Como fazer TIE DYE com Copic

Dos anos 60 e 70, para o seu desenho. Cris Mendes ensina como fazer essa estampa que não sai de moda: o tie-dye!

Neste tutorial, vamos falar de Tie Dye no desenho usando Copic. E para isso, chamamos a Cris Mendes para mostrar sua técnica de ilustração.

O que é tie dye?

Em resumo, o termo tie-dye significa amarrar (tie) e tingir (dye). No entanto, o conceito vai muito além da moda do momento. A técnica é reproduzida há séculos pelas culturas asiáticas, africanas e americanas, e ganhou destaque, sobretudo, nas décadas de 1960 e 1970, ao ser apropriada pelo movimento hippie. Desde então, o Tie Dye é usado em roupas, decoração, arte e tudo mais que expresse a energia e fluidez dessa estampa.

Como desenhar tie dye

Quando falamos de Copic e Moda aqui na Dezáina a Cris Mendes sempre está sempre por perto. Ilustradora, designer e professora de moda, ela vai nos mostras dicas e truques para deixar suas ilustrações mais fashionistas ainda!

Para aquecer, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

Antes de tudo, umedeça o papel com a cor 0 Colorless Blender da Copic. Isso garantirá que as cores se misturem com mais facilidade, adquirindo um aspecto bem próximo da estampa real. Porém, essa não é uma etapa essencial caso não tenho o Blender.

Copic
Aplique a cor 0 Colorless Blender para umedecer o papel

Hora de colorir

Em resumo, você só precisará fazer pequenas manchas aleatórias com diferentes cores. Se a superfície for pequena, use a pontinha da ponta pincel com suavidade para criar mais texturas.

tie dye

Geralmente, a técnica utiliza cores bem saturadas, contrastantes e até neon. Assim, a Cris usou e abusou dos tons neons da Copic! Outra dica, é aproveitar que a tinta da Copic é translúcida e criar novas cores com camadas sobrepostas. Assim como esse tom de roxo, formado pela junção do rosa FRV1 com o azul FBG2.

tie dyetie dye

Por fim, reaplique suavemente o Blender para a mistura fluir um pouco mais (veja na última imagem).

E esse é o resultado final! Super fácil e rápido, não?

tie dye

Esse “modelo” de Tie Dye é o espiral, em que as cores vem de um centro para fora, mas existem diversos deles por aí. Veja algumas inspirações de formatos pra criar o seu:

tie dye

Veja todos os materiais usados aqui:

Copic Sketch Avulsa

Veja também outros artigos sobre ilustração de moda:

O que é croqui?
Estrutura e movimento
Construção da figura

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais