Bloqueio criativo: dicas para vencê-lo no dia a dia

Algo muito comum no mundo artístico, mas que nem sempre ouvimos falar é sobre o bloqueio criativo. Todo mundo já passou ou vai passar por esse momento. E, por isso, no post de hoje a Emmy nos dá algumas dicas para vencê-lo no dia a dia.

Algo muito comum no mundo artístico, mas que nem sempre ouvimos falar é sobre o bloqueio criativo. É importante lembrar que pelo menos uma vez na vida todo mundo já teve algum nível de bloqueio, desde artistas amadores até os mais renomados. Ele nada mais é do que a escassez de ideias e inspirações, podendo até mesmo ser confundido com a preguiça. Contudo, se você tem algo a ser feito, mas o trabalho não caminha é hora de entender um pouco mais a fundo sobre o assunto.

Para isso, a Emmy, que já fez uma análise incrível dos lápis Derwent Procolour, desta vez fala sobre desenvolver o bloqueio criativo. Acompanhe algumas técnicas para se inspirar e atrair novas ideias.

PS: Antes de começar, é importante destacar que problemas psicológicos, como depressão, ansiedade e seus sintomas podem impactar negativamente a criatividade. Então, se esse for o caso, o mais recomendado é procurar ajuda profissional, ok?

Dito isto, vamos às dicas!

1. Conheça novos lugares e elimine o bloqueio criativo

Uma das melhores (e mais prazerosas) formas de ter novas ideias é visitar lugares desconhecidos, conhecendo coisas novas e vivenciado outras experiências. Justamente por isso, quando os artistas estão sem inspiração fazem viagens relativamente longas e para lugares exóticos da Europa e da Ásia. Mas, sabemos que nem todos têm essa disponibilidade, né?

Portanto, sempre que puder faça uma viagem para um lugar totalmente novo. É importante deixar claro que essa não precisa ser uma viagem longa e para uma cidade a 500 quilômetros de distância da sua. Existem diversos lugares desconhecidos bem próximos a você, basta fazer uma rápida pesquisa. Insistimos na viagem, pois ela irá promover inspiração e ótimas experiências (que também podem ser ruins e você aprender com elas) não apenas para sua arte, mas sua vida como um todo.

bloqueio criativo viagem
@_marcuspereira

No entanto, se ainda assim não for possível deixar seu espaço físico, uma outra alternativa é apostar nos livros. Eles podem te levar para um universo completamente diferente e assim aguçar sua criatividade. Uma boa dica é apostar em livros diferentes para não ficar preso em apenas uma opção. Se quiser algumas dicas, veja nosso post sobre os 10 melhores livros de desenho para se inspirar.

Além disso, caso não goste tanto assim de ler, você pode apostar em filmes e séries.

2. Não se esqueça da música

Dependendo do tipo de trabalho que precisa realizar, você pode criar uma playlist de músicas baseadas em conceitos ou de acordo com seu humor. Segundo a Emmy, as músicas podem influenciar fortemente seus resultados criativos e você pode, e deve, usar isso a seu favor. Por exemplo, se estiver criando um desenho mais sombrio, opte por uma playlist que traga a tona sentimentos que você queira transmitir.

Dica da Emmy: “quando estiver ouvindo uma música que faça você se sentir particularmente inspirado, anote em algum lugar ou dê um jeito de lembrar-se disso. Assim, quando acordar completamente desinspirado, e, ainda assim, tiver que criar alguma coisa, ouça essa música. Ela vai ajudar a começar o dia do jeito certo :)”

3. Tenha uma conta no Pinterest

O Pinterest é uma rede social voltada para inspiração. Aqui, você pode agrupar em painéis divididos por temas todas as suas ideias, além de ver os de outras pessoas. Talvez, a melhor parte é que ao clicar em uma imagem (chamada de “pin”), logo abaixo você vai encontrar diversos outros pins relacionados com base no que as pessoas agruparam nos painéis.

Além disso, na grande maioria das vezes, ao clicar em uma imagem e ampliá-la, o Pinterest te redireciona para o site original da imagem em questão. Com isso, você pode conhecer novos artistas e se inspirar ainda mais. Inclusive, nós temos nossa própria conta no Pinterest e pra acessar é só clicar aqui.

bloqueio criativo Pinterest
Painel de itens salvos da Dezáina

4. Faça projetos simultâneos

Se você está pintando ou colorindo há muito tempo e ainda não chegou no resultado esperado, o melhor a se fazer é parar. Não faça mais nada com esse projeto, mas também não o jogue fora, dê apenas um tempo. Sabemos que nem para todos é possível deixar um trabalho de lado para sair caminhar e espairecer. Sendo assim, se você tem prazos para cumprir guarde esse projeto em uma pasta com trabalhos em andamento e parta para um outro projeto. Pode ser qualquer um que você se sinta mais a vontade de fazer no momento.

Quando terminar ou cansar, volte para o primeiro ou um terceiro e assim por diante. Com isso você otimiza seu tempo e não precisa ficar sofrendo por um trabalho que nem mesmo está engatinhando.

Bloqueio criativo: o que não fazer

Confira abaixo algumas dicas do que não fazer se quer eliminar o bloqueio criativo:

Navegar em redes sociais

É fato que uma hora ou outra você vai querer abrir o Instagram, Facebook ou Twitter apenas para distrair e relaxar “um pouquinho”. No entanto, o resultado pode ser totalmente o contrário. Isso porque, você não tem controle sobre o conteúdo que aparece em seu feed e em vez de muitos memes e vídeos de animais fofinhos, começam a aparecer posts que te irritem sobre política ou qualquer outro assunto que você não tenha interesse no momento. Isso pode fazer com que sua energia seja redirecionada para o lado errado do cérebro e não para o criativo.

Visitar o DeviantArt

Por mais que possa ser um pouco conflitante com a dica do Pinterest, a dica da Emmy é não visitar o DeviantArt. Isso porque, você até pode encontrar diversos trabalhos interessantes e sobre o mesmo assunto que você está trabalhando no momento, mas principalmente em momentos de bloqueio criativo, isso pode afetar sua autoestima e vontade de continuar com aquele projeto. O Pinterest por outro lado é algo mais abrangente e você consegue encontrar diferentes fontes de inspiração, como natureza, arquitetura, animais, etc.

Assistir TV

Por fim, a Emmy ainda fala por experiência própria que assistir TV pode ser uma péssima opção, principalmente quando falamos de programas de auditório, reality show e novelas. Agora, se optar por uma série, filme ou ainda um documentário, essa pode ser uma boa alternativa.

Resumão do bloqueio criativo

livros para espairecer
@featuredbooks
  • Visite lugares novos: viaje, explore, leia ou assista filmes;
  • Música: use ela a seu favor. Tenha uma música inspiradora para quando acordar desinspirado.
  • Tenha um perfil no Pinterest e colete pins sobre tudo o que você gosta. Lembre-se de consulta-lo quando a inspiração faltar.
  • Trabalhe em mais de um projeto ao mesmo tempo. Não precisa terminar tudo no mesmo dia, o importante aqui é entregar dentro do prazo.
  • Evite: Facebook, Instagram, mais populares do DeviantArt, TV aberta.

E então, gostou das dicas de hoje? E você, tem alguma dica para se inspirar e vencer o bloqueio criativo? Conta pra gente nos comentários!

Até a próxima!

 

2 Comentários
  1. […] Bloqueio criativo: dicas para vencê-lo no dia a dia […]

  2. […] Bloqueio criativo: dicas para vencê-lo no dia a dia […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais