Como fazer seu tempo render mais: 3 dicas infalíveis

No post de hoje vamos falar como fazer seu tempo render mais com três dicas simples, mas infalíveis para melhorar sua produtividade e resultados.

É fato que conforme os dias, anos e meses passam, nossa percepção sobre o tempo muda, valorizando cada vez mais esse bem intangível e precioso. No entanto, mesmo assim é comum que a gente fique perdido com tantas e ao mesmo tempo poucas horas disponíveis. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos dar algumas dicas para você aprender como fazer seu tempo render mais e assim realizar suas tarefas com maior produtividade.

Como fazer seu tempo render mais:

1. Organização

É por meio dela que você vai conseguir atingir seus objetivos e realizar as tarefas de maneira controlada e ordenada, a fim de garantir os melhores resultados de maneira eficiente.

Então, quando falamos de organização, são diversas áreas que precisam dessa atenção especial, como escola, empresa, área pessoal, doméstica, de eventos, etc.

Foto: Dezáina.

Contudo, ao contrário do que se pensa, ninguém nasce com o dom da organização. O que acontece é que as pessoas criam o hábito de manter o foco no tempo disponível e reajustam o dia quando necessário. Então, quando criamos esse hábito e mantemos a consistência, as chances de sermos mais produtivos são muito maiores.

2. Planejamento para aprender como fazer seu tempo render mais

O planejamento nada mais é do que uma função administrativa que irá determinar previamente as atividades que precisam ser desempenhadas, assim como os objetivos que devem ser alcançados. Sendo assim, ele é fundamental para executar as tarefas com mais facilidade, definindo os itens mais importantes que precisam ser concluídos dentro de um período, assim como os horários e tempo disponíveis para cada tarefa.

como fazer seu tempo render mais
Foto: @hartn.me

Portanto, antes de iniciar suas atividades, de manhã ou na noite anterior, crie um planejamento definindo um tempo para cada tarefa e tenha foco, elimine as distrações. Além disso, ao planejar seu dia, identifique quais são os períodos em que você é mais produtivo. Isso porque, todos nós temos um determinado horário que rendemos com maior facilidade e conseguimos manter o foco naquilo que estamos fazendo. Ou seja, é aqui você pode direcionar as tarefas mais difíceis, pois no restante do dia pode realizar as mais leves.

Alguns aplicativos que podem ajudar na criação de seu planejamento são o Trello, Notion, Wunderlist, etc. Mas, se você é das antigas e prefere o bom e velho papel, pode apostar ainda em cadernos e cadernetas.

3. Execute!

Faça uma coisa de cada vez. Se você tem tarefas que exigem maior nível de concentração, realize cada uma delas com calma. Afinal, é a aquela velha história, quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo, no fim não faz nada direito.

Nesses casos, tentar ser multitarefa é uma verdadeira tragédia. Isso porque, ainda que você conclua o trabalho rapidamente, a qualidade pode ser reduzida. Com isso, além de você ficar insatisfeito ainda sofre com o retrabalho. Então, ao escolher fazer uma coisa por vez, o foco será maior, assim como a qualidade dos resultados de seu trabalho. Inclusive, dessa forma você ainda reduz o tempo necessário para realizar cada tarefa, visto que não precisa refazer nenhuma delas depois.

como fazer seu tempo render mais - produtividade

Uma boa dica é priorizar o que deve ser feito. Por exemplo, se você não precisa entregar aquele trabalho no dia, você pode inseri-lo no final da lista. Por isso, é essencial que você tenha claro o que realmente é importante e os níveis de cada trabalho. Em alguns casos, você pode até mesmo descobrir que algumas atividades que tomam seu tempo não te levam a lugar algum.

Faça com vontade

Por fim, lembre-se que tudo o que você fizer, deve ser com amor e vontade, mesmo as tarefas menores e mais chatinhas. A crença de que o trabalho duro é a única forma de alcançar seus objetivos já é ultrapassada, afinal, de nada adianta trabalhar e não ver a vida passar. No entanto, isso não significa que você não deve se dedicar, mas sim que você pode trabalhar de uma forma mais inteligente, se organizando e executando as funções necessárias com sabedoria e disciplina.

Ah, e se você tiver sofrendo com o bloqueio criativo, não deixe de conferir nosso post sobre o assunto clicando aqui.

E então, gostaram de aprender como fazer seu tempo render mais? Vocês utilizam alguma em seu dia a dia? Conte para gente nos comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais