Como fazer madeira e metal: Rendering de produtos #4

A rusticidade e a modernidade juntas no tutorial de Madeira e Metal com o Adonis Alcici

Hey, Dezáinas! Aqui a gente não para! Com vocês, mais uma temporada de tutoriais. Dessa vez é ~tambores..~ Rendering de produtos! E no post de hoje vamos aprender como fazer madeira.

Mas calma, para quem não está familiarizado, o “Rendering”, ou renderização, é a técnica de ilustração usada para simular texturas, materiais e a qualidade de finalização de uma peça ou produto. Ou seja, tornar o desenho de produto ainda mais real na apresentação do projeto.

Para essa missão, convidamos o artista plástico, designer gráfico e de produtos, @AdonisAlcici para compartilhar seus segredos na entrega de ótimos projetos feitos a mão!

Nesse terceiro tutorial de pintura, o “desafio” agora é duplo: como fazer MADEIRA e METAL. Dois materiais muito utilizados em projetos de sketch de produtos e também nas ilustrações cotidianas.

Mas, antes você pode conferir o vídeo completo do tutorial e todo o passo a passo:

Como fazer madeira

Antes de começar a aplicação das técnicas e texturas, o Adonis sempre faz um sketch (rascunho) rápido. Para ver algumas dicas de como fazer um sketch, nós fizemos esse compilado para vocês.

Para essa pintura, ele escolheu essas cores da Copic Sketch. Uma dica ao escolher as cores é analisar o tom que você quer atingir e depois trabalhar dentro da matriz de cor dela (como mostramos nesse post sobre o sistema de cores da Copic aqui). Claro que você pode usar outras famílias e outras matizes para criar ainda mais nuances de cores também. Mas já é uma ótima dica! Assim como a de pegar referências de pintura.

paleta de cores para aprender como fazer madeira

Como fazer madeira: colorização

Agora sim, vamos para a pintura. Nesse projeto de luminária, o Adonis fez a representação da madeira na parte central e o metal nas extremidades. Para começar a pintura não tem segredo, ele começa fazendo a base chapada da madeira e para esse efeito ele usou um tom de amarelo (Y26).

base da luminária

Por ser uma matéria prima natural, a madeira tem sempre algumas manchas aleatórias em sua superfície. Então, para representar a sombra na madeira, o Adonis usou o cinza quente e escureceu essa região.

manchas naturais de como fazer madeira

Além disso, ele orientas fazer o degradê sempre mantendo a mesma direção das pinceladas e voltando nas cores já aplicadas.

degradê

Como fazer metal

Já para o metal, o princípio é o mesmo. Nessa aplicação, a sombra do metal segue a da madeira e o restante é referente ao brilho. Da mesma forma que o primeiro tutorial de Rosegold, em que você escolhe a cor do metal, nesse caso vai ser cinza mesmo e aumenta/diminui o degradê de acordo com a família de cor e matiz escolhida.

degradê do metal

Para finalizar, o arremate é sempre fazer um contorno leve na outra extremidade do metal.

contornos leves para aprender como fazer madeira

Repita o mesmo processo na parte inferior da luminária.

degradê do metal

Como fazer madeira: detalhes

Para as texturas, o Adonis usa o Lápis de cor Derwent Artist na cor 6900 – Gunmetal para criar o laminado do metal.

lápis derwent para os detalhes do metal

E para as ranhuras da madeira, ele também usou o Lápis de cor Derwent Artist na cor 5200 – Bronze. Aqui não tem segredo, basta manter o pulso firme e fazer sempre o movimento de cima para baixo e vice-versa.

ranhuras de como fazer madeira com Derwent Artists

O brilho da madeira é fosco, ou seja, ele também é um degradê. Assim, o Adonis usou o Lápis de cor Derwent Artist na cor 7200 – Chinese White para criar essa nuance sobre o amarelo já aplicado.

brilho da madeira

Já para os detalhes de finalização, ele optou pelo uso de uma Copic Multiliner SP 0.3 para os acabamentos das bordas. Essa sobra que o Adonis faz, que imita os esboços de um sketch é de gosto pessoal, mas é bem usual entre os amantes de sketchs de produtos.

detalhes de como fazer madeira com Copic Multiliner

E por fim, é claro que temos brilhos e efeitos bem fortes tanto na madeira quanto no metal. E para eles, o Adonis optou pelo Copic Opaque White para dar esse toque final. Reparem que o simples fato de colocar essa iluminação abaixo da linha preta já cria um volume.

brilhos com Copic Opaque White

E voilá! Fizemos essa luminária incrível e super rápida, hein?

luminária finalizada

Aproveite e veja outros tutoriais da série de rendering de produtos:

#DezainaOndeComprar?

Veja todos os materiais usados aqui:

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais