Como fazer Vidro com Copic (Rendering de produtos #3)

Mas do que cristalino esse tutorial de Vidro com o Adonis! Vem ver todas as dicas de pintura com marcador!

Hey Dezáinas!

 

Aqui a gente não para! Com vocês, mais uma temporada de tutoriais. Dessa vez é ~tambores..~ Rendering de produtos!

Mas calma, para quem não está familiarizado, o “Rendering”, ou renderização, é a técnica de ilustração usada para simular texturas, materiais e a qualidade de finalização de uma peça ou produto. Ou seja, tornar o desenho de produto ainda mais real na apresentação do projeto.

 

Para essa missão, convidamos o artista plástico, designer gráfico e de produtos, @AdonisAlcici para compartilhar seus segredos na entrega de ótimos projetos feitos a mão!

 

Nesse segundo tutorial de pintura, mostramos que não estamos para brincadeira com esse efeito de VIDRO. Um material muito utilizado em diversos produtos e bases, de um jeito fácil e rápido de se pintar.


Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial e todo o passo a passo:


Antes de começar a aplicação das técnicas e texturas, o Adonis sempre faz um sketch (rascunho) rápido. Para ver algumas dicas de como fazer um sketch, nós fizemos esse compilado para vocês.

 

Para essa pintura, o Adonis escolheu essas cores da Copic Sketch para fazer. Uma dica para a escolha das cores é analisar a cor que você quer atingir e depois trabalhar dentro da matriz de cor dela (como mostramos nesse post sobre o sistema de cores da Copic aqui). Claro que você pode usar outras famílias e outras matizes para criar ainda mais nuances de cores também. Mas já é uma ótima dica! Assim como a de pegar referências de pintura.



Agora sim, vamos para a pintura. Nesse layout de luminária, o Adonis fez a representação de um plástico brilhante na parte superior, e vidro na parte de baixo. A principal dica para colorir vidro, principalmente os que têm circunferência (como copos e vasos), é você pensar que ao olhar para ele, você enxerga 2 planos de vidro, o da frente e o de trás. Sendo assim, você deve considerar essa somatória de materiais para fazer a pintura. Quanto mais “camadas” de vidro, mais escuro seráo seu sombreamento, pois não será tão transparente assim.

Além dessa dica, a outra é sempre já aproveitar para deixar os brancos dos reflexos.

 

Para as laterais, o Adonis também reforçou outra dica. Aplicando o que já vimos acima, as laterais sempre serão mais escuras devido a maior concentração de vidro.



Lembre também que a lampada está dentro do vidro e ela também apresenta transparência. Logo, temos que pensar em seus materiais também.



Nesse desenho, o Adonis também optou em aparentar a luz acesa. Então, depois de pintar os leds da lâmpada, fez uma leve pintura em suas laterais.



Assim como feixes de luz no próprio vidro e lâmpada.



Para a parte do plástico, a dica é seguir os mesmos reflexos de brilho do vidro. Assim como, aproveitar da diversidade de nuances de tons de cinza e criar um degradê perfeito para as áreas mais claras.



Já para os detalhes de finalização, ele optou pelo uso de uma Copic Multiliner SP 0.3 para os acabamentos das bordas.Essa sobra que o Adonis faz, que imita os esboços de um sketch é de gosto pessoal, mas é bem usual para os amantes de sketchs de produtos. Dica: não esqueça de deixar os esbaços dos brilhos em branco.



E por fim, é claro que temos brilhos e efeitos bem fortes tanto no plástico como no vidro. E para eles, o Adonis optou pelo Copic Opaque White e para dar esse toque final. Além dos brilhos que ele já tinha insinuado no desenho, ele optou com refletir também uma veneziana.



Se ainda desejar, adicione mais alguns brilhos.



E voilá! Fizemos essa luminária de vidro incrível! Fácil, hein?




#DezainaOndeCompra?

Veja todos os materiais usados aqui:

Copic Sketch Avulsa

CopicMultiliner SP

Copic Opaque White


Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais