Como customizar tênis: Tutorial passo a passo

No post de hoje, Vanessa Ferreira, criadora do Preta Ilustra, desenvolveu um tutorial passo a passo para ensinar como customizar tênis e ainda dá dicas de ouro para você criar o seu.

Olá, Dezáinas! Lembram do nosso post sobre customização de tênis? Bom, hoje decidimos colocar a mão na massa e chamamos a Vanessa Ferreira, criadora do Preta Ilustra para criar um tutorial passo a passo e nos ensinar de uma vez por todas como customizar tênis.

Ela é formada em Publicidade e Propaganda e hoje em dia atua como Diretora de Arte e Ilustradora. Por meio do perfil @pretailustra, começou a falar sobre a arte e com o tempo sentiu necessidade de ampliar seu trabalho para as customizações. Segundo Vanessa, elas são extensões do próprio corpo e trazem a arte para o cotidiano, redefinindo seus espaços de ocupação.

Preta Ilustra

Então, se você quer ter uma nova experiência com a arte, bora colocar a mão na massa e começar a customizar tênis!

Como customizar tênis: Preparação das cores

A primeira coisa que a Vanessa faz quando tem uma tinta nova é testar seu brilho, opacidade, mistura e fixação. Para isso, ela faz um teste no Disco de Newton e assim começa a entender como funcionam as cores primárias, descobrindo como desenvolver as outras cores.

Escolha das cores para customizar tênis

Customizar tênis - escolhendo as cores

Entendendo as cores primárias

Depois de saber como elas funcionam, a Vanessa define a tabela de cores do desenho.

Escolhendo as cores do desenho

O desenho escolhido pela Vanessa foi uma bebê caucasiana, que tem base rosada e escala cinza nas roupas. Veja abaixo a preparação:

Escala de cores para customizar tênis

De acordo com a Vanessa, essa escala de cores é necessária para que seja possível localizar as tonalidades com maior precisão. Ou seja, sem precisar perder tempo fazendo muitas misturas e consequentemente perdendo materiais.

Ela utilizou as tintas Horizonte, visto que elas possuem secagem mais rápida. Inclusive, ela indica comprar potinhos de temperos com tampa para armazenar a tinta, caso você precise fazer novas cores em grande quantidade. Mas, ela lembra também que existe a opção do diluente.

Para criar a composição de tons de pele não negras, as bases são o branco, amarelo e o pink. O ideal é aplicar nas extremidades as cores mais puras, sem tanta mistura, apenas adicionando mais cor, ou mais branco. Já para as cores do meio, como a cor 5, precisa ser feita com as cores 3 e 4, que já são uma mistura anteriores. E assim por diante, como mostrado na imagem acima.

Para as sombras, a Vanessa utilizou as cores Castanho 1846S e Marrom 1845S. Mas, caso você precise escurecer mais os marrons, o ideal adicionar a cor azul e evitar a preta, visto que pode ficar muito escura e abrir um buraco no desenho.

Decalque

Antes de começar, limpe a superfície do sapato com um pano umedecido no diluente das tintas Horizonte.

Tenha em mente que a superfície dos sapatos são irregulares, o que impede a aplicação de decalques com precisão. Existem diversas formas de decalque: com fita crepe, stencil e por aí vai. Mas, para diminuir a sujeira na superfície do tênis, que geralmente são brancos, a Vanessa faz o decalque com pontilhismo no grafite 03.

Para isso, ela mede o espaço disponível para desenhar e passa ele em um papel bem mole, como o croqui por exemplo. Em seguida, ela prende apenas uma folha no sapato e vai furando, levantando o papel e ligando os pontos para não perder o traço.

Começando o decalqueDecalque para customizar tênis

Essa é a parte mais trabalhosa, pois não é interessante deixar toda a responsabilidade do desenho nas tintas. Lembre-se que a superfície tem um limite para aceitá-las.

Pintura para customizar tênis

A Vanessa fala também que dependendo do grau de detalhes do desenho, os pinceis mais indicados são com numeração inferior a 1, como 0, 00, 000, 0/4, 0/5 e assim por diante. Ela orienta escolher aqueles que possuam pontas chanfradas para superfícies extensas, e pontas redondas para áreas menores e contornos.

Pinceis para customizar tênis

Olha a sequência da pintura:

Cores para customizar tênis

Como a gente já falou, as tintas Horizonte secam mais rápido, mas mesmo assim, a Vanessa indica deixar a camada anterior secar bem antes de aplicar mais uma por cima. Com isso, você garante que as tintas mais claras tenham uma cobertura uniforme e mais pigmentada.

Em seguida, ela começa a adicionar o bege, cinzas e pink. Esse último tom para bochechas e boca, cinzas para os olhos laço e blusa, o marrom diluído no bege para sombras e o marrom puro nos contornos.

Customização de tênis

Detalhes da customização

Olha como o desenho ganha vida após aplicar as cores mais escuras! Isso acontece pelo fato de que elas determinam as sombras e dão profundidade.

Por fim, a Vanessa ainda mostra que, se quiser você pode adicionar mais detalhes na composição da arte para finalizar. Olha só como ficou:

Customização pronta

Dicas especiais da Vanessa

Então, depois desse tutorial incrível, a Vanessa ainda fez um resumão com as melhores dicas para você customizar tênis:

  • Sempre limpe a superfície antes de iniciar a pintura;
  • Faça todos os testes de cores antes de iniciar;
  • Faça um decalque, trace as linhas e respeite o processo das camadas e cores;
  • Respeite o tempo de secagem de cada camada, pois isso irá definir a qualidade final do trabalho;
  • Cada superfície (sintética ou não) tem o seu tempo de secagem e a quantidade de camadas de tinta que ela suporta, por isso, fique atento!;
  • Use máscaras e luvas caso não saiba se é sensível à tinta usada;
  • Se começou o desenho, termine. Esse é o único jeito de saber o resultado final;
  • Finalize com verniz.

Materiais para customizar tênis

Os materiais utilizados para criar o post de hoje foram:

E é claro que todos eles você encontra na loja da Dezáina.

E então, partiu customizar tênis? Por aqui a gente já começou!

Se quer ver mais conteúdos desse tipo ou tem sugestões de novos, deixa aqui nos comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais