Como fazer nariz e boca expressivos perfil: Tutorial nariz e boca #4
No último tutorial desse tema, Gabriel mostra como manter a expressividade do rosto, agora, de perfil.
Hey, Dezáinas! Cá estamos nós para desvendar mais uma parte do corpo humano, desta vez: NARIZ E BOCA com Copic! De frente, de lado, sorrindo, debochado.. com muitas emoções, surgem muitas expressões. E nós, criativos, queremos sempre captar o melhor delas! Então, no post de hoje vamos aprender como desenhar nariz e boca expressivos.
Para essa nova temporada, convidamos o tatuador, grafiteiro e ilustrador @gabrielalexandre_tattoo para mostrar como ele dá mais vida aos seus rostos com narizes e bocas a altura!
Nesse quarto e último tutorial, o Gabriel já evoluiu e mostrou como deixar Nariz e a Boca com mais expressão e personalidade com simples dicas. Curioso? É só continuar!
Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial aqui:
Nariz e boca expressivos
Primeiramente, o Gabriel dá uma estruturada no desenho (rascunho) e nos deu várias dicas desse processo. Veja só:
Na imagem, como já aprendemos no tutorial passado sobre o desenho frontal expressivo, o uso das guias facilita muito para a estrutura do desenho. No caso da expressão, a dica valiosa do Gabriel é usá-las para criar o movimento. Como vocês podem ver no rascunho, a forma do desenho permanece, ele só muda conforme o movimento da expressão. E lembra do tutorial passado, se “puxa” uma parte do nariz, também “puxa” uma parte da boca. E sempre, após o rascunho, ele apaga as principais marcações e contorna algumas partes com uma cor intermediária, nesse caso, a E33.
Nariz e boa expressivos com Copic
Dando início a pintura, o Gabriel já começa construindo as principais sombras e também as formas do rosto. Além disso, nesse outro post dele, ele mostra como fazer a construção de luz e sombra do rosto.
Após as sombras, é hora de criar as transições de cores. Então, para compor todo o rosto, o Gabriel sempre usa tons mais claros e intermediários para isso, além de usar tons avermelhados nos lábios.
Conforme o desenho toma forma, o Gabriel vai somando camadas, ou seja, ele vai escurecendo as sombras mais escuras para criar maior volume. E sempre, claro, não se esquecendo da transição de cores para não ficar com aspecto manchado, que é a sua proposta de trabalho. Dica: não esqueça de partes importantes no rosto e na expressão, como os vincos na pele.
Além disso, se quiser criar um rosto mais corado, adicione cores quentes nas sombras.
Em seguida, escureça os principais vincos.
Para os dentes, o Gabriel revelou que ele desapegou de tentar “copiar” a arcada dentária. Ele simplesmente faz as indicações de luz e sombra. Para fazer os dentes, ele usa os cinzas quentes.
Na finalização, fortaleça com o tom mais escuro as sombras duras e crie/reforce alguns vincos.
Não esqueça de criar texturas e detalhes.
E por fim, como sempre, finalize adicionando brilhos com o Copic Opaque White ou qualquer outra tinta branca opaca, nas regiões mais altas do rosto.
E pronto! Seu desenho com super personalidade está pronto.
#DezainaOndeComprar?
Veja todos os materiais usados aqui:
Aproveite e veja os outros tutoriais de nariz e boca com Copic:
- Como fazer Nariz e Boca Frontal #1
- Como fazer Nariz e Boca Perfil #2
- Tutorial Nariz e Boca #3: Como fazer Nariz e Boca expressivos
- Luz e Sombra com Copic: EXTRA para rostos
E então, gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.
Beijos!