Como recarregar marcadores Copic

Além de sermos apaixonados pela Copic, nada melhor do que estender essa boa experiência usando os refis, não é? Vamos aprender como recarregar seus marcadores e dar continuidade à sua criatividade. Porque quem decide a hora de parar com o desenho é você, não suas canetas!

Inegavelmente, a Copic é o marcador mais sustentável do mundo. Pois, desde que foram criadas em 1987, recarregar marcadores têm ajudado criativos a economizar dinheiro, e a contribuir para um planeta com menos plástico. Ou seja, são mais de 30 anos de economia no mundo todo.

Quando recarregar seu marcador?

No momento em que os traços começarem a falhar, ou você notar uma das pontas um pouco mais esbranquiçada ou ressecada. Em resumo, chegou a hora!

Como recarregar os marcadores Copic?

Antes de mais nada, é bom reservar um tempo para todo o processo e estar preparado, com todos os materiais necessários à mão.

Material necessário:

  • Primeiramente, o marcador que será recarregado.
  • Em segundo lugar, o refil da mesma cor do marcador. Afinal, você não vai querer recarregar uma cor diferente e descobrir isso mais tarde.
  • Por fim, alguns opcionais:
    • álcool líquido, ou o refil Colorless Blender nas versões 12ml ou 200ml para limpeza (não é indicado o uso de álcool em gel);
    • algodão ou papel toalha, também para limpeza das mãos e marcadores
    • papel ou plástico sobre a mesa
    • pinça

Passo a passo de como recarregar seus marcadores Copic:

1. Abra as duas tampas

Ao contrário, a tinta não terá como se espalhar dentro do marcador.

recarregar marcadores
Primeiro passo: abrindo as duas tampas
2. Com uma pinça, retire uma das pontas
recarregar marcadores
Retirando a ponta chanfrada

Recomendamos que faça isso principalmente pela a ponta chanfrada. Uma vez que ela é bem mais resistente e difícil de estragar que a ponta pincel. Aliás, para melhorar sua experiência, utilize uma pinça com garras.

3. Insira o bico do refil Copic Ink no orifício do marcador

Sem dúvida, o novo refil Copic Ink e seu longo bico facilitam muito a aplicação da tinta. Nesse sentido, insira-o no buraco do marcador até o final, e aperte o tubo para a tinta sair. Enquanto isso, vá acompanhando a quantidade de tinta nas marcações do corpo do refil. Cada modelo de marcador tem uma quantidade recomendada diferente.

Quantidade recomendada por recarga para cada marcador Copic:
  • Ciao: 1,4ml
  • Sketch: 1,8ml
  • Classic: 2,5ml

Em virtude do uso, ao atingir metade da capacidade original, a caneta pode apresentar sinais de que está falhando. Por isso, e para evitar que coloque tinta em excesso, a recomendação de recarga é sempre metade da capacidade total da caneta.

recarregar marcador
Inserindo o bico do refil Copic Ink no lugar da ponta chanfrada da Copic Sketch
4. Coloque novamente a ponta e teste seu marcador.

Desse modo, sua Copic já deve estar funcionando normalmente como nova.

Se preferir, acompanhe também o processo no vídeo abaixo:

Quais marcadores posso recarregar?

Em resumo, toda a linha de marcadores Copic é recarregável:

  1. Ciao – o modelo mais acessível. Com 180 opções de cores e duas pontas: pincel e chanfrada.
  2. Sketch – o modelo mais famoso. Com 358 opções de cores e duas pontas: pincel e chanfrada. (iguais às do modelo Copic Ciao).
  3. Classic – o modelo clássico, que definiu toda uma geração de canetas. Com 214 opções de cores e duas pontas: standard fine (ogiva) e chanfrada grande.
  4. Wide – o modelo gigante, ideal para grandes formatos. Com ponta de 2cm de largura, não vem com tinta. Recarregue com a cor que quiser.

Veja aqui todas as diferenças entre as Copic Ciao, Sketch, Classic e Wide.

recarregando marcadores
Características do refil Copic Ink

Vale a pena recarregar um marcador Copic?

Certamente nossa resposta é SIM! Conforme o modelo do marcador, você tem uma quantidade de vezes que você poderá recarregar. Afinal, cada um possui uma capacidade de tinta, como você pode ver abaixo:

Só para ilustrar, vamos considerar a seguinte situação: você adquire um marcador Copic Ciao por 30 reais e mais um refil Copic Ink pelos mesmos 30 reais. Assim sendo, com 60 reais você tem o equivalente a 10 canetas (1 caneta + 9 recargas), ou 6 reais por caneta. Ou seja, até mesmo mais em conta que as cópias mais baratas encontradas em sites chineses. Se você conseguir então alguma promoção ou desconto, vale mais à pena ainda.

Recarregar marcadores recarregáveis ou comprar descartáveis? Qual a melhor opção?

Certamente essa é uma pergunta que recebemos com frequência. E antes que você ache que vamos defender a Copic, a resposta é: depende!
Se você nunca usou marcadores e tem curiosidade de conhecer, sem dúvida os descartáveis são a melhor opção.
Se você já usou marcadores, gostou, e pretende usar com alguma frequência, talvez seja o caso de investir em algumas cores coringa. Nenhuma arte ou desenho exige uma coleção de milhares de reais. Como já mostramos aqui no blog, com poucas canetas é possível ter muitas cores. Então você pode trabalhar com marcadores recarregáveis nas cores mais usadas, e marcadores descartáveis nas menos usadas.

 

Por fim, lembre-se: se tiver qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar. Deixe seu comentário ou envie-nos uma mensagem que responderemos com o maior prazer!

Até a próxima!

 

2 Comentários
  1. editor de video Diz

    top..estava procurando os efeitos muito bom, melhor dica
    obrigado, já estou aplicando em meus projetos.

    1. Fábio Sevá Diz

      Legal que gostou! Estamos revisando esse artigo para adequa-lo ao novos refis. Em breve estará ainda melhor! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais