Como desenhar mãos e pés: Tutorial Croqui de Moda 4

Bora aprofundar nos detalhes! Veja como a Cris Mendes faz as mãos e os pés de seus croquis!

Olá Dezáinas! Se vocês já amaram os outros tutoriais de moda, respira fundo que vamos ver agora todo o processo de construção de um croqui de moda, desde o desenho até a colorização. No entanto, hoje vai ser um pouquinho diferente… Vamos continuar nos detalhes de finalização e ensinar de uma vez por todas como desenhar mãos e pés!

Como sempre, quando a gente fala de Copic por aqui, a Cris Mendes sempre está no meio. Desta vez, ela compartilha muito mais de seu conhecimento de moda.

Aliás, veja aqui os tutoriais de croqui feitos pela Cris usando Copic:

Então, chegou a hora! Preparados? Vamos lá.

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

O começo para entender como desenhar mãos e pés

Como no último tutorial de rosto e cabelo, vamos para outras partes que às vezes temos dúvidas de como fazer, que são mãos e pernas. Um detalhe que a Cris reforçou é que, no desenho de moda, essas partes podem ser feitas sem tanta técnica ou detalhamento. Isso porque, quem precisa de mais detalhes são as peças de roupas. Mas, nada impede adicionar acessórios ou o desenho da unha, por exemplo.

Aqui, a Cris fez 3 exemplos de poses de cada parte.

Como desenhar mãos

1. Mão na cintura

Para a mão na cintura, além de já fazer o desenho dela, a Cris sempre faz um rascunho do direcionamento do braço. Para começar, ela faz um risco com uma distância da cintura para indicar o dorso da mão (a parte ao contrário da palma). É importante fazer essa distância visto que a mão está SOBRE a cintura, então há relevo.

Começando a desenhar mãos e pés

Depois, a Cris fez a indicação de cada dedo aparente (indicador, dedo médio, anelar e dedinho), pois o dedão está atrás e não aparece nesse ângulo. Outra coisa importante ao fazer o direcionamento dos dedos, é adicionar a dobra que o dedinho faz nessa posição. Se ainda estiver com dúvida, é só colocar a mão na sua cintura e ver.

mãos na cintura

2) Mão dentro do bolso

Nesse caso, a mão fica bem fácil. Basta fazer o bolso da calça e a indicação do dedão para fora, assim como a Cris fez.

mão dentro do bolso

Logo em seguida, apague o desenho do bolso onde a mão se sobressai e prontinho!

detalhes para desenhar mãos e pés

3) Mão solta

Essa mão também não tem segredo e é uma das mais usadas em croquis. Afinal, assim como é a posição básica do corpo, também é mais fácil aplicar a roupa.

Então, no braço para baixo, faça o desenho do dedo e a forma do dedo indicador. Em seguida, é só adicionar os outros dedos atrás dele e voilá!

mãos soltas

Como desenhar pés

1. Pé de frente

Assim como a última mão, o pé de frente é o mais usado, além de ser o mais fácil. Você pode fazer simplesmente uma base reta e um triângulo. Depois, dê o detalhe de leve do tornozelo e pronto! Quando o sapato é um Scarpin fechado, é só fazer outro triângulo para baixo.

pés de frente

Mas, como sempre variamos de sapatos, a Cris deu mais opções. Tanto fechados como abertos.

opções para desenhar mãos e pés

2) Pé de lado

Esse pé fica lindo quando a gente já pensa na pose da Beyoncé, mas então surge a dúvida: como fazer sem ficar desproporcional? Simples, faça um rascunho de um triângulo retângulo.

Dentro do shape do triângulo, faça uma onda para o formato da sola do pé e depois faça o dedão na extremidade.

pés de lado

Em seguida, coloque os outros dedos atrás do dedão (se for descalço ou sapato aberto) e também a canela e o tornozelo.

detalhamento para desenhar mãos e pés

3) Pé com salto alto

Esse pé é o mais polêmico de todos! Sempre fica aquela dúvida de como fazer a sola, o salto… e ai meu deus! Mas graças a Cris, tudo ficou mais fácil!

Nesse caso, também fazemos um triângulo retângulo, porém com a base menor. Afinal, como o pé está na ponta, a distância entre calcanhar e dedo diminui.

Depois do triângulo, vem a parte mais importante: fazer a curvatura da sola. É só fazer o calcanhar elevado, a descida do meio do pé, e depois, a parte da frente que fica no chão, de maneira reta. Por fim, é só terminar com a canela e descer até fechar com o formato do dedão.

pés com salto

Ufa! Para adicionar o salto, é só fazê-lo até a linha da base (porque ele toca o chão), e depois, fazer o fechamento do sapato conforme o modelo escolhido.

finalizando os pés com salto

Prontinho! Até que foi fácil não? Partiu desenhar mãos e pés? Marque a gente para vermos seu processo criativo!

E então, gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais