Como desenhar pinheiro: Tutorial de paisagismo 05

Todo o processo criativo do ilustrador, Felipe Hirama, ilustrador do escritório de paisagismo Daniel Nunes na criação de um pinheiro.

Olá, Dezáinas! Como vocês estão acompanhando, estamos fazendo uma série de tutoriais rápidos de algumas plantas presentes em projetos de paisagismo. Então, no post de hoje vamos aprender como desenhar pinheiro com Copic.

Por isso, nós convidamos o Felipe Hirama, ou @rivers.png, o ilustrador do renomado escritório de paisagismo Daniel Nunes, localizado em Campinas/SP. Ele vai mostrar um pouco do seu processo criativo e técnicas que ele usa para compor cada um de seus elementos.

O quinto tutorial é de um Pinheiro, um plátano da família Platanaceae, uma árvore nativa da Europa e na Àsia, famosa por sua colorização alaranjada principalmente no outono. E então, animado? Vamos começar?

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

Como desenhar pinheiro

Rascunho

Primeiramente, o Felipe fez apenas algumas guias para ele ter uma base do posicionamento de todo o volume, direcionamento dos galhos e do pequeno tronco da árvore.

rascunho de Como desenhar pinheiro

Detalhamento

Em seguida, com uma Copic Multiliner, ele fez pontos bem sutis para fazer uma limitação no espaço reservado para os galhos e fez o contorno do tronco.

copic multiliner para rascunho

Colorização

Então, para colorir, o Felipe usa em média 3 canetas Copic Sketch. A primeira, mais clara para o preenchimento, ele partiu direto para a textura das folhas. Depois, ele fez diversos pontos e pinceladas rápidas para garantir o efeito e direcionamento dos galhos.

colorização de Como desenhar pinheiro

Já para a segunda camada cor, ele usa um tom médio, adicionando mais textura ao volume, criando assim, um direcionamento de luz e sombra no projeto.

segunda camada de cor

Ainda nas camadas de cor, o Felipe usou o cinza para fazer, bem sutilmente, a pintura dos troncos e galhos.

pintura de troncos e galhos

Na última camada de cor, com a cor mais escura de todas, tanto do verde quanto do cinza, ele reforçou ainda mais a sombra da sobreposição entre as folhas fazendo as texturas com as pinceladas.

sombra de Como desenhar pinheiro

Diferente dos demais tutoriais, nesse, o Felipe volta para a Copic Multiliner para a finalização do Pinheiro. Assim, ele dá mais algumas texturas e ranhuras nas folhas, galhos e tronco.

copic multiliner para finalização

E, por fim, ele está finalizado, como podemos ver nos detalhes aqui:

pinheiro finalizado

Demais, não!?

Veja aqui mais tutoriais de paisagismo usando Copic:

E então, gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais