Como fazer Cromado com Copic (Rendering de produtos #5)

No último tutorial dessa série, Adonis nos mostra como fazer o efeito cromado nessa luminária incrível!

Hey Dezáinas!

 

Aqui a gente não para! Com vocês, mais uma temporada de tutoriais. Dessa vez é ~tambores..~ Rendering de produtos!

Mas calma, para quem não está familiarizado, o “Rendering”, ou renderização, é a técnica de ilustração usada para simular texturas, materiais e a qualidade de finalização de uma peça ou produto. Ou seja, tornar o desenho de produto ainda mais real na apresentação do projeto.

 

Para essa missão, convidamos o artista plástico, designer gráfico e de produtos, @AdonisAlcici para compartilhar seus segredos na entrega de ótimos projetos feitos a mão!

 

Nesse quarto tutorial de pintura, o Adonis nos mostrou como ele reproduz o efeito CROMADO. Mas antes de tudo, o que seria o Cromado? É um metal revestido ele elemento químico Cromo (Cr). Geralmente, é usado em grandes indústrias pelo fator decorativo de acabamento, mas mais pela sua alta capacidade de anti-corrosão. Hoje, usando o elemento químico ou não, quaisquer superfícies metalizadas/reflexivas já são chamadas de cromadas e viraram febre em diversos mercados.

 

Agora sim! Vamos criar!

 

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial e todo o passo a passo:


Antes de começar a aplicação das técnicas e texturas, o Adonis sempre faz um sketch (rascunho) rápido. Para ver algumas dicas de como fazer um sketch, nós fizemos esse compilado para vocês.

 

Para essa pintura, o Adonis escolheu essas cores da Copic Sketch para fazer. Uma dica para a escolha das cores, nesse caso, é garantir o “degradê perfeito”, logo ter as mesmas cores de caneta, variando apenas em tons claros e escuros. Caso você tenha dificuldades na escola, só ver esse conteúdo sobre o sistema de cores. E também, o melhor desse efeito é que o ele se aplica a qualquer cor que optar.



Agora sim, vamos para a pintura. Para esse projeto, o Adonis fez a representação de uma luminária retangular mas com bordas arredondadas, para facilitar ainda mais o entendimendo da aplicação do efeito cromo.



Aqui vamos nós! O maior segredo do cromado é: aplicar os reflexos/brilhos nas áreas de flexão do metal, ou seja, em suas curvas. Pois são nelas que eles se comprimem devido a seu formato. Veja no exemplo na foto abaixo:

Outra dica importante é que os reflexos sempre são duros, ou seja, eles são linhas certeiras que acompanham o corpo do objeto.


Brilhos alocados, hora da pintura. Em todas as partes da luminária, o Adonis faz a transição das cores entre os tons mais claros e escuros.



Finalize as sombras acrescentado tons mais escuros (aumentando o valor tonal) onde achar necessário.



Já para os detalhes de finalização, ele usou de uma Copic Multiliner SP 0.3 para os acabamentos das bordas.Essa sobra que o Adonis faz, que imita os esboços de um sketch é de gosto pessoal, mas é bem usual entre os amantes de sketchs de produtos.



E por fim, é claro para dar acabamento, o clássicoCopic Opaque White para reforçar. Aqui, o Adonis também experimentou fazer a indicação de um encaixe e ficou lindo, veja.



E voilá! Fizemos essa luminária incrível e super rápida, hein?



#DezainaOndeCompra?

Veja todos os materiais usados aqui:

Copic Sketch Avulsa

CopicMultiliner SP

Copic Opaque White


Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais