Como desenhar Pitangueira: Tutorial de paisagismo 03
Todo o processo criativo do ilustrador, Felipe Hirama, ilustrador do escritório de paisagismo Daniel Nunes na criação de uma Pitangueira.
Olá, Dezáinas! Como vocês estão acompanhando, estamos fazendo uma série de tutoriais rápidos de algumas plantas presentes em projetos de paisagismo. Sendo assim, no post de hoje vamos aprender como desenhar Pitangueira.
Portanto, nós convidamos o Felipe Hirama, ou @rivers.png, o ilustrador do renomado escritório de paisagismo Daniel Nunes, localizado em Campinas/SP para mostrar um pouco do seu processo criativo e técnicas que ele usa para compor cada um de seus elementos.
Então, o terceiro tutorial é de uma Pitangueira, uma Eugenia uniflora, árvore frutífera nativa da Mata atlântica, cujo fruto é muito famoso e querido na mesa dos brasileiros. Mas, e aí, vamos começar?
Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:
Como desenhar pitangueira
Rascunho
Primeiramente, o Felipe fez o rascunho com apenas algumas guias para ele ter uma base do posicionamento de todo o volume, tanto das folhagens da pitangueira quanto do vaso e as folhas sobre eles, da espécie Xanadú.
Detalhamento de como desenhar pitangueira
Em seguida, com uma Copic Multiliner, ele criou os detalhes das folhagens e do vaso.
Colorização
Então, para colorir, o Felipe usa em média 3 canetas Copic Sketch. Primeiramente, com mais clara, ele faz o preenchimento sem se preocupar com textura ou sombreamento das folhagens e do vaso. O legal desse etapa de processo é que ele usa a ponta chanfrada para tanto para colorir pequenas áreas como agilizar o preenchimento.
Já para a segunda camada cor, ele usa um tom médio, adicionando mais profundidade ao volume. Afinal, por ser uma árvore, ele consegue esse efeito fazendo diversos pontos e até leves pinceladas, tanto na folhagem quanto no sombreamento do vaso.
Por fim, na última camada de cor, com o tom mais escuro, ele adiciona ainda mais volume ao reforçar as áreas de maior sombra. Sempre prestando atenção na direção do luz para manter o realismo do desenho.
E, assim, está finalizada a pitangueira dele em um vaso, como podemos ver nos detalhes aqui:
Demais, não!?
Aproveite e veja aqui mais tutoriais de paisagismo usando Copic:
- Tutorial de paisagismo #01 – Palmeira
- Como desenhar Capim dos Pampas: Tutorial de paisagismo 02
- Folhagem: Tutorial de paisagismo #04
- Tutorial de paisagismo #05 – Pinheiro
- Tutorial de paisagismo #06 – Sombra
- Céu: Tutorial de paisagismo #07
- Tutorial de paisagismo #08 – Destaque
- Tutorial de paisagismo #09 – Iluminação
Beijos!