Olá, Dezáinas! Lembram do nosso post sobre customização de tênis? Bom, hoje decidimos colocar a mão na massa e chamamos a Vanessa Ferreira, criadora do Preta Ilustra para criar um tutorial passo a passo e nos ensinar de uma vez por todas como customizar tênis.
Ela é formada em Publicidade e Propaganda e hoje em dia atua como Diretora de Arte e Ilustradora. Por meio do perfil @pretailustra, começou a falar sobre a arte e com o tempo sentiu necessidade de ampliar seu trabalho para as customizações. Segundo Vanessa, elas são extensões do próprio corpo e trazem a arte para o cotidiano, redefinindo seus espaços de ocupação.
Então, se você quer ter uma nova experiência com a arte, bora colocar a mão na massa e começar a customizar tênis!
Como customizar tênis: Preparação das cores
A primeira coisa que a Vanessa faz quando tem uma tinta nova é testar seu brilho, opacidade, mistura e fixação. Para isso, ela faz um teste no Disco de Newton e assim começa a entender como funcionam as cores primárias, descobrindo como desenvolver as outras cores.
Depois de saber como elas funcionam, a Vanessa define a tabela de cores do desenho.
Escolhendo as cores do desenho
O desenho escolhido pela Vanessa foi uma bebê caucasiana, que tem base rosada e escala cinza nas roupas. Veja abaixo a preparação:
De acordo com a Vanessa, essa escala de cores é necessária para que seja possível localizar as tonalidades com maior precisão. Ou seja, sem precisar perder tempo fazendo muitas misturas e consequentemente perdendo materiais.
Ela utilizou as tintas Horizonte, visto que elas possuem secagem mais rápida. Inclusive, ela indica comprar potinhos de temperos com tampa para armazenar a tinta, caso você precise fazer novas cores em grande quantidade. Mas, ela lembra também que existe a opção do diluente.
Para criar a composição de tons de pele não negras, as bases são o branco, amarelo e o pink. O ideal é aplicar nas extremidades as cores mais puras, sem tanta mistura, apenas adicionando mais cor, ou mais branco. Já para as cores do meio, como a cor 5, precisa ser feita com as cores 3 e 4, que já são uma mistura anteriores. E assim por diante, como mostrado na imagem acima.
Para as sombras, a Vanessa utilizou as cores Castanho 1846S e Marrom 1845S. Mas, caso você precise escurecer mais os marrons, o ideal adicionar a cor azul e evitar a preta, visto que pode ficar muito escura e abrir um buraco no desenho.
Decalque
Antes de começar, limpe a superfície do sapato com um pano umedecido no diluente das tintas Horizonte.
Tenha em mente que a superfície dos sapatos são irregulares, o que impede a aplicação de decalques com precisão. Existem diversas formas de decalque: com fita crepe, stencil e por aí vai. Mas, para diminuir a sujeira na superfície do tênis, que geralmente são brancos, a Vanessa faz o decalque com pontilhismo no grafite 03.
Para isso, ela mede o espaço disponível para desenhar e passa ele em um papel bem mole, como o croqui por exemplo. Em seguida, ela prende apenas uma folha no sapato e vai furando, levantando o papel e ligando os pontos para não perder o traço.
Essa é a parte mais trabalhosa, pois não é interessante deixar toda a responsabilidade do desenho nas tintas. Lembre-se que a superfície tem um limite para aceitá-las.
Pintura para customizar tênis
A Vanessa fala também que dependendo do grau de detalhes do desenho, os pinceis mais indicados são com numeração inferior a 1, como 0, 00, 000, 0/4, 0/5 e assim por diante. Ela orienta escolher aqueles que possuam pontas chanfradas para superfícies extensas, e pontas redondas para áreas menores e contornos.
Olha a sequência da pintura:
Como a gente já falou, as tintas Horizonte secam mais rápido, mas mesmo assim, a Vanessa indica deixar a camada anterior secar bem antes de aplicar mais uma por cima. Com isso, você garante que as tintas mais claras tenham uma cobertura uniforme e mais pigmentada.
Em seguida, ela começa a adicionar o bege, cinzas e pink. Esse último tom para bochechas e boca, cinzas para os olhos laço e blusa, o marrom diluído no bege para sombras e o marrom puro nos contornos.
Olha como o desenho ganha vida após aplicar as cores mais escuras! Isso acontece pelo fato de que elas determinam as sombras e dão profundidade.
Por fim, a Vanessa ainda mostra que, se quiser você pode adicionar mais detalhes na composição da arte para finalizar. Olha só como ficou:
Dicas especiais da Vanessa
Então, depois desse tutorial incrível, a Vanessa ainda fez um resumão com as melhores dicas para você customizar tênis:
- Sempre limpe a superfície antes de iniciar a pintura;
- Faça todos os testes de cores antes de iniciar;
- Faça um decalque, trace as linhas e respeite o processo das camadas e cores;
- Respeite o tempo de secagem de cada camada, pois isso irá definir a qualidade final do trabalho;
- Cada superfície (sintética ou não) tem o seu tempo de secagem e a quantidade de camadas de tinta que ela suporta, por isso, fique atento!;
- Use máscaras e luvas caso não saiba se é sensível à tinta usada;
- Se começou o desenho, termine. Esse é o único jeito de saber o resultado final;
- Finalize com verniz.
Materiais para customizar tênis
Os materiais utilizados para criar o post de hoje foram:
E é claro que todos eles você encontra na loja da Dezáina.
E então, partiu customizar tênis? Por aqui a gente já começou!
Se quer ver mais conteúdos desse tipo ou tem sugestões de novos, deixa aqui nos comentários!
Até a próxima!