Como desenhar o Goku: Passo a passo completo

Nesse post você vai aprender como desenhar o Goku como ninguém! Ou melhor, como o Cheda Neto desenha. Ele é artista e fã incondicional de Dragon Ball, e trouxe pra gente ótimas dicas pra dominar o desenho desse personagem tão querido. Confira o passo a passo completo.

Como desenhar o Goku

Um dos personagens mais conhecidos de toda a história dos animes, Goku é considerado por muitos o melhor e mais poderoso lutador de artes marciais de todos os tempos dentro dos vários universos de Dragon Ball. Mas, além de possuir poder suficiente para derrotar praticamente qualquer um, o protagonista da série é conhecido em todo o universo humano. Ainda que os primeiros mangás tenham sido publicados em 1984 e sua série exibida a partir de 1986, até hoje a franquia faz grande sucesso. Então, no post de hoje vamos aprender como desenhar o Goku com Copic.

Como você já deve ter visto no Instagram da Dezáina, convidamos o Cheda para fazer o que ele mais gosta, que adivinhem… é desenhar o Goku. Mas, para deixar as coisas mais fáceis (e te ajudar, é claro) decidimos criar um post completão com todo o passo a passo.

O artigo está dividido em 8 etapas:

  1. Como desenhar a estrutura do rosto do Goku
  2. Como desenhar as expressões do Goku
  3. Desenhando o cabelo do Goku 
  4. Como desenhar o Goku em diferentes posições 
  5. Finalizando com caneta nanquim
  6. Como desenhar o Goku: Sombreamento
  7. Como desenhar o Goku com as cores certas
  8. Finalização

1. Como desenhar a estrutura do rosto do Goku

Comece com um círculo para marcar a cabeça e depois encontre o centro dele, fazendo uma linha vertical e uma linha horizontal um pouco para cima (ela irá depender da expressão que você quer que o desenho tenha). A partir dessa segunda marcação sai a lateral do rosto que se encontra no queixo.como desenhar o Goku - início

O nariz de Dragon Ball – É simples. Totalmente errado anatômicamente e espetacular!

Abaixo da linha dos olhos, o volume do nariz é uma linha reta, depois um triângulo, como é visto na imagem. nariz do Goku

Como desenhar o Goku: olhos

Na indicação dos olhos, eles invadem um pouco abaixo da linha, em direção ao nariz. O Goku e os personagens de Dragon Ball são meio vesgos. Então, é interessante saber porque é normal.

De acordo com o sentimento, as expressões e formas do rosto mudam. Por estar fazendo um rosto mais alegre, o olho é mais amigável, arredondado e acaba não contornando-o totalmente. olhos

Sobrancelhas

Define suas marcações básicas – no início e no fim da sobrancelha e, depois, a união dessas duas marcações em um triângulo arqueado.

Sempre seguindo a proposta da expressão. como desenhar o Goku sobrancelhas

Como desenhar o Goku: Orelhas

“Sejam generosos nas orelhas de Dragon Ball”

Todos os personagens, sem exceções, têm orelha grande em Dragonball. Todos são orelhudos.
Marcações básicas para seguir – linha de baixo do nariz até a linha de cima do olho.

Aqui, você já tem a estrutura “padrão” de qualquer Dragonball. Poderia ser um Goku, Gohan, qualquer personagem, salvo algumas exceções.

orelhas do GokuDica para fechar a estrutura e seguir para o personagem:

  • Marcar a linha do cabelo

Costeleta torta e indicação do crânio

  • Pescoço

“São pescoçudos também, parecem jogadores de futebol americano. Todos eles têm pescoção, são lutadores, são todos fortes” – disse o Cheda. como desenhar o Goku pescoço Essa é a estrutura básica de qualquer Dragon Ball. Apenas os detalhes mudam, mas todos partem daqui. Para ver o passo a passo dessa etapa em vídeo, clique abaixo.

2. Como desenhar as expressões do Goku

Basicamente a expressão do rosto do Dragon Ball vem do olho. expressões

Exemplo de expressão 1: Amigável (sorriso e olho fechado)

Lembrando que por ser animação, o olho de Dragon Ball não é perfeito como o nosso. Então, esse olho, você pode fazer arqueado, a sobrancelha lá para cima e um sorriso simples. Algo mais amigável mesmo. expressão amigável

Exemplo de expressão 2: Bravo / Raiva 

Quando um personagem de Dragon Ball fica bravo, o meio das suas sobrancelhas faz esse triângulo indicando a tensão da testa. Então, a partir dele, você define a inclinação da sobrancelha.

Além da sobrancelha, o olho também sofre alterações. Ou seja, dependendo do personagem o olho fica mais quadrado ou arredondado, como o da imagem.

Além disso, também existe uma indicação da dobra do nariz e o restante do rosto (nariz e boca) que fica mais para baixo e agrupado. expressão brava

Assim como a estrutura padrão, as expressões também podem ser reproduzidas em personagens diferentes.

Portanto, com a mesma estrutura que você consegue fazer o Goku, você faz outros personagens como o Curirim e o Vegeta (respectivamente).

personagem curirim personagem vegeta

“Parte do que eu sou muito fã de desenhar (DragonBall) é que além de ser simples é um design bem minimalista e que funciona muito bem!” – Cheda Neto

expressões do Goku

Passo a passo no vídeo abaixo.

3. Como desenhar o Goku: cabelo

“O cabelo dele é muito simples, mas alguns pontos são chaves”

Como por exemplo:

1) Uma parte do cabelo dele que desenha o crânio.

Como na imagem, é uma parte paralela ao desenho da cabeça.

como desenhar o Goku cabelo

2) Estrutura base do cabelo do Goku

Delimite a altura do maior volume do cabelo (lado esquerdo do desenho) e assim crie um arco até o encontro da primeira linha desenhada. Lembre-se que “Ele não é um círculo perfeito”.

estrutura base Em seguida, finalize o volume menor do lado direito como o desenho acima.

3 – Criando as formas ou “bananinhas”

Dentro dessa forma, você pode criar a quantidade de mechas que você quiser. A proporção usada pelo Cheda (4 do lado esquerdo e 3 do lado direito) é a clássica e a que ele particularmente mais faz.

bananinhas do cabelo do Goku 4 – Franja

Assim como a estrutura externa, a parte da franja também pode ser reproduzida em diversas formas. Com mais ou menos mechas.franja gokuEntão, basicamente essa é a estrutura do cabelo de um Dragon Ball. E um detalhe importante: por terem a estrutura do rosto muito similar, o cabelo é o ponto chave na diferenciação entre os personagens da franquia.

Passo a passo em vídeo do cabelo no vídeo abaixo.

4. Como desenhar o Goku em diferentes posições

No quarto tutorial de como desenhar o Goku, o Cheda entrou em detalhes de como fazer um rosto 3/4 para deixar o personagem olhando um pouco mais para o lado. O primeiro passo é crucial, e assim como na estrutura frontal, o desenho deve começar pela indicação do círculo. O que muda são as inclinações e perspectiva.

Olhos

Comece o desenho pelos olhos ou sobrancelhas, porque são eles que ditam muito da expressão e o posicionamento do restante do rosto. Use a linha horizontal como indicação de posicionamento. O formato mantém ao que vimos na estrutura, apenas seguindo a perspectiva criada pela inclinação.

goku em diferentes posições

Nariz e boca

O nariz e a boca também sofrem mínimas alterações. Portanto, algumas partes apenas ganham ou não evidência. Como por exemplo, nesse caso o triângulo da parte inferior do nariz fica em maior destaque pelo fato de o ângulo estar de baixo para cima. Além disso, a boca recebe outra inclinação.

Dica: como o queixo está mais para cima, deixe-o um pouco mais reto, alinhando com a mandíbula.

nariz e boca

Orelha

Dica rápida de como fazer a orelha: faça um C, outro C ao contrário e por fim feche a junção. (Veja no vídeo aos 02:30)

como desenhar o Goku orelha

Cabelo

Para fazer o cabelo, sempre faça um rascunho da dimensão do crânio para você não perder proporção.

O que é legal do cabelo do Goku: ele lembra muito a orelha do personagem Mickey da Disney. O design das orelhas do rato mais famoso do cinema, foi produzido para não ser alterado nunca, independente da posição que ele esteja: de frente, de lado, de costas, as orelhas sempre estarão com a mesma posição.

E isso também acontece com o cabelo do Goku. Portanto, independente da posição, o cabelo dele sempre mantem a mesma forma. Para a parte da franja, basta adicionar um pouco de perspectiva (seguindo as linhas traçadas no início) e pronto.

Não se esqueça dos outros detalhamentos como pescoço, sobrancelhas, dentes e língua.

cabelo goku

Variações de posições

Olhando para baixo

Principais dicas:

  • Após a indicação do círculo e cruz, comece pelas sobrancelhas. Por estar olhando para baixo, geralmente há mais tensão;
  • Algumas áreas aumentam e/ou diminuem de proporção (como tamanho dos olhos, detalhes do nariz);
  • As proporções são diferentes, mas seguem a mesma estrutura.

posições do Goku

Olhando para cima

Principais dicas:

  • Após a indicação do círculo e cruz, comece pelas sobrancelhas. Mas, nesse caso, com as sobrancelhas bem arqueadas;
  • O nariz se torna apenas um triângulo;
  • Animes trazem muita expressão para as emoções. Então, aqui, por estar “gritando”, a proporção da boca é bem maior;
  • Cabelo bem mais próximo ao olho pela angulação;
  • Caso a boca esteja aberta, é necessário maior detalhamento de dentes, língua etc.

como desenhar o Goku olhando para cima Então, basicamente nós trabalhamos 3 posições diferentes com a mesma estrutura do rosto, visto que é sempre a mesma nos personagens de Dragon Ball. posições diferentes do Goku

5. Finalizando com caneta nanquim

Qual caneta nanquim escolher?

Como Copic maníaco, o Cheda sempre usa a Copic Multiliner para sua finalização. As espessuras que ele geralmente usa são: 0.3mm ou 0.4mm. Porém, para aparecer melhor no vídeo, ele usou a 0.7mm na gravação.

Copic Multiliner para aprender como desenhar o Goku

Como fazer o Line art? 

No começo, o Cheda passa um limpa-tipo antes de começar a finalização. Porém, com o mesmo intuito de mostrar melhor no vídeo, ele manteve com o rascunho por baixo.

Dica para quem tem a mão trêmula: 

“Encontre o fim da sua linha. Ou, encontre momentos em que você pode fazer uma pausa. Ou seja, quando tenho um traço muito longo pra fazer, eu encontro um lugar de descanso”.

Então, estabeleça em seu desenho um ponto A e um ponto B e após ligá-los, solte/descanse a mão. Ache um lugar que você consiga parar a mão e não deixar aquela emenda mais evidente.

line art line art para desenhar o Goku

O line art de Dragon Ball é simples. Não é um design que tenha peso (variação de linhas finas e grossas), assim, é opcional usar mais que uma espessura de caneta.

Aposte nos detalhes

No line art é o momento de arrumar qualquer coisa que não te agradou, corrigir e definir as características e detalhes. Como os olhos, orelhas, expressões no sorriso, etc.

Olhos

No olho, o Cheda não faz o contorno completo do olho. Ele faz apenas as extremidades. Por que? O restante o nosso cérebro preenche, principalmente após a pintura.

olhos com Copic Multiliner

Detalhe de expressão

Além disso, fazer uma linha de expressão logo abaixo dos olhos é ideal, como se indicasse a posição das bochechas.

detalhes da expressão Por fim, finalize contornando o cabelo e também o pescoço, nesse último dê alguns detalhes indicando músculos e o gogó. line art final E esse é o final do seu line arte. Aproveite para alinhar algumas linhas e pronto, desenho pronto para colorir!

Pinte o cabelo de preto do Goku

Capriche na pintura, seja com um nanquim ou cor preta da Copic. Nesse caso, ele usou a cor 110 – Special Black.

pintando o cabelo do goku

6. Como desenhar o Goku: sombreamento

Outro ponto essencial: defina a posição da luz antes de fazer o sombreamento. Aqui, o cheda optou pela luz do canto superior direito e utilizou a Copic Sketch

Quais cores uso para pintar o Goku com Copic?

  • YR000 para brilho;
  • E00 para o tom claro;
  • E11 para o tom médio;
  • E15 para o tom escuro.

Bora pintar?

Tom claro

Faça a base do tom claro deixando as indicações de brilho em branco. Por isso é crucial definir antes onde será cada um para que você deixe o espaço correspondente.

Detalhe: não esqueça de delimitar a linha do olho.

Dica: pintar em formas circulares garante preenchimento chapado mais rápido.

Copic para aprender como desenhar o Goku

Tom médio

Com o tom médio, E11, preencha as cores de acordo com a oposição da indicação da luz. Além disso, indique os formatos do rosto com volume e as formas das sombras projetadas, como podemos ver no desenho da bochecha, a sombra das mechas do cabelo e nariz.

Detalhe: não esqueça dos detalhes do pescoço e suas cavidades.

tom médio

Tom escuro

Esse tom e sombreamento é apenas para alguns detalhes mesmo, onde há realmente ausência de luz.

tom escuro

Os segredos que valem ouro

1) Use um tom de cinza, caso queira, para uma sombra leve nos olhos.

2) Use um tom claro mais claro para preencher o branco do brilho.GokuE é isso, espero que possa ter conseguido entender a disposição de luz e sombra básica.

7. Como desenhar o Goku com as cores certas

Então, agora sim vamos para um desenho completo. Lembrando que pintar por camadas é uma opção. O Cheda prefere pintar o tom base geral de todas as cores que ele faz. Isso porque, a cor que você colocar por baixo interfere na cor que você coloca por cima. Dessa forma você tem mais controle.cores certas para aprender como desenhar o Gokudesenhando o Goku com as cores certas

Pintando a Pele

Dicas:

  • Movimento circulares para deixar mais uniforme.
  • Pinte em blocos. Isso facilita possíveis pausas durante a pintura.
  • Cor usada: E51

pele do Goku

Pintando a roupa

  • Azul – Cor usada: B05
  • O Cheda usou a Copic Classic – ponta fina para ter mais controle.
  • Detalhe do Goku: ele usa uma camiseta azul abaixo da laranja, então, ela também fica em evidência no desenho.

pintando a roupa com azul

  • Laranja – Cor usada YR15
  • Tem gente que prefere tons mais amarelados, mas tanto o Cheda quando o Akira Toriyama preferem tons mais alaranjados.
  • Dica do Gabriel Alexandr: pinte na direção das coisas. Mesmo que no anime as pinturas sejam flat, dá um toque a mais.

laranja para a calça do Goku

Cores de base feitas. Vamos aos detalhes:

  • Detalhe da bota:  R17
  • Cordinha/cadarço: YR27

detalhes da roupa do goku

  • Boca: Céu da boca: R37 – Língua: R83

pintando a boca do Goku

  • Brilho do cabelo: C3

O Cheda faz o brilho do cabelo apenas para não deixar o branco completo. É particular, principalmente para deixá-lo mais realista. brilho do cabelo

8. Como desenhar o Goku: a finalização

Agora vamos para o sombreamento com os tons médios e escuros.

  • Sempre defina a direção da luz antes;
  • Não se esqueça de deixar os brilhos;
  • Imagine o que você está pintando como formas. Por exemplo no peitoral, imagine cilindros e sempre faça as sombras acompanhando essa forma.
  • Além disso, faça as sombras independentes do traço. Por exemplo, abaixo do peitoral e indicações de músculo apenas com a sombra.
  • Cor usada: E11.

finalizando o Goku Pintar sombras, não tem segredo. Basta acompanhar as direções e formas projetadas como sombras. Cor usada: YR68  sombras Dica: não se prenda no detalhamento da sombra. Apenas faça indicações. Para as sombras do azul, a cor usada é a B18 para o tom médio. tons médios para as sombras Tom escuro

Começando pela pele, o tom escuro é aplicado apenas para criar mais detalhamento e drama ao desenho, apenas nas áreas que há ausência de luz. Siga as direções e formas da projeção das sombras.

Copic usada: E15 tom escuro para as sombras Cor usada azul: B39 azul copic Cor usada laranja: YR27 laranja copic para o sombreamento Como toque final, a sombra no olho e dentes com cinza, nesse caso, com a cor C1. toques finaisUm detalhe pessoal do Cheda é fazer o contorno mais grosso ao redor de todo o desenho para um efeito 3D. Praticamente saindo da folha. Para isso ele usou a Copic Gasefunde.

detalhes finaisAo finalizar assine sua arte! Deixe o seu registro no que você acabou de criar. como desenhar o Goku finalizado como desenhar o Goku com Cheda

Conclusão

Então, agora que você já sabe TUDO sobre como desenhar o Goku tá esperando o que para começar? Se quiser um empurrãozinho extra acesse o link da playlist completa em nosso canal do Youtube:

Aproveite e siga o Cheda no Instagram. 

E então, curtiu o post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias em nosso Blog e deixar sugestões nos comentários sobre o que mais gostaria de ver por aqui.

Até a próxima!  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais