Como desenhar Pitangueira: Tutorial de paisagismo 03

Todo o processo criativo do ilustrador, Felipe Hirama, ilustrador do escritório de paisagismo Daniel Nunes na criação de uma Pitangueira.

Olá, Dezáinas! Como vocês estão acompanhando, estamos fazendo uma série de tutoriais rápidos de algumas plantas presentes em projetos de paisagismo. Sendo assim, no post de hoje vamos aprender como desenhar Pitangueira.

Portanto, nós convidamos o Felipe Hirama, ou @rivers.png, o ilustrador do renomado escritório de paisagismo Daniel Nunes, localizado em Campinas/SP para mostrar um pouco do seu processo criativo e técnicas que ele usa para compor cada um de seus elementos.

Então, o terceiro tutorial é de uma Pitangueira, uma Eugenia uniflora, árvore frutífera nativa da Mata atlântica, cujo fruto é muito famoso e querido na mesa dos brasileiros. Mas, e aí, vamos começar?

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

Como desenhar pitangueira

Rascunho

Primeiramente, o Felipe fez o rascunho com apenas algumas guias para ele ter uma base do posicionamento de todo o volume, tanto das folhagens da pitangueira quanto do vaso e as folhas sobre eles, da espécie Xanadú.

rascunho para aprender como desenhar pitangueira

Detalhamento de como desenhar pitangueira

Em seguida, com uma Copic Multiliner, ele criou os detalhes das folhagens e do vaso.

detalhes

Colorização

Então, para colorir, o Felipe usa em média 3 canetas Copic Sketch. Primeiramente, com mais clara, ele faz o preenchimento sem se preocupar com textura ou sombreamento das folhagens e do vaso. O legal desse etapa de processo é que ele usa a ponta chanfrada para tanto para colorir pequenas áreas como agilizar o preenchimento.

colorização

Já para a segunda camada cor, ele usa um tom médio, adicionando mais profundidade ao volume. Afinal, por ser uma árvore, ele consegue esse efeito fazendo diversos pontos e até leves pinceladas, tanto na folhagem quanto no sombreamento do vaso.

profundidade

Por fim, na última camada de cor, com o tom mais escuro, ele adiciona ainda mais volume ao reforçar as áreas de maior sombra. Sempre prestando atenção na direção do luz para manter o realismo do desenho.

sombra para aprender como desenhar pitangueira

E, assim, está finalizada a pitangueira dele em um vaso, como podemos ver nos detalhes aqui:

como desenhar pitangueira

Demais, não!?

Aproveite e veja aqui mais tutoriais de paisagismo usando Copic:

E então, gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais