Como criar muitas cores com poucos marcadores
Veja a imagem abaixo e responda: dá pra acreditar que foram usadas apenas 3 cores da Copic? Pois é… E nesse post vamos contar o segredo pra ter poucas canetas e uma possibilidade quase que infinita de combinações para seus desenhos. Confira!
Veja a imagem acima e responda: dá pra acreditar que foram usadas apenas 3 cores da Copic? Pois é… E nesse post vamos contar o segredo de como criar muitas cores com poucos marcadores, promovendo assim possibilidades quase infinitas de combinações para seus desenhos.
A arte em questão é do artista belga Vince Okerman para um vídeo no seu canal no Youtube chamado de 3 Marker Challenge (desafio dos 3 marcadores). No caso, as cores escolhidas foram a BG23, R43 e Y35. Ainda não acredita? Então, confira o vídeo!
O segredo de como criar muitas cores com poucos marcadores está na transparência da tinta da Copic. Assim como na aquarela, podemos aplicar as cores da Copic em camadas sobrepostas, se somando umas com as outras. Dessa forma, com as 3 cores escolhidas ele consegue pelo menos mais 3 combinações, totalizando 6 cores. Veja abaixo:
Se com 3 canetas você pode ter pelo menos 1 dezena de tons diferentes, imagine o que da pra fazer com as 358 da Copic! Fizemos uma estimativa de pelo menos 100mil tonalidades diferentes!
Como criar muitas cores com poucos marcadores
Então, agora que você já sabe que precisamos de poucas canetas para criar desenhos multicoloridos, sabe também que uma coleção de Copic não precisa ter todas as cores. Afinal, com um pouco de dedicação, você pode montar uma paleta de cores compacta, racional e que vai servir para muitos e muitos desenhos. Portanto, utilize o Círculo Cromático da Copic (faça aqui o download) e pense nas cores que mais gosta.
Como sugestão inicial, descarte as famílias de cinzas (W, C, T, N) e os tons de pele/terrosos (família de cor E), pois conseguimos alcançar esses tons facilmente misturando cores diretamente opostas da tabela.
Sendo assim, para exemplificar, selecionamos 3 cores primárias bem vivas:
O resultado não poderia ser diferente de um arco íris bem saturado.
Neste segundo exemplo, selecionamos cores mais claras e aumentamos a quantidade para 4 marcadores:
Com apenas 4 canetas, temos um total de 10 tonalidades. Sem contar as infinitas misturas entre elas.
Por fim, na imagem abaixo, você pode ver as cores selecionadas no primeiro exemplo (círculos vermelhos), e as cores selecionadas no segundo exemplo (círculos azuis).
Repare que, para maximizar a possibilidade de tons intermediários, selecionamos cores bem distantes entre si no Círculo Cromático.
Além disso, no segundo exemplo inserimos uma quarta cor (YR01) entre os amarelos e rosas para facilitar a mistura entre eles. Às vezes, a mistura entre cores muito distantes pode exigir um pouco mais de técnica. Nesses casos, inserir uma cor intermediária é sempre uma boa opção para facilitar.
Nesse vídeo explico como fazer na prática:
Dica extra
Então, para finalizar, uma última dica: procure selecionar cores onde o último número (aquele que representa a intensidade/brilho da cor) seja próximo. No exemplo do Vince temos BG23, R43 e Y35 e nos outros V05, B04, Y06 e B01, RV02, YR01 e Y02 respectivamente. Isso porque, cores com intensidade/brilho próximas irão permitir uma mistura mais homogênea.
Para saber mais sobre como funciona essa classificação do código das cores veja nosso artigo sobre o Sistema de Cores da Copic Parte II.
Esperamos que tenham gostado.
Até a próxima!