Como usar Copics: técnica Ponta com Ponta (PCP)

Neste artigo você aprenderá uma técnica muito simples e prática para misturar essas cores no papel, batizada de mistura Ponta-com-Ponta (PCP). O princípio básico desta técnica consiste em encostar a ponta de uma caneta na ponta de outra, transferindo a tinta entre elas e proporcionando um resultado bem interessante. Confira.

Olá Dezáinas! Nos últimos posts falamos muito sobre o Sistema de Cores da Copic e como escolher, dentre as 358 disponíveis, aquelas cores que trarão os melhores resultados. Portanto, hoje, continuaremos a série Como usar Copics! Vamos falar especificamente de uma técnica muito simples e prática para misturar essas cores no papel, batizada de mistura Ponta-com-Ponta (PCP).

O princípio básico desta técnica consiste em encostar a ponta de uma caneta na ponta de outra, transferindo a tinta entre elas. Veja o vídeo abaixo e depois acompanhe o passo a passo:

Como usar Copics: Escolha as cores

Escolha as duas cores diferentes que quer misturar. No nosso exemplo, utilizamos o amarelo Y18 e o verde G03. Mas, se ao invés de fazer um degradê entre duas cores você quiser fazer o degradê do branco para alguma cor, escolha uma cor e o Blender (0 Colorless Blender). No nosso exemplo, utilizamos o vermelho R17.

como usar copics

Dica: Para aprender um pouco mais sobre as cores e como escolher aquelas que combinam melhor, leia este artigo clicando aqui.

O toque mágico

Abra a ponta pincel de uma das cores e a ponta chanfrada da outra cor. Encoste as duas pontas conforme a imagem e aguarde. Não é necessário pressionar uma ponta contra a outra.

como usar copics mistura PCP

Dica: Para melhores resultados, mantenha a caneta debaixo sempre na vertical.

Aguarde 

Em seguida, apenas alguns segundos, você verá a tinta da caneta superior descendo pela ponta da caneta inferior. Quanto mais tempo deixá-las encostadas, mais tinta irá descer.

técnica de PCP para aprender como usar copics

Dica: Se estiver fazendo da maneira correta, 3 a 10 segundos serão suficientes.

Como usar Copics: Hora de Pintar

Agora pegue a caneta que ficou por baixo e comece a pintar com suavidade. Aos poucos, a cor é transferida para o papel e a caneta volta à sua cor original, fazendo um degradê.

aplicando o marcador copic

Dica: Pinte com bastante suavidade (sem pressionar a caneta sobre o papel) procurando manter a caneta verticalizada para que a tinta desça de maneira uniforme e o degradê fique sem marcas.

técnica PCP

Dica: Para um degradê curvo dando um efeito de volume, acompanhe a forma do objeto que estiver pintando.

Pratique

Portanto, com um pouco de prática você dominará o tempo necessário para transferir a quantidade de tinta que precisa. Além disso, saberá também em qual velocidade pintar para ter mais controle sobre o degradê. Esse é o segredo.

resultado do PCP

 

Só 4 cores e já ficou lindão, né?

Veja também os prós e contras dessa técnica:

PRÓS

  • Muito fácil para fazer seus primeiros degradês e misturas entre tons distantes;
  • Não é necessário um papel apropriado;
  • Eficiente para preenchimentos em áreas pequenas e, de preferência, com bordas (lineart) espessas;
  • Não estraga as pontas nem as tintas das suas Copics;
  • Excelente para iniciantes.

CONTRAS

  • Para obter novamente uma tonalidade intermediária é necessário repetir o processo;
  • Diferenças pequenas no tempo de contato entre as pontas geram resultados bem diferentes. Sendo assim, o ideal é manter um papel ao lado para testar a tonalidade todas as vezes que for colorir seu desenho;
  • Não recomendado para áreas médias e grandes;
  • Por fim, é difícil de usar em colorações complexas e de múltiplas camadas.

E então, gostou dessa técnica? Ficou com alguma dúvida? Quer conhecer outras? Deixe aqui seus comentários e compartilhe com seus amigos para que possamos fazer mais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais