Caneta Posca: o que é, como e onde usar

Super versátil, a caneta Posca pode ser usada em diferentes tipos de materiais. Aprenda no post de hoje o que é, como e onde usar, além de outras dicas importantes para criar suas artes.

Considerada a queridinha do momento, a caneta Posca é muito utilizada. Seja em trabalhos escolares, no dia a dia ou em desenhos artísticos, ela possui diversas opções de cores e diferentes tipos de aplicações. Inclusive, ela é tão versátil que muitos a utilizam para personalizar materiais e criar peças de decoração. Incrível, né?

Então, se você quer saber mais sobre ela, não deixe de acompanhar o post de hoje. Vamos falar tudo sobre essa ferramenta única.

O que é a caneta Posca?

A Posca é produzida com tinta à base de água, e por isso, ela é considerada um tipo de marcador não tóxico, além de possuir cores bem vibrantes.

Seu efeito é considerado bastante duradouro em superfícies porosas, como o papel, possuindo alta capacidade de cobertura e pigmentação marcante. Entretanto, por ser à base de água, a tinta não é permanente. Mas, fique tranquilo, pois você pode prolongar sua durabilidade aplicando uma camada de verniz em spray por cima da arte. Além disso, o próprio site da Posca recomenda que você a utilize em objetos decorativos e que não precisem ser lavados com frequência.

Caneta posca
@sketchadois

Sua principal vantagem é que depois de seca, o que leva apenas alguns minutos, a tinta não mancha nem se dissolve quando você passa outra camada. Mas, caso queira misturar as tintas, basta aplicar as canetas enquanto elas ainda estão úmidas. A única recomendação aqui é lavar a ponta para que não fique resquícios da outra cor.

Vale lembrar ainda que existe a possibilidade de você fazer Body Paint com a caneta Posca. Isso porque, além de seus pigmentos serem fortes e ficarem bem destacados na pele, por ser à base de água não causa nenhum tipo de alergia. Então, que tal aproveitar o carnaval pra tornar seu corpo uma verdadeira obra de arte?

No entaaaaaanto, é preciso tomar cuidado! Esse não é um produto cosmético e a Posca não pode prever como cada pele irá reagir. Uma dica é passar um pouquinho na mão e esperar um tempo para fazer o teste.

Posca Sketchbook
Vanessa Morales em Behance

Cacacterísticas da Posca

Por fim, mas não menos importante, além das cores características vibrantes, como azul, verde, vermelho, amarelo, rosa e laranja, a caneta Posca tem diversas outras opções de cores, assim como pontas com diferentes espessuras e que podem ser usadas em pequenas ou grandes superfícies, sendo elas: 1M, 1MR, 3M, 3ML, 5M, 7M, 8K e 17K.

Materiais que você pode utilizar a Posca

  • Madeira;
  • Metal;
  • Vidro;
  • Plástico;
  • Cerâmica;
  • Resina;
  • Vinil;
  • Parede;
  • Lousa;
  • Tecido;
  • Argila;
  • Acrílico;
  • Papel.
caneta posca em madeira
André Aguiar em Pinterest

Como usar Caneta Posca

Não sabe como usar a caneta Posca? Acompanhe o tutorial abaixo:

  1. Chacoalhe: Dentro da caneta Posca existe uma esfera de metal para que todos os componentes se misturem por completo quando chacoalhada. Isso faz com que a tinta tenha textura e cor mais homogêneas. Então, antes de usá-la chacoalhe bem para que os pigmentos se misturem.
  2. Destampe: Por mais que seja óbvio, muitas pessoas se assustam quando utilizam a caneta Posca pela primeira vez. Isso porque, a ponta ainda está sem tinta, justamente por nunca ter sido usada.
  3. Pressione a ponta: Em um papel ou superfície descartável, pressione a ponta até que a tinta comece a descer.
  4. Faça um risco: Risque alguns traços para testar e dosar a quantidade de tinta que deseja aplicar em sua arte.
  5. Mão na massa: Quando utilizar a Posca, a tinta que armazenou na ponta vai se esgotar com o tempo. Sendo assim, pressione mais algumas vezes para que mais tinta acumule na extremidade. Com isso, seu traço não ficará falhado nem desuniforme.

Onde comprar Caneta Posca

É claro que você pode adquirir a caneta Posca na loja da Dezáina, que conta com diversas opções. Veja só:

posca
Ken Bromley Art Supplies em Pinterest

Caneta Posca Branca

A caneta Posca branca é uma das mais utilizadas. Isso porque, você pode aplicar por cima de outras cores e materiais. Por exemplo, existem muitos artistas que a utilizam por cima dos marcadores da Copic, obtendo um resultado muito bom. Por possuir diferentes espessuras, sendo algumas muito finas, você pode aplicar nos detalhes, como os brilhos. O Adonis sempre faz o brilho dos carros com a Posca, sabia?

Além disso, você também pode fazer uma arte super colorida com as outras cores de Posca e finalizar com a branca. E fique tranquilo, afinal ela não fica cinza ou fraca como outras canetas. O branco é realmente branco!

Então, agora que você sabe tudo sobre a caneta Posca, já pode adquirir suas cores preferidas e começar suas artes! Lembre-se que elas podem ser usadas nos mais diferentes tipos de material, então bora colocar a criatividade para funcionar e mostrar pra gente depois.

Ah! Se gostou do conteúdo deixe aqui embaixo seu comentário, e se tiver mais sugestões vamos adorar saber. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais