consequentemente a teoria. Geralmente, consideramos os tons pasteis delicados, leves, neutros e limpos.

Além de usar os tons pastéis de acordo com o que falamos acima, você também deve saber que, o azul pastel, por exemplo, simboliza paz e harmonia, enquanto o verde representa esperança e renovação. O amarelo, por outro lado, pode transmitir alegria e felicidade, e por fim o rosa mostra um novo começo.

Vale lembrar ainda que os tons pasteis podem ter efeito calmante, além de representar a neutralidade. Inclusive, eles são muito utilizados na primavera, pois funcionam bem com outras cores neutras e ainda criam uma sensação de sofisticação.

Cores pastel ou cores pasteis? A polêmica

Existe uma polêmica envolvendo o modo correto de falar sobre as cores. Isso porque, ainda que grande parte dos dicionários definam o adjetivo pastel como invariável, ou seja, “cores pastel”, alguns outros, inclusive o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, definem o adjetivo “pastel” invariável apenas em relação ao gênero, podendo ser flexível em relação ao número (singular e plural), permitindo assim a forma “cores pasteis”.

Portanto, ambas opções estão corretas e você pode escolher a que desejar para usar no seu dia a dia. Contudo, é interessante deixar claro que a expressão “cores pastel” acaba sendo a mais utilizada pelas pessoas.

Mão na massa

Então, agora que você já sabe como utilizar as cores pasteis a seu favor, que tal dar uma olhada nos materiais que pode utilizar?

Kit Copic Sketch para criar cores pastéis

A Copic tem um kit lindão só com cores pasteis pra você usar e abusar da sua criatividade, podendo misturar as cores para formar outras. Se quiser saber como é só ler nosso post clicando aqui.

Compre aqui.

Guache acrílica Turner Colour Works Pastel

Além de seu alto rendimento, o resultado final dessa tinta fica incrível com cores com profundidade e intensidades surpreendentes.

Compre aqui.

Aquarela White Nights

Para quem curte os efeitos da aquarela, leia mais sobre ela clicando aqui, a White Nights tem uma consistência incrível de cor, além de alta resistência à luz.

Compre aqui.

Caneta Posca

A caneta posca é um marcador à base de água, atóxico e sem solventes. Você pode utilizá-las em diversas superfícies, desde papeis, até telas, madeiras, vidros, borrachas, plásticos, metais, cartões, pedras e etc.

Compre aqui.

Kit Caneta Emmot

Sua ponta e superfina e durável, além de ser resistente à luz, a caneta Emmot possui design moderno e muito fácil de usar.

Compre aqui.

E então, gostou do post de hoje? Faça suas artes com cores pasteis e marque a gente no Instagram (@dezaina_oficial).

Até a próxima!

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais